• Últimas Notícias

    terça-feira, 21 de março de 2017

    NASA encontra nave espacial “perdida” orbitando a lua após oito anos de desaparecimento

    A NASA encontrou uma espaçonave “perdida” orbitando a nossa lua através de uma técnica avançada de radar que pode ajudar em nossas futuras missões com destino à lua.

    A NASA conseguiu encontrar a nave espacial Chandrayaan-1, um objeto cúbico com lados de cerca de um metro e meio, descrito como tendo metade do tamanho de um carro smart.

    O último contato com a espaçonave foi em agosto de 2009.

    Os telescópios ópticos não conseguem encontrar objetos tão pequenos escondidos pelo brilho da lua.

    “Conseguimos detectar o Lunar Reconnaissance Orbiter [LRO] da NASA, a nave espacial Chandrayaan-1 da Organização Indiana de Pesquisa Espacial, orbitando a lua com um radar terrestre”, disse Marina Brozovic, cientista de radares do JPL e principal pesquisadora no projeto de teste.

    Mutirão do consumidor do Procon/RN em parceria com a Defensoria Pública soluciona mais de mil conflitos

    De 15 a 17 de março a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon/RN) e a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE/RN), realizaram o primeiro mutirão do consumidor, que teve como objetivo solucionar conflitos que envolvessem relações de consumo.

    Foram mais de 2 mil atendimentos. E desses foram solucionados quase mil casos.

    Durante o evento, os consumidores tiveram acesso a mesas de negociação direta com instituições bancárias (Banco do Brasil, Caixa Econômica e Itaú). As instituições bancárias e operadoras de cartões de crédito foram os principais alvos dos atendimentos relativos a Defesa do Consumidor. Cada negociação foi aberta pelos fiscais do Procon e mediada por um Defensor Público. Em caso de empréstimos ou dívidas em que o consumidor acredite existir juros abusivos, o atendimento será encaminhado para economistas que verificarão as taxas de juros e encargos aplicadas nos contratos.

    Ministro Luis Roberto Barroso condena filha e genro de outro Ministro, Edson Fachin

    Retaliação? Luis Roberto Barroso condena filha de Edson FachinO ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), condenou à multa de um salário mínimo, por litigância de má-fé, os advogados Melina Girardi Fachin, Marcos Alberto Rocha Gonçalves e Carlos Eduardo Pianovski, do escritório Fachin Advogados Associados. Melina é uma das duas filhas do ministro Edson Fachin, colega de Barroso no STF. Gonçalves é casado com Melina.

    Luís Roberto Barroso afirmou em sua decisão:

    “(...) o uso de meios processuais manifestamente inadmissíveis gera efeitos danosos à prestação jurisdicional, tomando tempo e recursos escassos desta Corte, causando, ainda, prejuízos à parte contrária.”

    Ministro DiasToffoli disse que o sistema brasileiro "está falido" e defende lista fechada como “teste provisório”

    Dias Toffoli, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), disse, hoje, que o sistema brasileiro "está falido" e defendeu a adoção do modelo de lista fechada como um "teste provisório", não definitivo.

    "Claramente esse (atual) sistema está falido. Ele leva à possibilidade de compra de votos, ele leva a uma fragmentação política cada vez maior no sentido de um maior número de partidos sendo criados, isso leva a um governo de cooptação, e não de coalização. Então o que temos é realmente repensar e mudar esse sistema o quanto antes", disse o ministro a jornalistas, depois de participar do Seminário Internacional sobre Sistemas Eleitorais, na sede do TSE.