• Últimas Notícias

    quinta-feira, 4 de maio de 2017

    O Sine-RN oferece nesta sexta-feira (05) mais de 15 oportunidades de empregos

    O Sine-RN oferece, nesta sexta-feira (05) mais de 15 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró.


    Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.

    O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

    Abaixo-assinado online pede impeachment de ministros do STF

    Gilmar Mendes
    Criado nessa quarta-feira (3), um abaixo-assinado online a favor do impeachment dos ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), já está próximo de atingir a meta de 300 mil assinaturas.

    No início da tarde desta quinta (4), 294 mil assinaturas já tinham sido registradas. O abaixo-assinado, hospedado no site change.org, será entregue ao Senado, onde devem ser apresentados pedidos de impeachment de ministros do STF. Os três ministros decidiram devolver ao ex-ministro José Dirceu a liberdade que ele perdeu a 3 de agosto na Lava Jato, por ordem do juiz Sergio Moro.

    "Os ministros Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandovski proferiram diversas vezes decisões que contrariam a lei e a ordem constitucional. A recente soltura de réus como José Dirceu e Eike Batista demonstra o descaso com o crime continuado e a obstrução à justiça que, soltos, eles representam. Gilmar Mendes, especialmente, concede reiteradamente habeas corpus a poderosos (Daniel Dantas recebeu dele um habeas corpus num domingo), demonstrando julgar com parcialidade e a favor de interesses que nem sempre coincidem com o bem comum", diz a descrição do abaixo-assinado.

    Manifestação

    O ministro Edson Fachin, do STF, determinou que a Procuradoria-Geral da República se manifeste sobre uma ação de autoria de um grupo de juristas que defende o impeachment específico de Gilmar. Para justificar o pedido, os juristas afirmam na ação encaminhada a Fachin que Gilmar tem "envolvimento em atividades político-partidárias" e participa de julgamentos "de causas ou processos em que seus amigos íntimos são advogados" e "de causas em que é inimigo de uma das partes". Os juristas dizem que Gilmar atua em julgamentos nos quais deveria se considerar suspeito.

    Agência Estado

    Foto de Dilma com historiador viraliza e internautas falam sobre suposto namoro

    Uma foto da ex-presidente Dilma Rousseff com o historiador James Naylor Green viralizou nas redes sociais nesta quarta-feira (3). Os internautas estão criando suposições sobre um possível namoro entre os dois.

    O historiador, de 65 anos, é professor na Brown University, em Providence, e especialista em estudos latino-americanos. Em abril deste ano, Dilma participou de uma jornada acadêmica em nove universidades na Costa Leste dos Estados Unidos, onde conheceu Green.

    Ao longo do período que passou com a ex-presidente, Green fez um texto em seu Facebook sobre como a mídia brasileira distorceu a imagem da presidente depois do processo de impeachment e que foi uma “honra ter passado este período com a Presidenta Dilma Rousseff”.

    Green também é ativista dos direitos LGBT norte-americano.

    R7

    STF decide que governadores podem ser processados sem aval das assembleias

    O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (4) derrubar normas estaduais que impedem governadores de responderem a ações penais sem autorização das assembleias legislativas. A decisão poderá ser aplicada nas investigações da Operação Lava Jato no Superior Tribunal de Justiça (STJ), tribunal competente para julgar governadores criminalmente.

    No julgamento, os ministros entenderam que as normas das constituições do Acre, de Mato Grosso e do Piauí são inconstitucionais por condicionarem a abertura de ação penal no STJ a decisões políticas das respectivas assembleias legislativas, geralmente, alinhadas politicamente com o governador.

    Justiça condena oito pessoas por fazerem parte do Estado Islâmico no Brasil

    A Justiça federal do Paraná condenou oito brasileiros denunciados por serem integrantes de uma célula do Estado Islâmico no Brasil. O juiz Marcos Josegrei da Silva seguiu o entendimento do Ministério Público Federal de que os acusados planejavam um atentado terrorista no país. Os condenados foram presos preventivamente pela Polícia Federal às vésperas da Olimpíada Rio 2016, na Operação Hashtag.

