• Últimas Notícias

    domingo, 26 de novembro de 2017

    Gestão das águas nas regiões Norte e Nordeste é tema de audiência pública

    Medium gua
    Créditos Marcos Oliveira / Aegência Senado
    A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) tem audiência pública na próxima quarta-feira (29/11), às 9h. Na pauta, a segurança hídrica e a gestão das águas nas regiões Norte e Nordeste. O requerimento é dos senadores Fátima Bezerra (PT-RN), Lídice da Mata (PSB-BA) e Humberto Costa (PT-PE).

    Foram convidados para o debate o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, e os dirigentes da Agência Nacional de Águas, do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos e da Companhia Hidroelétrica do São Francisco.

    Também devem participar da audiência pública representantes da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba; do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; do Instituto de Estudos Avançados; do Instituto de Mudanças Climáticas; do Centro de Gestão e Estudos Estratégicos; do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco; da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental; e das universidades do Acre, da Bahia, de Brasília e de São Paulo.  Agência Senado

    Nordeste receberá R$ 700 milhões para financiamento estudantil em 2018

    Nordeste, Centro-Oeste e Norte receberão aportes específicos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento no próximo semestre, possibilitando condições mais favoráveis para os contratos com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

    Estão assegurados mais de R$ 700 milhões em recursos do Fundo Constitucional de Financiamento (FNE) somente para a região Nordeste. Até o final da semana que vem, deverá ser aprovado o incremento dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Norte (FNO) e do Centro-Oeste (FCO).

    O objetivo do Ministério da Integração Nacional é priorizar áreas que mais carecem de profissionais com nível superior. As três regiões terão juros mais baixos ao ano. 

    O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, destaca que a programação financeira para os próximos quatro anos é mais do que suficiente para fazer frente às demandas por financiamentos. "Como não sofrem contingenciamento de recursos, os Fundos Constitucionais serão também uma importante fonte de crédito para estudantes do Norte, Nordeste e Centro-Oeste", ressaltou.

    O Ministério da Educação ofertou 75 mil novas vagas para o FIES no segundo semestre de 2017.

    Medida Provisória

    A Medida Provisória 785, editada em julho deste ano, possibilitou os investimentos dos Fundos Constitucionais e de Desenvolvimento no setor educacional. Serão 310 mil vagas geradas no Novo Fies, composto por três faixas.

    Fonte: Portal Brasil

    Noites mal dormidas podem estar relacionadas ao uso do celular

    Resultado de imagem para lendo celular na cama insonia
    Você já passou da hora de dormir por ter usado o celular para ver as redes sociais ao se deitar? O comportamento é comum na vida moderna, mas o hábito afeta a qualidade do sono e pode causar nervosismo e redução da atenção e da memória.

    De acordo com o professor de Neurologia e Medicina do Sono, Alan Luiz Eckeli, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP) da USP, o problema está relacionado à demora para dormir e à emissão de luz das telas dos smartphones, a qual reduz a liberação do hormônio melatonina.

    Entre as consequências de uma noite mal dormida, estão o mau humor e redução da capacidade cognitiva e da atenção, além do risco de acidentes. “Se eu durmo pouco, minha atenção está bastante reduzida e a chance de eu bater o carro aumenta”, analisa o professor.

    Jornal da USP