• Últimas Notícias

    quarta-feira, 25 de abril de 2018

    Governo estuda criar estatal para programa espacial

    Tem sido estranho o silêncio da imprensa em geral e da própria comunidade científica em face da criação e das primeiras resoluções do Comitê de Desenvolvimento do Programa Espacial Brasileiro (CDPEB). O grupo foi instituído em fevereiro pelo presidente Michel Temer e é presidido pelo general-de-exército Sergio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI).

    Entre outras resoluções, o comitê decidiu apresentar ao governo uma “proposta de criação de empresa pública destinada à exploração de atividades relacionadas ao desenvolvimento de projetos e equipamentos aeroespaciais e à realização de projetos e atividades de apoio ao controle do espaço aéreo e áreas correlatas”. Com seus integrantes designados no dia 12, o grupo técnico encarregado tem prazo até 1º de junho para apresentar a proposta, prorrogável por 90 dias corridos.

    O CDPEB foi idealizado pela Aeronáutica e articulado pelo Ministério da Defesa junto à Presidência e ao GSI. Sua criação por meio do decreto presidencial em fevereiro surpreendeu a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgãos federais civis ligados ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

    http://www.diretodaciencia.com