• Últimas Notícias

    terça-feira, 2 de maio de 2017

    Emparn distribuirá raquetes de palma forrageira para Campo Redondo, Lajes Pintadas e Coronel Ezequiel

    Resultado de imagem para raquetes de palma forrageira das variedades Orelha de Elefante Mexicana e MiúdaNesta semana, entre os dias 3 e 5 de maio, a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), vai distribuir 10 mil raquetes de palma forrageira das variedades Orelha de Elefante Mexicana e Miúda para agricultores familiares dos municípios de Campo Redondo, Lajes Pintadas e Coronel Ezequiel. 

    Na última quinta-feira (27), já haviam sido distribuídas outras 10 mil raquetes para moradores de Jaçanã. As ações acontecem em parceria com o Idiarn, Emater e as secretarias municipais de Agricultura e a ASA/Trairi. A Emparn coordena e executa no Rio Grande do Norte Convênio celebrado com a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário, que contempla atividades de pesquisa, desenvolvimento e transferência de tecnologias voltadas à utilização da palma forrageira como reserva forrageira estratégica para o semiárido nordestino. 

    Entre as metas do Convênio incluem-se a implantação e acompanhamento de bancos de raquetes sementes de palma forrageira tolerantes a cochonilha do carmim (Dactylopius opuntiae) a fim de repovoar áreas atingidas pela praga e formar barreiras para impedir a propagação oriunda dos municípios com maiores índices de infestação monitorados pelo Idiarn. 

    A empresa já implantou 24 unidades em diversas regiões do estado com doação de 5 mil raquetes a agricultores familiares indicados pelos Conselhos Municipais, com o compromisso de atuarem como unidades de divulgação e repasse posterior da mesma quantidade recebida a outros agricultores. Esses municípios foram indicados pelo Idiarn por apresentarem alto nível de infestação da cochonilha do carmim. Nas últimas semanas, a Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Pesca tem efetuado reuniões com suas vinculadas Emparn, Emater e Idiarn, com intuito de incrementar essas ações por meio do Programa RN Sustentável, onde está prevista a aquisição de 2,76 milhões de raquetes sementes de palma tolerantes a cochonilha do carmim para atender as diversas regiões do estado.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

    IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.