• Últimas Notícias

    segunda-feira, 5 de agosto de 2019

    Asteroide com mais de 500 metros de diâmetro passará perto da Terra no dia 10

    Resultado de imagem para asteroide
    Depois de ter um asteroide chamado 2019 OK, com 100 metros de diâmetro, ter passado por aqui quase que inesperadamentehá algumas semanas, seremos agraciados com outro corpo celeste nos "visitando", só que bem maior do que o anterior. Segundo a NASA, um objeto que tem tamanho equivalente ao icônico prédio Empire Stade Building (381 metros), localizado em Nova Iorque, passará a aproximadamente 7,48 milhões de quilômetros da Terra no dia 10 de agosto. Especialistas, no entanto, garantem que não há perigo algum.

    O NEO (near-Earth object, ou objeto próximo à Terra, em tradução livre) chamado 2006 QQ23 está em órbita no Sistema Solar desde pelo menos 1901 e a NASA mapeou sua movimentação até fevereiro de 2200, então não há motivo para alarde (por enquanto). Ele "esteve" por aqui em janeiro de 2017 e, depois, rumou em direção a Vênus, passando pelo nosso inóspito irmão em novembro do mesmo ano.

    Com pouco mais de 560 metros de diâmetro, o 2006 QQ23 vai passar pela Terra a uma velocidade de 16.737 km/h. E, caso ele atingisse o planeta, poderia causar sérios danos. Para efeito de comparação, o 2019 OK tinha velocidade de 70 mil km/h e, mesmo substancialmente menor, poderia devastar uma cidade grande se houvesse impacto. “Esta é uma das aproximações mais próximas da Terra por um asteróide que conhecemos. E é muito grande”, disse Michael Brown, professor associado da escola de física e astronomia da Universidade Monash, em entrevista ao The New York Post.

    RN tem duas cidades na lista das 20 mais violentas do Brasil

    As regiões Norte e Nordeste do Brasil concentram 18 das 20 cidades mais violentas do país, mostra levantamento divulgado nesta segunda-feira, 5, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

    O estudo é um desdobramento do Atlas da Violência que destrincha os dados das 310 cidades médias e grandes do país. Para medir o nível de violência, o Ipea se debruçou sobre a taxa de homicídio por 100 mil habitantes nos municípios brasileiros no ano de 2017.

    São Gonçalo do Amarante e Mossoró, estão na lista das 20 cidades mais violentas do país juntamente com: Simões Filho (BA), Queimados (RJ), Alvorada (RS), Porto Seguro (BA), Lauro de Freitas (BA), Camaçari (BA), Caucaia (CE), Nossa Senhora do Socorro (SE), Cabo de Santo Agostinho (PE), Fortaleza (CE), Vitória de Santo Antão (PE), Rio Branco (AC) e Eunápolis (BA), Altamira, Marituba, Ananindeua e Marabá, no Pará

    Agência Brasil

    Terremoto de magnitude 5.8 atinge região do Atlântico próxima do nordeste brasileiro

    Terremoto de magnitude 5.8 atinge região do Atlântico próxima do nordeste brasileiro - Crédito: Reprodução/Earth Quake Track
    Um terremoto de magnitude 5.8 atingiu a região central do Oceano Atlântico na noite deste domingo, 4, por volta das 22h. Um eventual tsunami poderia atingir o nordeste brasileiro, como Natal, por exemplo.

    Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o hipocentro do tremor ocorreu a 10 km de profundidade depois do fundo do mar, considerado muito raso. Até o momento, não há registro de alerta de tsunami. 

    De acordo com o Observatório Sismológico dos EUA, não foram registradas réplicas do tremor. A região não é habitada. As localidades mais próximas são Fernando de Noronha (a 730 km do epicentro do tremor) e as cidades do litoral nordestino, como Rio Grande do Norte (1.099 km do epicentro do tremor). Devido a distância, as ondas podem provocar alterações no mar.

    Caixa vai abrir duas horas mais cedo e aos sábados para saques de FGTS e PIS

    A fim de facilitar o atendimento nas agências a partir de setembro, para que os trabalhadores comecem a fazer os saques emergenciais de até R$ 500 de cada conta vinculada do FGTS (ativa ou inativa) e das cotas do PIS, a Caixa Econômica Federal vai ampliar seu horário de atendimento. As unidades abrirão duas horas mais cedo e também aos sábados.

    De acordo com a instituição financeira, as datas e as agências com horário de atendimento especial serão informadas no site fgts.caixa.gov.br. O calendário de pagamento do saque emergencial já foi divulgado. O prazo vai até o fim de março de 2020

    Gato é flagrado desligando alarme de celular e vídeo viraliza

    Quem diria que a razão de alguns atrasos para acordar para ir ao trabalho teria sido provocada pela esperteza de uma gatinha? Esta é história foi contada por Juliane Cristiane da Silva, de 28 anos, que explicou que a namorada, Cristina Marinello, de 34 anos, deixou de ouvir o celular tocar em algumas manhãs. Após um teste, o casal de São Carlos (SP) descobriu que o pet era o responsável por desligar o despertador do aparelho. As informações são do G1 São Carlos e Araraquara.

    Ao G1, o casal contou que, durante as férias, resolveu armar um plano para descobrir o que estava acontecendo. "Acordamos pela manhã, programamos o celular para despertar e comecei a gravar. Achei a situação bem engraçada", contou Juliene. 

    Juliene relatou ao G1 que sempre faz vídeos dos seus animais de estimação e publicou esta gravação inusitada em em um grupo do Facebook e o conteúdo começou a viralizar. 

    "Ela sempre levanta, se não vai desligar o alarme, ela chama a atenção da gente, se esfrega no nosso rosto para desligarmos", explicou. 

    Segundo a dona do animal, a gatinha fica brava quando não consegue desligar o alarme. "Acho que ela percebeu que a gente levanta e vai embora quando o despertador toca e ela, na verdade, quer que a gente fique lá. Ela é muito carinhosa e gosta de ficar dormindo com a gente", explicou Juliene ao G1.

    Veja o vídeo: