• Últimas Notícias

    segunda-feira, 6 de março de 2017

    O Sine-RN oferece nesta terça-feira (07) mais de 28 oportunidades de empregos

    O Sine-RN oferece, nesta terça-feira (07), mais de 28 oportunidades de emprego em Natal e Mossoró. Para concorrer às vagas, o candidato deve se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior. 

    O interessado que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, pode comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. 

    O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h. 

    Brasil comemora 85 anos do voto feminino, o RN faz parte desta conquista

    Voto feminino
    Este ano o Brasil comemora 85 anos da conquista do voto feminino, a partir da instituição do primeiro Código Eleitoral, em 1932. Aprovado por meio do Decreto n° 21.076, durante o governo provisório de Getúlio Vargas, em seu artigo 2°, passou a garantir o direito do voto às mulheres: "é eleitor o cidadão maior de 21 anos, sem distinção de sexo, alistado na forma deste Código".

    Segundo a historiadora do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Ane Cajado, antes disso, em 1927, a Lei Eleitoral do estado do Rio Grande do Norte determinou em seu artigo 17: “No Rio Grande do Norte, poderão votar e ser votados, sem distinção de sexos, todos os cidadãos que reunirem as condições exigidas por esta lei”. 

    Na ocasião, 15 mulheres se alistaram e participaram de eleição para o cargo de senador, de candidato único, mas a comissão de verificação de poderes no Senado considerou os votos inapuráveis, por entenderem que apesar da Constituição facultar esse direito aos estados, ainda era uma tradição “mansa e pacífica”. Celina Guimarães Viana, nascida e criada em Mossoró (RN) é apontada como a primeira mulher a se alistar.“Esse foi o primeiro grande exemplo de uma tentativa formal das mulheres de se alistar e votar”, explicou Ane.

    Juiz nega pedido de Lula para depor por videoconferência

    Resultado de imagem para LulaO juiz federal Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal, em Brasília, negou ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nesta segunda-feira (6) ser interrogado por meio de videoconferência. O petista havia solicitado ao magistrado para que fosse ouvido em São Bernardo do Campo (SP). Lula será interrogado em 14 de março, às 10h, na sede da Justiça Federal de Brasília.

    São réus nesta ação, além do ex-presidente Lula, seu amigo, o pecuarista José Carlos Bumlai, o ex-senador Delcídio Amaral, o banqueiro André Santos Esteves, o ex-assessor de Delcídio, Diogo Ferreira Rodriguez, o advogado Edson Siqueira Ribeiro Filho, e o filho de Bumlai, Maurício Barros Bumlai. Todos são acusados de agirem irregularmente para atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.

    O interrogatório de Lula estava marcado para 17 de fevereiro. Após a morte da ex-primeira-dama Marisa Letícia, mulher do petista, o juiz adiou o depoimento do ex-presidente para 14 de março. (JC Online)

    Correios vira operadora de celular com planos sem corte de internet

    Resultado de imagem para correios operadora de celularOs Correios começou nesta segunda-feira(6) a ser operadora de celular. O serviço, que inicialmente só valerá em São Paulo, tem planos a partir de R$ 30 com WhatsApp grátis e sem corte de internet após exceder a franquia.

    O objetivo dos Correios é expandir o serviço para todos os estados do Brasil, mas não há previsão.

    Polícia Militar registra crime de homicídio em São José do Campestre

    Foi registrado no início da tarde desta segunda-feira(06) na cidade de São José do Campestre, na região Agreste do Rio Grande do Norte, o segundo homicídio desse ano de 2017. Segundo informações apuradas pelo Blog O Paralelo junto a Polícia Militar, quando por volta das 14:10 hrs, a vítima, identificada pelo nome de IZAQUEU FÉLIX DA SILVA, vulgo  Kel, de 22 anos, Natural de Santa Cruz e residente em Campestre, foi morto por disparo de arma de fogo na cabeça no Bairro dos Tanques. Até o momento não há informações sobre o autor e o que motivou esse homicído.

    A Polícia está no local isolando a área até a chegada de peritos do Itep para realização de exames de praxe e necropcia. As investigações sobre esse assassinato ficarão por conta da Polícia Civil daquele município.

