• Últimas Notícias

    sexta-feira, 30 de junho de 2017

    Brasil é país com mais vírus perigosos, diz estudo

    O estudo, que foi realizado pela ong americana EcoHealth Alliance e publicado na revista Nature, analisou a distribuição global de 586 vírus, que são capazes de infectar 754 espécies de mamífero – inclusive o ser humano. Os cientistas queriam descobrir em quais lugares do globo há mais vírus “zoonóticos”, ou seja, que podem ser transmitidos de animais selvagens para pessoas. A América Latina, com destaque para o Brasil, ficou em primeiro lugar. Os vírus se concentram na região da Amazônia – segundo os pesquisadores, justamente devido à ampla biodiversidade da região. Os morcegos e os macacos são os animais mais afetados pelos vírus zoonóticos.

    Os macacos africanos também hospedam vírus zoonóticos, mas os bichos mais perigosos do continente são bodes, camelos e antílopes – que carregam as maiores quantidades de vírus, segundo o estudo.

    Com a pesquisa, os cientistas tentaram estimar de onde poderá surgir a próxima grande pandemia (epidemia que se espalha por uma grande região geográfica). Vale destacar que o estudo só computou a presença de vírus zoonóticos, não seu potencial de contágio. Ou seja, não calcula a quantidade de pessoas que eles poderiam efetivamente infectar – se muita gente ou apenas moradores de áreas próximas à floresta.

    Super Interessante

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

    IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.