• Últimas Notícias

    sexta-feira, 6 de julho de 2018

    Assembleia Legislativa: Projeto proíbe corte de energia e água em feriados e finais de semana

    Tramita na Assembleia Legislativa do RN um Projeto de Lei de autoria do deputado Gustavo Fernandes (PSDB) que proíbe a suspensão no fornecimento de energia elétrica e água, por falta de pagamento, durante os finais de semana.

    A proposta também traz a mesma vedação para feriados nacional, estadual e municipal.

    “Durante os fins de semana e feriados, o devedor padece de mecanismos para adimplir com o pagamento e as empresas não prestam o serviço para restaurar o fornecimento, o que provoca a suspensão prolongada desses serviços mesmo que ele já tenha quitado suas obrigações”, justificou o parlamentar.

    De acordo com o Projeto de Lei, as concessionárias não podem suspender o fornecimento de energia elétrica e água entre às 12h da sexta-feira e às 8h da segunda-feira e entre às 12h de véspera de feriado e às 8h do dia subsequente.

    A proposta será analisada pelas comissões permanentes da ALRN antes de seguir para deliberação no plenário do legislativo estadual.

    Eleições 2018: Proibições da Lei Eleitoral entram em vigor neste sábado

    A três meses das eleições, pontos da Lei Eleitoral proíbem os agentes públicos, servidores ou não, de praticar condutas que possam causar desigualdade entre candidatos para as eleições deste ano, começam a valer.

    As vedações previstas pelo calendário eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) entram em vigor neste sábado (07).

    A legislação apresenta que os candidatos ficam proibidos de comparecerem em inaugurações de obras públicas, realizarem propaganda institucional de atos ou serviços dos órgãos públicos.

    É vedada também a contratação de shows artísticos para eventos que sejam pagos com recursos públicos. Também fica proibido nomear, contratar ou demitir sem justa causa servidores públicos.

    Até a posse dos eleitos, os servidores não poderão ser transferidos ou exonerados, com a exceção de cargos comissionados e de confiança.

    Os agentes também ficam proibidos de fazer pronunciamento em cadeia de rádio e televisão fora do horário eleitoral gratuito. Além disso, fica vedada a transferência de recursos da União aos estados e municípios, e dos estados aos municípios.

    Mas recursos com cronograma prefixado ou em situações de emergência poderão ser realizados.

    Segundo o TSE o objetivo é evitar o uso de cargos e funções públicas em benefício de determinadas candidaturas e partidos.

    No caso de desrespeito à norma, além da suspensão imediata da conduta ilícita, o candidato beneficiado, agente público ou não, ficará sujeito à cassação do registro ou do diploma.

    Agência do Rádio.

    Colírio com nanopartículas pode curar miopia sem cirurgia

    Estudo não revelou periodicidade e quanto tempo deverá ser necessário utilizar o colírio até que a miopia seja corrigida
    Estudos mostram que o excesso de tempo na frente de telas de computadores e smartphones está aumentando os casos de miopia e outros problemas de visão no mundo. Porém, pesquisadores da Universidade de Bar-Ilan, em Tel-Aviv, desenvolveram um colírio com nanopartículas capaz de curar problemas oculares sem precisar de cirurgia ou óculos.

    Segundo um comunicado do Instituto de Nanotecnologia e Materiais Avançados da universidade, a tecnologia, conhecida como Nano-Drops, modifica o índice de refração da córnea, permitindo corrigir casos de miopia, hipermetropia, astigmatismo e presbiopia.

    Para fazer as correções, os pesquisadores usam um laser para carimbar o padrão óptico na córnea do paciente e depois usam o colírio para fixar as mudanças. Diferente da cirurgia a laser tradicional, a tecnologia usada não é invasiva e leva alguns segundos.

    “No futuro, essa tecnologia pode permitir que os pacientes tenham sua visão corrigida no conforto da sua própria casa. Para conseguir isso, eles abririam um aplicativo em seu smartphone para medir sua visão, conectariam o dispositivo de fonte de laser para carimbar o padrão óptico na correção desejada e depois aplicariam as Nano-Drops para ativar o padrão e fornecer a correção desejada”, afirma o artigo.