    Com informações Blog O Paralelo

    Bandidos arrombam Agência dos Correios, mas têm a ação frustrada com a chegada da PM em Florânia

    blog-de-sao-vicente-rn-06-03-17
    Por volta das 02h50 min., da madrugada desta segunda-feira, 06, a Polícia Militar da Cidade de Florânia foi informada de uma movimentação estranha próximo à Agência dos Correios daquela Cidade. De imediato, os Policiais se dirigiram ao local, onde foi constatado que bandidos arrombaram o prédio, na tentativa de chegar até o cofre e roubar o dinheiro.

    No entanto, com a chegada rápida e estratégica da Polícia Militar de Florânia, que teve o apoio da Guarnição da Cidade de Tenente Laurentino Cruz, o grupo criminoso, que deve ter sido avisado por algum olheiro da chegada da Polícia, se evadiu do local, deixando para trás um alicate, uma faca e um boné.


    Violência doméstica: Pesquisa aponta que 40% das mulheres agredidas são evangélicas

    Resultado de imagem para violencia contra a mulher
    A violência doméstica é uma triste realidade no Brasil e uma pesquisa descobriu uma informação ainda mais alarmante: 40% das mulheres que se declaram vítimas de agressões físicas e verbais de seus maridos são evangélicas.

    Esse é o resultado de uma pesquisa da Universidade Presbiteriana Mackenzie a partir de relatos colhidos por organizações não-governamentais (ONGs) que trabalham no apoio às vítimas desse tipo de violência. Os dados são do final do ano passado e foram colhidos junto a ONGs que trabalham com mulheres.

    Agentes penitenciários do RN processam a maior fabricante de armas do Brasil

    Segundo advogado responsável pela ação, a bala fica travada e a arma não dispara  (Foto: G1/RN)Um grupo de agentes penitenciários de Apodi, está processando a maior fabricante de armas do Brasil – a Taurus. Segundo um agente que não quis ser identificado, as pistolas não disparam. “Precisei fazer uma intervenção e a arma não disparou. Minha vida está em risco”, relatou.

    Em reportagem exibida no programa Fantástico, a Taurus afirmou ter conhecimento de algumas ações judiciais nas quais são alegados problemas com armamentos Taurus no Brasil, mas nega a existência de falhas ou defeitos nos mecanismos de funcionamento e segurança das armas. “Ressaltamos que não foi encontrado qualquer defeito específico em nenhum modelo de armas produzidas pela Taurus, segundo perícias realizadas até o momento dentro das normas técnicas aplicáveis”, afirmou a fabricante.

    Segundo o advogado Jorge Ricard Jales Gomes, responsável pela ação, o processo foi protocolado na Comarca de Apodi na última quinta-feira (2). “Estamos esperando o primeiro despacho do juiz, que é a marcação da audiência para que a Taurus de manifeste”, explicou. “Temos perícia e testemunhas que provam o problema que estamos relatando. A bala fica travada na arma e não atira", afirmou.

    Portal G1/RN

    Prefeito gay se casa com parceiro no interior de SP

    Prefeito reeleito em Lins, Edgar de Souza (PSDB), beija o marido Alexsandro Luciano Trindade, após cerimônia de casamento
    Prefeito de Lins, Edgar de Souza (PSDB), beija o marido após cerimônia de casamento (Epitácio Pessoa/Estadão Conteúdo)
    O prefeito reeleito de Lins, Edgar de Souza (PSDB), casou-se no sábado, mas, ainda assim, a cidade do interior de São Paulo não tem o que se convencionou chamar de primeira-dama. Um dos primeiros prefeitos assumidamente gays do Brasil, Souza casou-se com o empresário Alexsandro Luciano Trindade, com quem mantinha união estável há 13 anos, em cerimônia que agitou a sociedade local.

    O governador Geraldo Alckmin (PSDB), em visita ao interior, passou por Lins na véspera para cumprimentar os noivos. O Diversidade Tucana, segmento de políticas LGBT do PSDB, considerou a união um marco na história do país. A cerimônia ecumênica teve oficiantes de vários credos religiosos: uma ministra católica, um pastor anglicano, uma espírita kardecista e um pai de santo.

    Incorpora as polícias: PEC institui a federalização do sistema de segurança pública em todo o Brasil

    A senadora Rose de Freitas (PMDB-ES) apresentou uma proposta de emenda à Constituição (PEC 6/2017) que propõe a federalização dos órgãos de segurança pública no país.