    Os oito condenados Oziris Moris Lundi, Levi Ribeiro Fernandes, Israel Pedra Mesquita, Hortencio Yoshitake, Alisson Luan de Oliveira, Luis Gustavo de Oliveira, Fernando Pinheiro e Leonid El Kadre já estavam presos preventivamente e aguardavam o julgamento. Eles foram presos durante a Operação Hashtag .

    Segundo a decisão, entre 17 de março e 21 de julho do ano passado os condenados “se dedicaram a promover a organização terrorista denominada Estado Islâmico do Iraque e do Levante”.

    A promoção do terrorismo se dava por meio de publicações em perfis no Facebook, Twitter e Instagram; conversas em grupos fechados e compartilhamento de material extremista. O conteúdo foi obtido a partir da quebra do sigilo de dados telefônicos.

    “Os condenados exaltavam e celebravam atos terroristas já realizados em todo mundo, passando pela postagem de vídeos e fotos de execuções públicas de pessoas pelo Estado Islâmico, chegando a orientações de como realizar o juramento ao líder do grupo (‘bayat’), e atingindo a discussão sobre possíveis alvos de ataques que eles poderiam realizar no Brasil (estrangeiros durante os Jogos Olímpicos, homossexuais, muçulmanos xiitas e judeus), com a orientação sobre a fabricação de bombas caseiras, a utilização de armas brancas e aquisição de armas de fogo”, informa o juiz na decisão.

    Os condenados:

    LEONID EL KADRE DE MELO — condenado à pena total definitiva de 15 anos, 10 meses e 05 dias de reclusão, sendo 13 anos, 08 meses e 15 dias de reclusão relativos à prática de crime hediondo, em regime inicialmente fechado e multa de 237 dias-multa.

    ALISSON LUAN DE OLIVEIRA — condenado por práticas terroristas à pena total de 6 anos e 11 meses de reclusão, sendo 5 anos e seis meses de reclusão relativos à prática de crime hediondo, em regime inicialmente fechado e multa 70 dias-multa.

    OZIRIS MORIS LUNDI DOS SANTOS AZEVEDO — condeando por práticas terroristas a pena total definitiva de 06 anos e 3 meses de reclusão, sendo 5 anos de reclusão relativos à prática de crime hediondo, em regime inicialmente fechado e multa de 10 dias-multa.

    LEVI RIBEIRO FERNANDES DE JESUS — condeando por práticas terroristas à pena total definitiva de 06 (seis) anos e 3 (três) meses de reclusão – sendo 5 (cinco) anos de reclusão relativos à prática de crime equiparado a hediondo, na forma da Lei nº 8.072/90 – em regime inicialmente fechado, sem direito à substituição por penas restritivas de direito, bem como à pena de multa de 10 (dez) dias-multa, no valor unitário equivalente a 1/30 (um trigésimo) do salário mínimo vigente na data do último fato (julho de 2016), valor que deve ser atualizado monetariamente desde então, tudo na forma da fundamentação supra.

    O Globo

    Urna eletrônica terá novo layout nas eleições de 2018

    Apresentação de protótipo de urna eletrônica
    Os ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foram apresentados na manhã desta quinta-feira (4) ao protótipo da nova urna eletrônica, criada para se adaptar ao voto impresso. A determinação de imprimir o voto é da nova legislação aprovada pelo Congresso Nacional ((Lei nº 13.165/2015) e prevê a mudança a partir das Eleições 2018. A estimativa é de que 35 mil urnas desse novo modelo sejam utilizadas em todo o país já no próximo pleito.

    De acordo com o presidente do TSE, ministro Gilmar Mendes, a Justiça Eleitoral precisou se adequar à imposição da legislação e, por essa razão, desenvolveu um modelo mais moderno que também atenda às necessidades do futuro, uma vez que a urna eletrônica já tem 20 anos e precisa de constantes modificações.

    Ele também falou sobre o custo dessa mudança e a necessidade de ampliação gradual do projeto: “se fossemos substituir todas as nossas urnas pelas novas, seria algo em torno de R$ 2 bilhões. Num momento de entressafra em termos orçamentários, isso não é ideal”.

