• Últimas Notícias

    sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

    Atuação do fenômeno La Niña vai garantir 20% a mais de chuvas em 2018

    O professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Luiz Carlos Molion, especialista em hidrologia e meteorologia, fala que o próximo período chuvoso vai trazer 20% de chuvas acima da média em 2018.

    A razão para o aumento das chuvas, segundo o climatologistas, é a ocorrência do fenômeno “La Niña”, quando ocorre resfriamento do Oceano Pacífico. “Este ano, o fenômeno será bem mais forte. Já ocupa 40 milhões de quilômetros do oceano. Este grande volume água fria garante um período chuvoso. Com isso, dá para perceber que quando ocorre uma La Niña forte, a região receberá muitas chuvas”, detalha.

    Segundo o especialista, o fenômeno deverá permanecer até abril de 2019. A partir de 2020, a tendência é de que o clima se estabilize, com chuvas dentro da normalidade. Além disso, ele chama a atenção para o outro acontecimento climático. “Entre 2020 e 2030, o sol está entrando no período de mínimo de atividade. Desta forma, quando o sol produz menos energia, há aumento de nuvens. Isso garante a normalidade das chuvas para toda a década”, finaliza.
    Nos últimos sete anos, a região semiárida do Nordeste esteve sob a influência do fenômeno El Niño, quando ocorre aumenta da temperatura do Oceano Pacífico, o inverso de La Niña.

    No Rio Grande do Norte, 92% do território está no semiárido, o chamado Polígono das Secas, que engloba as regiões Central, Oeste e quase toda região Agreste. No semiárido o período de inverno vai de fevereiro a maio, com exceção da região agreste onde o período chuvoso se estende até o mês de agosto.

    Média anual de chuva por região, do semiárido
    * Central- 630.4 mm (74.9% da chuva ocorre no período de fevereiro a maio)
    * Oeste- 778.4 mm (75.6% da chuva ocorre de fevereiro a maio)
    * Agreste- 639.1 mm (83% da chuva ocorre no período de fevereiro a agosto)

    Agorarn

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

    IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.