• Últimas Notícias

    domingo, 19 de novembro de 2017

    Cientistas russos alertam sobre grande asteroide se aproximando da Terra

    Asteroide se aproximando da Terra (ilustração)
    O dia 17 de dezembro será marcado por um interessante evento astronômico nos arredores da Terra, a aproximação de um grande asteroide de quse 5 km de diâmetro, que será observado de "perto" por cientistas da Universidade Federal Báltica Immanuel Kant, na Rússia.

    O objeto 3200 Faetonte, de acordo com os astrônomos, se aproximará até cerca de 10 milhões de quilômetros do nosso planeta, distância relativamente curta para os padrões espaciais, acompanhado de chuvas de meteoro conhecidas como Gemínidas.

    Segundo Aleksei Baigashov, líder da comunidade astronômica da Immanuel Kant, que usou um ambiente de simulação próprio para produzir uma imagem virtual desse acontecimento, as evidências indicam que esse asteroide já foi bem maior, mas ele perdeu parte de sua massa devido a inúmeras aproximações do Sol.

    "Assim, esse asteroide em si é o resíduo de um núcleo de cometa. Essa teoria é corroborada por sua órbita extremamente alongada, que agora o aproxima mais do Sol do que Mercúrio e o leva para mais longe do que Marte", disse Baigashov. 

    Por sputniknews

    Barbosa dará resposta ao PSB após viagem ao exterior

    Mesmo elogiando o PSB em conversas com interlocutores ("Os partidos no Brasil têm donos; o PSB me parece não ter"), Joaquim Barbosa só aceitará ser o candidato a presidente da República com carta branca.

    O ex-presidente do Supremo se encontrou com os chefes da legenda no dia 8, em Brasília. Disse a eles que não se interessa "em ser vice de ninguém".

    Barbosa acredita que uma aliança com a Rede pode resultar numa chapa harmônica — será que com Marina Silva de sua vice?

    Barbosa ainda repete a interlocutores que sua tendência é não ser candidato a nada ("preciso refletir se estou disposto a uma mudança tão radical na minha vida"), mas o fato é que nunca esteve tão aberto a discutir a possibilidade.

    Ao PSB disse que fará agora uma longa viagem ao exterior. E prometeu dar uma resposta definitiva entre "final de janeiro e início de fevereiro". 

    Por Lauro Jardim