• Últimas Notícias

    segunda-feira, 4 de junho de 2018

    Comitê da crise será mantido para monitorar fake news

    O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, disse, hoje, que o comitê criado pelo governo para gerenciar a crise dos caminhoneiros será mantido para as eleições deste ano. Segundo Jungmann, a questão envolvendo a paralisação dos caminhoneiros e o desabastecimento no país caminha para os níveis de normalidade, mas o grupo passará a monitorar a disseminação de notícias falsas (fake news) na internet. A decisão de manter o comitê foi tomada nesta segunda-feira.

    “Numa decisão tomada hoje, vamos continuar mantendo o comitê que se reuniu, não mais focado na crise, mas na conjuntura política. Porque temos um período de eleições à frente, sabemos que temos que prestar atenção nas fake news”, afirmou Jungmann. Ele disse que o monitoramento padrão será feito na rede aberta, mas que, eventualmente, poderão ser feitos pedidos à Justiça para monitorar indivíduos específicos.

    A partir de provedores localizados em diferentes países, notícias falsas têm impactado os últimos debates públicos mais relevantes, como as eleições nos Estados Unidos e os plebiscitos sobre a saída do Reino Unido da União Europeia e sobre o acordo de paz entre o governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A menos de um ano das eleições gerais, agora é o Brasil que se vê diante do problema.

    Magno Martins

    Em São José do Campestre homem é executado a tiros nessa noite de segunda-feira (4)

    Um homem foi executado no início da noite dessa segunda-feira (4) na cidade de São José do Campestre. Segundo informações colhidas pelo Blog O Paralelo, a vítima foi identificada pelo nome de Érico José Campos de Araújo, 36 anos, conhecido pelo apelido de jogador, residente na Rua João Matias. 

    Segundo relatos, a vítima teria passado a tarde comemorando a vitória do seu candidado eleito e logo após estava nas proximidades da praça São José, no centro da cidade quando por volta das 18:30 hrs foi surpreendido por homens encapuzados e armados que estavam em um automóvel escuro até agora não identificado, a vítima teria sido alvejado por um dos disparos, mesmo assim, Érico, (vítima) empreendeu fuga à pé, quando foi alcançado pelos criminosos ao entrar em uma revenda de açaí a cerca de 150 metros do ponto inicial, dentro do estabelecimento a vítima ainda tentou se esconder dentro de um quarto mas os criminosos terminaram de executar a vítima com vários disparos. 

    A Polícia Militar está no local do crime à espera do Itep para os procedimentos de praxe. O caso será investigado pela polícia Civil de São José do Campestre. 

    Astronomia: Junho registra seis eventos astronômicos; saiba como vê-los

    Junho registra seis eventos astronômicos; saiba como vê-losEsse mês de junho será especial para os amantes de fenômenos astronômicos, que poderão observar ao menos seis eventos especiais. Confira.

    LUA NOVA - DIA 13

    A Lua Nova ocorre quando lua, Terra e sol estão do mesmo lado, fazendo com que o astro fique invisível durante as noites, que se tornam mais escuras e possibilitam a observação a olho nu de galáxias e grupos de estrelas.

    ASTEROIDE 4 VESTA EM OPOSIÇÃO - DIA 19

    Considerado um protoplaneta, ou seja, um planeta que não se formou completamente, o 4 Vesta poderá ser visto com binóculos e telescópios na quarta semana do mês.

    SOLSTÍCIO DE INVERNO - DIA 21

    Solstício de inverno é o nome que se dá ao dia com o menor índice de claridade oriunda de raios solares no ano. Representa a chegada da estação mais fria do ano.

    PASSAGEM DA ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL - DIA 24

    Distante 345 quilômetros da Terra, a Estação Espacial Internacional (ISS) poderá ser vista nos seguintes dias e horários: dia 19, às 19h41; dia 20, às 18h47; dia 21, às 17h54; dia 22, às 18h36; dia 23, às 17h42; e dia 24, às 18h26.

