• Últimas Notícias

    sábado, 28 de dezembro de 2019

    Mil presos em Natal são beneficiados com saída temporária

    Resultado de imagem para saída temporária de final de ano
    Cerca de mil presos recolhidos em unidades penitenciárias da alçada da Vara de Execuções Penais da comarca de Natal foram beneficiados com a chamada “saída temporária de final de ano”. A informação foi divulgada nesta sexta-feira (27) pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN).

    Segundo o TJRN, a medida abrange o período natalino e o réveillon, com internos retornando no dia 2 de janeiro de 2020. A saída é prevista pela Lei de Execuções Penais e autoriza o juiz a conceder até cinco saídas durante o ano, com no máximo sete dias de cada vez.

    O titular da Vara de Execuções Penais de Natal, o juiz Henrique Baltazar, explicou que cada comarca do Estado institui a aplicação do benefício, conforme a avaliação do magistrado responsável. Baltazar destacou que na comarca de Natal a saída foi autorizada apenas para quem recebeu tornozeleira eletrônica.


    Argentino German Cano é contratado oficialmente por Vasco

    Resultado de imagem para atacante German CanoVasco anunciou oficialmente a contratação do atacante German Cano. O argentino de 31 anos chega com status de novo artilheiro do time da Colina, com 31 gols marcados em 35 jogos em 2019, quando vestiu as cores do Independiente. As informações são de Metrópoles.

    A confirmação de Cano como primeira contratação para 2020 foi feita pelo presidente Alexandre Campello, em sua rede social.

    “Vocês pediram muito para que o Vasco contratasse um atacante que pudesse ser a nossa referência. Por tudo que vocês fizeram nesse ultimo mês, ultrapassando a marca de 185 mil sócios, vocês merecem essa contratação. Hoje, o Vasco tem esse jogador, essa referência, que é o German Cano”, comemorou o mandatário vascaíno.

    Pimenta: seu consumo pode contribuir para menor risco de problema cardiovascular

    Foto: reprodução/internet
    SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) Em um estudo com mais de 22 mil pessoas, cientistas identificaram que o consumo de pimenta está associado a um risco de morte causado por problemas cardiovasculares 34% menor.

    Segundo a pesquisa publicada recentemente no periódico científico Journal of the American College of Cardiology, pessoas que consumiam pimenta mais de quatro vezes por semana tinham uma chance de morte 23% menor (considerando outras causas de mortalidade que não os problemas cardiovasculares).

    Para câncer, porém, não foi encontrada redução da mortalidade.

    A pesquisa, tocada por pesquisadores de universidades italianas, focou-se em pessoas origem mediterrânea.

    Segundo os cientistas, os resultados encontrados vão ao encontro de outras duas grandes pesquisas sobre o tema. Uma chinesa, com cerca de 500 mil homens e mulheres, demonstrou que o consumo diário de comida apimentada estava associada à diminuição em 14% do risco de morte. A outra pesquisa, dos EUA, também encontrou redução de mortalidade de 13% associada à ingestão de pimenta.

    Os pesquisadores indicam que a capsaicina, um composto químico presente nas pimentas poderia, em parte, explicar os benefícios encontrados. Por isso, não seria qualquer pimenta que poderia trazer tais benefícios, mas principalmente as da espécie Capsicum, como o pimentão e pimentas mexicanas como o jalapeño.

    Mesmo com essa suposição, ainda não está totalmente claro para os pesquisadores o que levou à associação entre pimenta e menor risco de morte.

    Mas não é por isso que você precisa sair comendo pimentas por aí –a não ser que você realmente goste. Trata-se de um estudo observacional e, com isso, a relação de causalidade só pode ser sugerida. Além disso, houve pouco mais de 1.200 mortes no grupo acompanhado.

    Por fim, mesmo com o acompanhamento de cerca de 8 anos, as informações sobre os participantes só foram coletadas no início do estudo. Dessa forma, pode ter havido mudanças no decorrer do tempo.

    FPM: Último repasse do ano para os municípios será creditado na próxima segunda-feira

    A Confederação Nacional de Municípios (CNM) informa que o repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) referente ao terceiro decêndio do mês será realizado na próxima segunda-feira (30).

    O valor do crédito é de R$ 2,9 bilhões, já descontada a retenção do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

    Em valores brutos, incluindo o Fundeb, o montante é de R$ 3,7 bilhões.