    A PEC incorpora as polícias civis à Polícia Federal, unifica todas as polícias militares em uma Polícia Militar da União e ainda propõe a unificação dos corpos de bombeiros militares em um Corpo de Bombeiros Militares da União. A proposta altera os artigos 21, 22, 42 e 144 da Constituição e o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT).

    Na justificativa, Rose argumenta que o país está convivendo com um "número absurdo de mortes violentas intencionais", citando os 58.492 casos de 2015, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Ela enumerou ainda o fortalecimento das facções criminosas, sangrentas rebeliões em presídios e greves de policiais militares.

    Jornalista da TV Ponta Negra é baleada durante assalto na grande Natal

    A jornalista Amanda Fernandes, foi perseguida e baleada durante um assalto registrado neste domingo (5) em Parnamirim, na Grande Natal. Ela trabalha na TV Ponta Negra, afiliada do SBT no Rio Grande do Norte.

    Amanda, trafegava na rua Olavo Lacerda Montenegro quando foi perseguida por um táxi. Ela foi alvejada na perna, perdeu o controle do veículo e capotou. De acordo com a PM, os ocupantes do táxi eram um casal, que ainda roubou todos os pertences dela, que se fingiu de morta com a aproximação dos criminosos.

    Ainda segundo a PM, ela foi encaminhada para o Hospital Walfredo Gurgel, passou por cirurgia para retirada da balada que ficou alojada na perna e de estilhaços que atingiram o olho.

    A assessoria de comunicação da PM, disse que está mobilizada para encontrar os suspeitos do crime. Por G1

    Homem tenta aprender a dirigir e atropela 4 pessoas em Parnamirim

    O que começou errado terminou em tragédia durante a tarde deste domingo (5) na Rua Gustavo Pereira, no bairro Monte Castelo, em Parnamirim. Um homem que aprendia a dirigir um veículo, perdeu o controle e acabou atropelando quatro pessoas que estavam conversando na calçada.

    De acordo com testemunhas, as vítimas foram socorridas por equipes do Samu em estado grave, mas não correm risco de morte. Uma guarnição da Polícia Militar esteve no local para dar apoio. O motorista também foi socorido e deverá responder a um processo na justiça. (Parnamirim Agora)

    Hospitais Universitários do Brasil irão receber R$ 51,6 milhões do MEC

    O Ministério da Educação liberou R$ 51,6 milhões para a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), órgão vinculado à pasta.

    Do total, R$ 38,7 milhões serão destinados ao Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf) para cobrir despesas de contratos e manutenção que os hospitais universitários federais tiveram em 2016 com obras, reformas, aquisição de equipamentos, ampliações e compra de materiais.

    Além dos valores destinados ao Rehuf, outros R$ 4,94 milhões serão aplicados no pagamento de contratos e despesas com manutenção da Ebserh e R$ 7,9 milhões vão atender ao Programa Mais Médicos.

    A Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. Para o presidente da empresa, Kleber Morais, os hospitais universitários são de referência e a liberação dos recursos reforça a preocupação do MEC com as unidades federais do País. *Com informações do Portal Brasil

    Chapecoense realiza primeira viagem internacional após trágico acidente

    A Chapecoense iniciou neste domingo (5) a sua primeira viagem internacional depois da tragédia área que vitimou seu elenco em novembro do ano passado, na Colômbia. A delegação vai para Maracaibo, na Venezuela, em voo comercial, para jogar contra o Zúlia (VEN), pela Libertadores. 

    Antes de desembarcar em território venezuelano, a equipe comandada pelo técnico Vagner Mancini irá fazer uma conexão no Panamá. A previsão é que o grupo chegue ao destino na noite deste domingo (5). O duelo contra o Zúlia está marcado para terça-feira (27), às 21h45 (horário de Brasília). A Chape integra o grupo 7 que ainda o Nacional (URU) e Lanús (ARG).

    Saques do FGTS inativo começam na próxima sexta-feira, dia 10

    Mais de 4,8 milhões de trabalhadores que têm contas inativas no Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e se enquadram nas regras definidas pelo governo poderão sacar o valor depositados nas contas na próxima sexta (10). 

    Os trabalhadores com contas inativas do FGTS e que fazem aniversário nos meses de janeiro e fevereiro poderão sacar o valor entre 10 de março e 7 de abril. O primeiro lote equivale a 16% do total de pessoas com direito a retirar a quantia. 