    Agiotagem e nepotismo: Oposição no Sinte volta a fazer graves denúncias contra Fátima Cardoso

    FOTO: WELLINGTON ROCHA/PORTAL NO AR
    O Site da Chapa 2, Muda Sinte, que concorre nas eleições do Sindicato dos Professores do RN contra a atual diretoria, que está no comando da entidade há quase 30 anos, voltou a fazer graves denúncias. 

    Depois de acusar a atual Coordenadora de agir com usura, emprestando dinheiro a juros ao Sindicato, Fátima Cardoso agora é denunciada por fazer compras da entidade numa cantina do próprio pai.

    A oposição exibe um recibo que comprovaria a compra de mercadorias na cantina. E ainda diz que houve prática de nepotismo por parte da dirigente.

    Em nota, a professora Fátima Cardoso reconheceu haver emprestado dinheiro a juros ao Sindicato, quando ainda era da tesouraria.

    Leiam a íntegra da acusação feita pela oposição:

    Depois da denúncia realizada pela Chapa 2 Muda SINTE, Fátima Cardoso, em nota divulgada no Portal no Ar, assumiu que emprestou dinheiro ao SINTE/RN cobrando juros de 7%.
    Fátima justifica o empréstimo alegando que o SINTE/RN passava por dificuldades financeiras, mas não deixa claro os motivos que levou o sindicato, que sempre possuiu a maior receita de sindical do RN e que hoje atinge a marca de mais de 10 milhões de reais anuais, necessitasse recorrer as economias de uma simples assalariada.

    A dirigente sindical diz:

    Campestre/RN: Forças policiais garantiram a paz e a tranquilidade em eleição considerada tensa

    Resultado de imagem para eleição suplementar em são josé do campestre
    Depois de um trabalho brilhante das forças policiais que atuaram no pleito suplementar nesse último domingo (3) coibindo abusos e crimes eleitorais o comandante do destacamento de São José do Campestre emite nota.

    Em nome do coronel Tavares, capitão Araújo, capitão Alcino, parabenizo todos policiais que participaram da eleição complementar na cidade de São José do Campestre, onde todos desempenharam um excelente trabalho mantendo a ordem pública e segurança da população e os eleitores deste município.

    3°SGT PM Marconi

    Abertas as inscrições para vagas remanescentes do Fies

    O estudante que não conseguiu uma vaga na chamada regular do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) poderá se inscrever para as vagas remanescentes no programa. As inscrições são feitas pela internet. 

    O interessado deve ter alcançado nota mínima de 450 pontos de média e não ter zerado a prova da redação em qualquer edição, desde 2010, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Além disso, a renda familiar mensal bruta per capita não pode ultrapassar três salários mínimos, ou seja, R$ 2.862.

    O Fies concede financiamento a estudantes em cursos superiores não gratuitos, com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo Ministério da Educação. Segundo o Ministério da Educação (MEC), o número de vagas totais para este ano poderá chegar a 310 mil. Dessas, 100 mil terão juro zero para os estudantes que comprovarem renda per capita mensal familiar de até três salários mínimos

    São Tomé: Lei municipal sobre criação de cargos escolares é julgada inconstitucional

    O Tribunal Pleno do TJRN julgou inconstitucional a previsão normativa do município de São Tomé referente ao cargo de “Coordenador Escolar”, contida no artigo 1º da Lei Municipal nº 596/00, bem como o inteiro teor da Lei Municipal nº 693/06, por afronta direta aos artigos 26, 37 e 46, da Constituição do Estado do Rio Grande do Norte. A decisão está relacionada à Ação Direta de Inconstitucionalidade, movida pela Procuradoria Geral de Justiça RN, sob a relatoria do desembargador Virgílio Macêdo Jr.

    A norma previa a criação e regulação do cargo em comissão de Coordenador Escolar, deixando de especificar, segundo a PGJ, as suas atribuições e/ou competências, reservando a especificação ao Regimento Interno das unidades escolares.

