• Últimas Notícias

    sábado, 5 de maio de 2018

    Chuva de meteoros do cometa Halley poderá ser vista na madrugada deste domingo

    Resultado de imagem para cometa halley 2018Uma chuva de meteoros poderá ser vista da Terra na madrugada deste domingo (6). Ela é provocada pela poeira deixada na atomosfera pelo cometa Halley em sua última aparição, em 1986.

    O cometa passa próximo ao planeta a cada 76 anos, e deixa um rastro de detritos que pode ser visto duas vezes ao ano, em maio e outubro. Ao atingir a atmosfera, esses detritos queimam e causam a chuva de meteoros.

    O fenômeno, também conhecido como chuva de estrelas cadentes, poderá ser visto no céu até o dia 26 deste mês. Mas o auge acontecerá na madrugada deste domingo, entre 2h e 5h do horário de Brasília.

    Para observar, basta olhar para o céu no sentido onde nasce o Sol. Em um lugar sem interferência de luzes de cidades, a visão é ainda mais clara.

    A próxima aparição do cometa Halley na Terra será em 2061. (Por G1)

    Inscrições para edição 2018 do Enem começam nesta segunda-feira

    As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam às 10h de segunda-feira (7) e vão até o dia 18 de maio. Mesmo os candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição no Enem devem se inscrever, na Página do Participante.

    O pagamento da taxa de inscrição para quem não conseguiu a isenção, no valor de R$ 82, pode ser feito até o dia 23 de maio, nas agências bancárias, casas lotéricas e agências dos Correios.

    Para fazer a inscrição, o participante deverá apresentar o número do CPF e do documento de identidade e criar uma senha. O número de inscrição gerado e a senha cadastrada deverão ser anotados em local seguro, pois serão solicitados para o acompanhamento da situação da inscrição na Página do Participante. Esses dados também serão usados para consulta do Cartão de Confirmação da inscrição e para a obtenção dos dados individuais dos candidatos.

    Agência Brasil

    Seis em cada 10 azeites do país são reprovados em fiscalização; veja as listas

    A fiscalização do Ministério da Agricultura, batizada de Operação Isis, avaliou 107 marcas de azeite de oliva comercializadas por 65 empresas no Brasil e 59,7% delas foram reprovadas. A análise das amostras foi dividida em dois grupos.

    No primeiro grupo, com 39 empresas, 108 lotes de amostras foram aprovados. No segundo grupo, com 26 empresas, foram reprovados 160 lotes. Veja aqui a lista com as empresas aprovadas.

    Veja aqui as fabricantes reprovadas.

    Baseada nas operações de fiscalização dos anos anteriores, foram analisadas mais amostras das empresas no segundo grupo, já que as envasilhadoras de azeite de oliva a granel eventualmente adotavam a prática de misturá-lo com outros óleos.

    Correios vão fechar 513 agências e demitir 5,3 mil servidores

    Os Correios decidiram fechar nos próximos meses 513 agências próprias e demitir os funcionários que trabalham nelas, o que deve atingir 5.300 pessoas.

    A medida foi aprovada em reunião da diretoria em fevereiro e é mantida em sigilo pela empresa, segundo a colunista Andreza Matals, do Estadão. Quem participou da reunião teve de assinar um termo de confidencialidade, o que não é usual.

    Na lista há agências com alto faturamento. Em Minas, das 20 mais rentáveis, 14 deixarão de funcionar. Os clientes serão atendidos por agências franqueadas que funcionam nas proximidades das que serão fechadas.