• Últimas Notícias

    quarta-feira, 2 de maio de 2018

    Pela Copa do Nordeste, ABC vence Santa Cruz por 1 a 0

    O Estádio Frasqueirão foi a casa que sediou a primeira partida entre ABC e Santa Cruz pelas quartas de final da Copa do Nordeste. O primeiro jogo nesta terça (1) foi de vitória do alvinegro, que com Leandrão aumentou as chances de classificação.

    O ABC se mostrou à vontade em casa e quis marcar logo no primeiro tempo. O Santa entendeu que a pressão seria grande e ia tentando reagir, mas aos 8 minutos do primeiro tempo o alvinegro foi que mostrou disposição. Higor na grande área dominou, Leandrão assumiu e tentou completar a jogada, mas acabou sendo impedido por Danny Morais.

    Aos 16, depois do cabeceio de Luan, Tiago Machowski saiu errado e igor no domínio quase fez as redes balançarem. Seria o primeiros dos donos da casa.

    Só aos 37, um lance de perigo fez valer a partida com Leandrão que conseguiu mandar para o gol depois de um cruzamento pela direita. Tiago não teve chances e saiu o promeiro do ABC.

    Dali até o encerramento do primeiro tempo não houve tantos lances de grande emoção, mas já na segunda etapa o tricolor pernambucano quis mostrar trabalho.

    Sós aos 22 do segundo tempo o Santa consegue oferecer perigo. Charles dominou na entrada da área, mandou um corte soltou com a esquerda. A bola quase que foi, mas passou ao lado do gol do ABC.

    Daí em diante, o placar permaneceu no 1 a 0 para o ABC.

    A próxima partida entre os times pelas quartas de final da Lampions League acontece no Arruda em recife no próximo dia 22. 

    As informações são do portal T5.

    Professor da rede estadual usa cinema para trabalhar disciplinas com estudantes

    Atuando em sala de aula por 28 anos, Josias Ivo de Sousa desenvolveu a sensibilidade de levar para os seus alunos o conteúdo das disciplinas que ministra de maneira didática e criativa. Professor de língua portuguesa, literatura e tecnologia da informação e da comunicação na Escola Estadual Tristão de Barros, localizada no município de Currais Novos, Josias desenvolveu o projeto “CineEETB: a arte de olhar”, que, através da multidisciplinaridade e do cinema, trabalha o conteúdo das três disciplinas de uma vez só.

    O projeto surgiu quando o professor se deu conta de que os conteúdos das três disciplinas conversavam. “Costumo trazer essas atividades que possam expressar todas as formas de linguagem. E isso acaba relacionado os conteúdos”, explica Josias.

    O CineEETB envolve quatro turmas do primeiro ano do ensino médio. Os estudantes foram divididos em oito grupos de cinco e cada equipe selecionou um filme para produzir uma sinopse escrita e uma resenha crítica em vídeo. No total, 32 obras cinematográficas foram trabalhadas em sala de aula, sendo oito por turma. “Procuro trazer filmes com temáticas que resgatem os valores da família, que retratem a solidariedade e a inclusão, entre outras que sigam a mesma linha”, completa o professor.

    ‘FHC pediu dinheiro a Marcelo Odebrecht para seu instituto’, diz defesa de Lula

    Os advogados de defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediram a Sérgio Moro que anexe nove e-mails do empresário Marcelo Odebrecht relacionados ao processo sobre a compra de um terreno por parte da Empreiteira Odebrecht e que supostamente seria destinado ao Instituto Lula. Segundo a defesa, o material coloca em dúvida o depoimento de Marcelo Odebrecht e rebate as alegações do Ministério Público de que as doações feitas ao instituto foram efetuadas de maneira ilegal.

    De acordo com a coluna Painel da Folha de São Paulo, cinco e-mails dizem respeito a contribuições feitas ao instituto do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, hoje transformada em fundação. Segundo a defesa existem dois e-mails, datados de 1010, nos quais FHC pede diretamente que Marcelo Odebrecht faça doações ao instituto.