    A Procuradoria ainda alegou que a lei não criou qualquer cargo, originou apenas nomenclaturas que servem como justificativa para despesas com pessoal nas contas públicas, cuja razão de ser não consta expressamente na lei. E que os cargos já foram modificados ou extintos pela reestruturação administrativa ocorrida na municipalidade, com exceção do cargo de “Coordenador Escolar”, mencionado no artigo 1º da mencionada lei.

    “De fato, da simples leitura do texto legal, verifica-se que o cargo em comissão de Coordenador Escolar não conta com a descrição precisa e pormenorizada quanto às suas correspondentes atribuições e competências, próprias ao seu exercício”, enfatiza o relator.

    De acordo ainda com o desembargador, a norma municipal transferiu, portanto, a obrigação constitucional de discriminação, por lei, dos cargos criados, ao Regimento Interno Escolar, permitindo, assim, a fixação das atribuições e competências por meio de ato infralegal, em manifesta violação ao texto constitucional.

    Ação Direta de Inconstitucionalidade n. 2016.002640-5

    Seis meses após reforma trabalhista, arrecadação de sindicatos desaba 88%

    O “ ajuste fiscal” chegou também para os sindicatos. Depois da entrada em vigor da reforma trabalhista, em novembro, que acabou com o imposto sindical, as entidades viram sua arrecadação despencar 88% nos quatro primeiros meses do ano, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Enxutos, os sindicatos querem contornar o baque se mostrando mais atuantes junto aos trabalhadores e tentam compensar parte da queda de receita com a conquista de novos associados.

    As mudanças nas leis trabalhistas drenaram recursos dos sindicatos. Apenas em abril, o volume total arrecadado pelas associações que representam trabalhadores foi de R$ 102,5 milhões – uma queda de 90% em relação ao mesmo mês de 2017. 

    Isso porque, com a nova legislação, em vigor há mais de seis meses, a cessão obrigatória do equivalente a um dia de trabalho, que era destinada a sindicatos, centrais e federações que representam as categorias, foi extinta. A contribuição ainda existe, mas agora é voluntária, e a empresa só pode fazer o desconto com uma autorização, por escrito, do funcionário.

    Estadão

    Morre rapaz atacado por tubarão em praia do Grande Recife

    Resultado de imagem para José Ernesto Ferreira da Silva, de 18 anos, vítima de ataque de tubarãoMorreu no fim da madrugada desta segunda-feira (4) José Ernesto Ferreira da Silva, de 18 anos, vítima de ataque de tubarão na tarde de ontem, na Praia de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife. A morte foi confirmada pelo Hospital da Restauração, onde ele passou por uma cirurgia na noite desse domingo e estava internado em estado grave.

    Segundo o Corpo de Bombeiros, o ataque ocorreu no fim da tarde, na Praia de Piedade, no trecho perto da Igreja de Piedade. O rapaz, que estava com um grupo de amigos, chegou a ser socorrido por equipe de salva-vidas que o retirou das águas. Em seguida, foi encaminhado por uma ambulância do Samu para o Hospital da Aeronáutica e de lá transferido, em estado grave, para o Hospital da Restauração.

    Em julho de 2013, a morte da adolescente Bruna Gobbi, após um ataque de tubarão, foi, até então, o 59º caso registrado no estado em 21 anos. A jovem paulista, atacada na praia de Boa Viagem, no Recife, foi socorrida pelos bombeiros, mas não resistiu aos ferimentos.

    Interdição

    Na ocasião, a morte de Bruna motivou a recomendação do Ministério Público Estadual de interditar praias com risco de ataques até a instalação de redes de proteção para os banhistas.

    As praias de Boa Viagem, no Recife, e Piedade, em Jaboatão dos Guararapes são recordistas de ocorrências de ataques de tubarão. Desde 1992, foram registrados 65 ataques no estado, a maioria numa parte do litoral que banha a região praiana de Olinda, do Recife e de Jaboatão dos Guararapes.

    Dados do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) indicam que, de 1992 até ontem, 24 pessoas morreram vítimas de ataques de tubarões no litoral pernambucano. A morte desse domingo seria o 25º caso.

    Agência Brasil