    Por fim, o ministro Gilmar Mendes destacou que existe uma “mística” sobre a possibilidade de fraude da urna eletrônica, mas os fatos mostram que fraude nas eleições tem mais a ver com abuso de poder econômico e não com questões ligadas ao processo eletrônico da urna ou da apuração de votos.

    Mesmo com a Força Nacional atuando no RN os dados mostram que violência continua crescente

    Agência Estado
    Em dois Estados que recentemente ganharam o reforço da Força Nacional não se notou redução da criminalidade - pelo contrário. Em janeiro, após 14 dias de rebeliões em Alcaçuz, na região metropolitana de Natal, o governo federal enviou 120 militares para atuarem no patrulhamento ostensivo. O que não evitou uma escalada de violência nas ruas. Até 2 de maio, 828 pessoas foram sido assassinadas no Estado. O número é 28,3% maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

    Prefeita Fernanda adere ao movimento em defesa dos municípios em crise financeira e assina decreto que suspende atendimento externo na sede da prefeitura por dois dias

    A Prefeita Fernanda Costa aderiu ao movimento que envolve prefeitos do Rio Grande do Norte e da Paraíba e que tem o objetivo de alertar os cidadãos sobre a crise na administração municipal. Nesta sexta-feira (05) os gestores dos dois estados farão uma manifestação pacifica na Praça do Meio do Mundo, em Campina Grande-PB. Do evento, sairá um documento reunindo as reivindicações dos gestores, entre elas, a necessidade de alterações no pacto federativo.

    Ainda como parte dessa manifestação que busca externar a situação financeira dos municípios, a Prefeita Fernanda Costa assinou um decreto suspendendo o expediente externo nos dias 04 e 05 de maio, na sede da Prefeitura de Santa Cruz. 

    (Clique no link e veja o Decreto Municipal nº 1739, de 02 de maio de 2017: http://www.santacruz.rn.gov.br/site/images/decreto.pdf).

    A manifestação dos prefeitos potiguares e paraibanos antecede a XX Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá entre 15 e 18 de maio.

    Em Parnamirim, PM prende seis pessoas suspeitas de tráfico de drogas

    Na noite desta quarta-feira (3), uma equipe do BPChoque em patrulhamento nas proximidades da rua do Porto em Parnamirim, se deparou com um veículo Ecosport branco em atitude suspeita. 

    Após busca no veículo, os policiais militares constataram que o chassi era adulterado e em continuidade fizeram buscas na residência do suspeito ondeencontraram uma motocicleta com o chassi também adulterado além de uma grande quantidade de maconha, crack, cocaína, um revólver calibre.38, balança de precisão, materiais que seriam para clonagem de outros veículos e R$4.024,00 (quatro mil e vinte quatro). 

    O acusado com o material foram conduzidos a Central de Flagrantes para procedimentos cabíveis.

    Em ataques simultâneos, quadrilhas explodem caixas de bancos em Sítio Novo e Vera Cruz

    Bandidos explodiram caixa em agência de Sítio Novo (Foto: Divulgação/PM)Duas agências bancárias em duas cidades da região Agreste do Rio Grande do Norte foram atacadas por quadrilhas fortemente armadas durante a madrugada desta quinta-feira(4). Em Sítio Novo, a quadrilha com cerca de 12 homens em três veículos explodiram um caixa de autoatendimento do Bradesco e levaram o cofre da agência. 

    Em Vera Cruz, agência ficou destruída com a força da explosão  (Foto: Divulgação/PM)Diversos tiros foram efetuados pela quadrilha segundo relatos dos moradores. 

    Já na cidade de Vera Cruz, segundo a PM, um terminal do Banco do Brasil foi destruído pelos criminosos. Nas duas cidades as ações criminosas ocorreram simuntâneamente entre 2 e 3 horas a madrugada. 

    Até o momento nenhum dos criminosos foi localizado e preso pela Polícia. Também não há notícias quanto ao valor levado pelas quadrilhas de criminosos nos dois ataques.