    Olhar Digital

    Família é encontrada morta por asfixia em hotel de Florianópolis

    Resultado de imagem para familia é achada morta dentro de hotelCinco corpos foram encontrados nesta sexta-feira (6) em um hotel na praia de Canasvieiras, em Florianópolis. A informação foi confirmada pela Polícia Militar de Santa Catarina. Segundo a imprensa local, as vítimas eram da mesma família e foram encontradas amarradas. A única sobrevivente seria uma funcionária do hotel, que teria conseguido fugir e chamar a polícia.

    Informações preliminares apontam que três homens armados fizeram seis pessoas reféns e cinco vítimas foram mortas por asfixia. De acordo com o site G1, símbolos de uma facção criminosa foram deixados na parede do local.

    O site afirma ainda que um corpo foi encontrado pelos policiais na lavanderia do hotel, dois em quartos no segundo andar e os demais no terceiro andar. Aparentemente, não houve disparo de arma de fogo, mas os agentes detectaram gasolina espalhada pelos locais onde as vítimas foram encontradas.

    De acordo com a Polícia Militar de Santa Catarina, a família era de São Paulo e as vítimas foram identificadas como: Paulo Gaspar Lemos, 78 anos, Leandro Gaspar Lemos, 44 anos, Paulo Gaspar Lemos Junior, 51 anos, Katya Gaspar Lemos, 50 anos, e Ricardo Lora, 39 anos.

    Agência Estado

    Laboratório de sismologia resgistra 51 tremores de terra em João Câmara nessa sexta-feira (6)

    Mapa de localização epicentral.Hoje, 06/07, ocorreu uma intensa atividade sísmica na região de João Câmara. Entre as 00:00 e 11:20 UTC foram registrados 51 eventos na estação RCBR (Riachuelo). 

    Os dois maiores eventos ocorreram às 03:36 UTC (00:36, hora local), e teve magnitude preliminar calculada em 2.8; o segundo evento ocorreu às 05:06 UTC (02:06, hora local), e teve magnitude preliminar de 2.6.

    Segundo a Defesa Civil do RN os maiores eventos foram sentidos num raio aproximado de 30 km. Esses eventos foram registrados por diversas estações da Rede Sismográfica Brasileira (RSBR) operada pela UFRN.

    http://labsis.ufrn.br/

    Governo do RN anuncia datas de pagamento dos salários de junho.

    O Governo do Rio Grande do Norte afirmou que vai pagar nesta sexta-feira (06) os salários de 109 mil servidores (de um total de 111 mil) referentes ao mês de junho. Serão pagos, de acordo com o Poder Executivo, todos os servidores da Educação, Saúde e Segurança que recebem até R$ 4 mil. No entanto, o 13º salário de 2017 dos servidores permanece atrasado, sem previsão de pagamento. 

    De acordo com a Secretaria de Comunicação do Governo, o dinheiro que será usado para a quitação dos salários é do Fundo Financeiro do Rio Frande do Norte (Funfirn). O Fundo foi alvo de ações judiciais, que impediam o saque. Porém a Secom informou que a retirada do montante foi autorizada nesta semana. 

    Ainda segundo nota enviada pelo Governo do Estado, recebem também nesta sexta (6) vencimentos integrais todos os inativos e pensionistas, de todas as categorias do Estado, independente de faixa salarial. 

    O Executivo afirma que os 2 mil servidores ativos restantes, que ganham acima de R$ 4 mil e completam a folha, receberão na segunda (9) e terça-feira (10). Com isso, se esse calendário for cumprido, na terça (10) a folha do estado passa a estar 100% em dia

    Cientistas confirmam: Lua de Saturno contém todos os ingredientes necessários para vida

    Lua de Saturno contém todos os ingredientes necessários para vidaOs cientistas determinaram que a lua gelada de Saturno tem “todos os requisitos básicos para a vida como a conhecemos”. Quando a sonda Cassini da NASA amostrou ejeções de material jogadas no espaço durante uma de suas últimas passagens de Encélado, ela detectou evidências tentadoras de química orgânica complexa.

    Agora, após uma análise detalhada dessas descobertas, os cientistas revelaram que Encélado, como a Terra, tem tudo que a vida precisa para se desenvolver.

