• Últimas Notícias

    sábado, 10 de março de 2018

    Prazo para finalizar inscrição no Fies é estendido para a próxima quinta-feira

    O Ministério da Educação prorrogou mais uma vez o prazo para os estudantes pré-selecionados na chamada única do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) complementarem sua inscrição no Fies Seleção. Agora, os candidatos têm até a próxima quinta-feira para fechar a contratação.

    A prorrogação abrange as 80 mil vagas a juro zero, destinadas, neste primeiro semestre, aos estudantes que comprovarem renda per capital mensal familiar de até três salários mínimos. O período de divulgação dos resultados da pré-seleção da modalidade P-Fies começa no dia 16 de março.

    A lista de pré-selecionados na chamada regular do Fies foi divulgada na noite de segunda-feira (5), e, desde então, candidatos relataram problemas para concluir a inscrição. O MEC já tinha adiado o prazo para a finalização da inscrição, que terminaria nesta sexta-feira (9).

    Segundo o MEC, a nova prorrogação do prazo busca preservar os interesses dos candidatos pré-selecionados em chamada única e que estiverem classificados em lista de espera.

    Agência Brasil

    Sesap divulga resultado do processo seletivo para contratação temporária

    Está publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) deste sábado (10) o resultado do processo seletivo simplificado para contratação temporária de profissionais para a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). 

    A contratação será pelo período de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período, e deverá amenizar o déficit de pessoal, de modo a suprir a necessidade de hospitais da capital e região metropolitana, prefencialmente. 

    Serão contratados técnicos em radiologia, em biodiagnóstico, e em enfermagem, fisioterapeutas, enfermeiros, farmacêuticos/bioquímicos e médicos, num total de 553 vagas.

    Poderão ser interpostos recursos em até 72 (setenta e duas) horas úteis após a publicação dos resultados no Diário Oficial do Estado, mediante documento identificado e assinado pelo candidato à Comissão do Processo Seletivo e entregue na Coordenadoria de Recursos Humanos da Secretaria de Estado da Saúde Pública.

    Para ver o resultado, clique aqui:

    Santa Cruz/RN: Bairro DNER inicia festejos de São José neste sábado (10)

    A cidade de Santa Cruz possui diversas capelas espalhas por vários setores e bairros da zona urbana, o primeiro padroeiro destas localidades a ser celebrado é o glorioso São José, no bairro DNER. A capela erguida há poucos anos abriga durante entre os dias 10 e 19 de março uma das festas mais populares do catolicismo, dedicada ao santo pai adotivo do Menino Jesus.

    O pároco local, Padre Vicente Fernandes, faz a abertura das festividades neste sábado (10), às 19 horas, na realização da 1ª novena dedicada a São José. No dia 19 de Março, a comunidade irá festejar o encerramento com Missa Solene e Procissão pelas principais ruas do bairro. Todas essa programação será transmitida pela TV Santa Rita, no Facebook (@paroquiasantaritarn).

    A programação pode ser conferida no site da paróquia (www.paroquisantaritarn.com.br) e nas redes sociais. (Por Assessoria)


    Bolsa Família pode se tornar 'Bolsa Dignidade'

    O governo pretende mexer no programa Bolsa Família para introduzir o conceito de dignidade, segundo uma fonte a par do assunto. Também se cogitou trocar o nome por "Bolsa Dignidade", mas existem dúvidas se isso é possível e avalia-se o risco de eventual repercussão negativa da medida em ano eleitoral. Também está em discussão a possibilidade de pagar um adicional de R$ 20 para os beneficiários que realizarem trabalho voluntário.

    Outra proposta em análise é reajustar o Bolsa Família para repor a inflação (que fechou 2017 em 2,95%) e mais parte do aumento do botijão de gás como uma forma de compensar o impacto da alta do produto no orçamento das famílias mais pobres. O último aumento do Bolsa ocorreu em meados de 2016, de 12,5%.