    O saldo de todas as contas inativas é de R$ 43,6 bilhões. Caso o trabalhador perca o prazo, ele só poderá sacar o valor quando se aposentar, comprar moradia própria ou se enquadrar nas outras possibilidades de saque. 

    Para sacar, o trabalhador deve ter carteira assinada e ter pedido demissão ou ter sido demitido por justa causa com o contrato finalizado até 31 de dezembro de 2015. Filhos, cônjuges e dependentes de trabalhadores que já morreram também poderão sacar os recursos em contas inativas do FGTS. Por Agência Brasil

    Papa pede que fiéis carreguem e leiam Bíblia como se fosse celular

    Resultado de imagem para O papa Francisco
    Foto: Agência Lusa
    O papa Francisco pediu neste domingo, 5, que as pessoas carreguem e leiam a Bíblia com tanta dedicação quanto o fazem com seus celulares. Falando a peregrinos na Praça São Pedro, na Cidade do Vaticano, sob forte chuva, o papa, de 80 anos, perguntou: “O que aconteceria se tratássemos a Bíblia como fazemos com nossos celulares?”

    “Se nós voltássemos para recuperá-la quando a esquecêssemos? Se a carregássemos conosco sempre, mesmo em uma pequena versão de bolso?”, questionou. “Se lêssemos as mensagens de Deus na Bíblia como lemos mensagens em nossos celulares?”

    Francisco considerou a comparação “paradoxal” e disse que deveria ser uma fonte de reflexão. Para ele, a leitura da Bíblia ajuda as pessoas a resistir às tentações diárias. (Por Reuters)

    Brasil inicia ano fechando 40,8 mil empregos formais; saldo é o menor desde 2014

    Pelo 22º mês seguido, mais pessoas foram demitidas do que contratadas com carteira assinada. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje (3) pelo Ministério do Trabalho, o país fechou 40.864 postos formais de trabalho em janeiro. O número leva em conta a diferença entre admissões e demissões.

    A última vez em que o Caged registrou saldo positivo foi em março de 2015, quando 19,2 mil vagas haviam sido criadas. Apesar do desempenho negativo em janeiro, o saldo foi melhor que no mesmo mês de 2015 e 2016, quando haviam sido extintas 99.694 e 81.744 vagas, respectivamente.

    Na comparação por regiões, o Nordeste liderou as demissões, com extinção de 40.803 postos de trabalho em janeiro. Em seguida, vêm as regiões Sudeste (-30.388 vagas) e Norte (-6.835). O Sul liderou a criação de empregos, com 24.391 vagas abertas, seguido pelo Centro-Oeste, com 12.771 novos postos formais. (Portal No Ar)

    Globo bate o ABC por 2 a 0 e conquista 1o turno do Campeonato Potiguar

    O Globo venceu o ABC por 2 a 0 na tarde deste domingo (5) e conquistou o 1º turno do Campeonato Potiguar 2017 – Taça Cidade do Natal. Com o título, a Águia de Ceará-Mirim garantiu presença na final do campeonato e conquistou as vagas das Copas do Nordeste e do Brasil 2017. Também encaminhou a sua vaga no Brasileiro da Série D 2018.

    O time de Ceará-Mirim foi superior ao alvinegro da capital durante a toda a partida, sem levar em conta que o ABC era o favorito e tinha a vantagem de jogar pelo empate.

    Os gols da vitória foram marcados pelos dois Renatinhos – Carioca e o Potiguar – um em cada tempo de partida. O ABC não teve sequer força para reagir, não ameaçando a supremacia do Globo em campo.

    Vice-campeão, Flamengo vira chacota nas redes sociais após perder final para o Fluminense

    Flamengo vira chacota nas redes sociaisO Flamengo foi vice-campeão da Taça Guanabara, pelo Campeonato Estadual do Rio de Janeiro. Neste domingo, após o time empatar em 3 a 3 com o Fluminense no tempo normal e perder, nos pênaltis, por 4 a 2, o Rubro-negro virou chacota pelas redes sociais. Os torcedores rivais não perderam a chance de provocar o time da Gávea.

    Além de o goleiro Júlio César ter defendido a cobrança do zagueiro e capitão Réver, o também defensor Rafael Vaz mandou para fora a bola. Diego e Guerrero foram os únicos que converteram para o Flamengo. Já o Fluminense converteu todas as penalidades com Lucas, Henrique, Marquinho e Marcos Júnior.
    Flamengo vira chacota nas redes sociais