• Últimas Notícias

    sexta-feira, 24 de março de 2017

    Santa Cruz: Promotoria realiza reunião para serviço de acolhimento em família acolhedora

    A 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Santa Cruz, com o auxílio do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça da Infância, Juventude e Família, realizou na última terça-feira (21) reunião com os prefeitos e secretários municipais de Santa Cruz, Coronel Ezequiel, Lajes Pintadas, Jaçanã, Japi, São Bento do Trairi e Campo Redondo com o objetivo de induzir a implantação do serviço de acolhimento familiar nos respectivos territórios.

    Na ocasião, foi exposta aos gestores municipais a Campanha Abrace Vidas, à qual os municípios de Santa Cruz e de Lajes Pintadas haviam aderido quando de seu lançamento em 2014, bem como as reais vantagens que o serviço de acolhimento em família acolhedora representa para a criança e o adolescente e as vantagens econômico-financeiras comparadas ao acolhimento institucional.

    Durante a reunião, foi registrado que a ausência de prestação do serviço acarreta inúmeros prejuízos à população infantojuvenil, que permanece sob violação de direitos, ante a falta de alternativas, além de dificultar o trabalho da rede de proteção e dos órgãos do Sistema de Garantia de Direitos, como Conselho Tutelar, Ministério Público e Poder Judiciário.

    A prefeita de Santa Cruz, Fernanda Costa Bezerra, informou a existência de Lei Municipal criando o serviço de família acolhedora e assegurou a escolha dos profissionais para composição da equipe de referência no prazo de 15 dias e a deflagração do processo de implantação do serviço, enquanto os demais gestores pontuaram a necessidade de avaliação das condições do município para adesão à Campanha, prestando as informações necessárias à 1ª Promotoria de Justiça da Comarca.

    A Campanha Abrace Vidas foi desenvolvida pelo CAOP Infância com o desejo de fomentar a implantação do serviço de acolhimento em família acolhedora nos municípios potiguares.

    Participaram da reunião o 1º promotor de justiça da Comarca de Santa Cruz, Ricardo José Costa de Lima, a coordenadora e equipe técnica do CAOP Infância, Sandra Angélica Pereira Santiago, Laís Jacobina e Brena Oliveira, os prefeitos de Santa Cruz, Japi, Coronel Ezequiel e Jaçanã, Fernanda Costa Bezerra, Jodovaldo Ferreira de Pontes, Cláudio Marques Macedo e Otto Mário de Araújo Costa, respectivamente, além dos secretários de assistência social de Santa Cruz, Campo Redondo, Lajes Pintadas, São Bento do Trairi e Jaçanã, Dayse Martins Soares, Karmen Marília da Silva, Maciel Rodrigues dos Santos e Gilvancleidy Vangecleia Pereira. Também estiveram no encontro profissionais da assistência destes municípios.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

    IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.