    O líder da pesquisa, Dr. Frank Postberg, disse: Moléculas orgânicas complexas não fornecem necessariamente um ambiente habitável, mas, por outro lado, elas são precursoras necessárias para a vida.

    Antes não se sabia se a química orgânica complexa acontecia em Encélado – e agora sabemos.
    Encélado, como a lua de Júpiter, Europa, é considerada o lar de um oceano subterrâneo. As aberturas hidrotermais no solo deste oceano podem ser o lugar perfeito para as formas de vida alienígena primitiva prosperarem.

    Mergulhador morre sem oxigênio em caverna na Tailândia

    Mergulhador morre sem oxigênio em caverna na Tailândia Um ex-mergulhador da Marinha tailandesa que participava dos esforços de resgate dos meninos que estão em uma caverna inundada na Tailândia morreu na quinta-feira (5).

    Saman Kunan, de 38 anos, levou suprimentos para o grupo de 13 pessoas, mas ficou sem oxigênio quando retornava para a entrada da caverna Tham Luang. Segundo a CNN, o ex-integrante do grupo de elite da Marinhatinha se voluntariado a participar da operação de resgate.

    A morte de um militar experiente deixa claro os riscos do resgate dos 12 meninos, que têm entre 11 e 16 anos, e do técnico, de 25 anos. Alguns não sabem nadar e todos terão que aprender noções básicas de mergulho.

    Bancada de Bolsonaro na Câmara já é maior que a de qualquer partido

    Imagem relacionada
    No dia 2 de fevereiro de 2017, Jair Bolsonaro recebeu apenas quatro votos ao disputar a presidência da Câmara. O eleito, Rodrigo Maia, teve o apoio de 293 dos 513 deputados federais. Menos de um ano e meio depois, a situação é inteiramente outra. Maia (DEM-RJ) não entusiasma nem o seu partido para seguir adiante com o sonho da candidatura ao Planalto. Já Bolsonaro (PSL-RJ), líder de todas as pesquisas presidenciais nos cenários em que o ex-presidente Lula (PT) fica fora da lista de concorrentes, vive tempos de bonança.

    Levantamento do Congresso em Foco apontou que pelo menos 65 deputados admitem – a maior parte deles, com a garantia de preservação dos seus nomes – que estarão com Bolsonaro na disputa presidencial. O número supera os 61 integrantes da maior bancada partidária da Câmara, que é a do PT. O próprio pré-candidato e seus seguidores difundem um cálculo bem superior.

    Ontem (quarta, 4), num ato no salão verde da Câmara, o deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) anunciou que os bolsonaristas já somam 110 deputados. “111 se contar o próprio Jair”, emendou Onyx em entrevista a este site. Ele se recusa a mostrar a lista, que passou às mãos de Bolsonaro em um envelope fechado, sob aplausos de vários parlamentares. “Tenho 24 anos de mandato e jamais divulgaria um número errado, mas não vou expor colegas”, disse.

    Concurso da Polícia Militar do RN tem edital republicado com mil vagas (nível superior)

    O governo do Rio Grande do Norte publicou, no Diário Oficial desta sexta-feira (6), o edital do concurso para preenchimento de mil vagas praças da Polícia Militar. São oferecidas 938 oportunidades para pessoas do sexo masculino e 62 para as de sexo feminino. O salário inicial, após formação, é de R$ 2.904,00.

    O concurso será realizado pelo Instituto Brasileiro de Apoio e Desenvolvimento Executivo (Ibade). De acordo com o cronograma, as inscrições, que custam R$ 100, deverão ser realizadas pela Internet, no site do instituto, do dia 16 de julho até o dia 13 de agosto.

    Na primeira etapa, os candidatos farão prova objetiva e redação, previstas para o dia 23 de setembro e será realizada nas cidades de Natal, Mossoró, na região Oeste e Caicó, no Seridó. É o próprio candidato quem escolhe o município onde quer fazer as provas.

    As demais etapas são: exame de saúde, teste de aptidão física (TAF), avaliação psicológica, investigação social e avaliação de títulos. Os candidatos aprovados até a sexta etapa, dentro do número exato de vagas do Edital de abertura do concurso, participarão ainda de um curso de formação.

    Com informações do G1