• Últimas Notícias

    terça-feira, 17 de novembro de 2020

    Chapare: o que se sabe sobre o vírus raro e letal que atinge a Bolívia

    Pesquisadores norte-americanos identificaram na Bolívia evidências de transmissão entre humanos de um vírus raro e letal. Em um estudo publicado nesta segunda-feira (16), os autores afirmam que o microrganismo causa febre hemorrágica e produz sintomas semelhantes aos do ebola.

    Divulgado como parte do relatório anual da Sociedade Americana de Medicina Tropical e Higiene, o documento levanta preocupações sobre um potencial surto no futuro, uma vez que o vírus já causou pelo menos cinco infecções perto da capital La Paz, em 2019, sendo três delas fatais.

    Antes disso, o único registro da doença havia sido um caso confirmado em 2004 na província boliviana de Chapare, cerca de 600 km de La Paz e o lugar que deu o nome ao vírus. "Nosso trabalho confirmou que um jovem médico residente, um médico de ambulância e um gastroenterologista contraíram o vírus após encontros com pacientes infectados e dois desses profissionais de saúde morreram mais tarde", declarou, em nota, Caitlin Cossaboom, epidemiologista da Divisão de Patógenos e Patologia de Alta Consequência do Centro para Controle e Prevenção de Doenças (CDC), dos Estados Unidos.

    REVISTA GALILEU, leia mais aqui

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

    IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.