    Decisão de ministro Marco Aurélio pode livrar Lula da prisão

    O ministro do Supremo Tribunal Federal ( STF ) Marco Aurélio Mello determinou, na quinta-feira (8), a suspensão da prisão da ex-delegada Simona Ricci Anzuíno, condenada em segunda instância pelos crimes de recebimento de vantagem indevida e falsidade ideológica. A informação é do site especializado em direito Conjur. A decisão de Mello pode beneficiar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ingressou no Supremo com pedido semelhante ao da ex-delegada.

    A decisão do ministro se antecipa à discussão no Supremo sobre a execução provisória de pena após condenação em segunda instância – antes, portanto, do fim dos recursos da defesa. Marco Aurélio entende, assim, que antecipar o cumprimento da pena seria o mesmo que suspender a presunção constitucional da inocência do réu.

    A ex-delegada foi condenada em segunda instância a sete anos e onze meses de prisão, e os desembargadores admitiram a possibilidade de cumprimento imediato da pena após a sentença.

    A defesa de Simona, no entanto, conseguiu no STF o direito de a ré permanecer em liberdade até que seu pedido de liberdade seja julgado pelas cortes superiores. Desde fevereiro comenta-se que a Corte se reunirá para tomar uma decisão sobre o caso; o julgamento, contudo, ainda não foi marcado pela presidente do STF, a ministra Cármen Lúcia.

    Último Segundo

    Jefferson pediu demissão de "jovem inexperiente"

    O ex-deputado federal e presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson, disse no Twitter que pediu ao ministro do Trabalho, Helton Yomura, que exonere o jovem de 19 anos nomeado para autorizar pagamentos na pasta de quase R$ 500 milhões por ano.

    Mikael Tavares Medeiros disse nesta sexta-feira (9) que foi o partido que o 'botou lá dentro'. O PTB controla a pasta.

    De acordo com o ex-parlamentar, "errou quem resolveu colocar um jovem inexperiente em cargo importante" no ministério.

    "Esse ministério é 'uma cabeça de burro enterrada' no partido", disse Jefferson. A expressão popular é usada para ilustrar quando as coisas não prosperam em determinado lugar.

    Mikael é oficialmente filiado ao Partido da Mulher Brasileira (PMB), de acordo com registro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas partiu da sigla petebista o apadrinhamento para entrar no Ministério do Trabalho.

    Magno Martins

    Trabalhadores dos Correios decidem entrar em greve a partir de segunda (12)

    Os trabalhadores dos Correios de todo o país vão entrar em greve, a partir desta segunda-feira (12), por tempo indeterminado. O motivo principal do movimento é a retirada do direito ao plano de saúde da categoria. 

    A categoria ainda aponta o fechamento de agências e a falta de segurança nas agências entre os principais motivos para a mobilização.

    Eleições 2018: Peritos da PF defendem voto impresso nas urnas

    Apesar da ação da procuradora-geral da República, Raquel Dodge, para derrubar o voto impresso, a Associação dos Peritos Criminais Federais (APCF) decidiu levar ao ministro Luiz Fux (TSE) posicionamento favorável à adoção do sistema neste ano. A Corte Eleitoral determinou que, após o preenchimento da urna eletrônica, seja impresso um recibo para que o eleitor confira seu voto. “O sistema de votação não deve ser unicamente digital. Uma falha pode alterar o resultado e não há meios para conferir”, diz o presidente da APCF, Marcos Camargo.

    Para somar. Camargo argumenta que o voto impresso dará maior segurança caso haja, por exemplo, necessidade de auditoria. “A urna eletrônica e o voto impresso não são excludentes, mas complementares.”

    Rechecagem. Peritos criminais da PF e um estudante da Unicamp que identificaram pontos de vulnerabilidade nos testes de segurança da urna eletrônica vão repeti-los dias 7 e 8 de maio.

    Estadão