• Últimas Notícias

    sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

    Céu desta noite terá eclipse lunar e a passagem de um cometa nesta sexta (10)

    Resultado de imagem para eclipse penumbral da Lua e a passagem do cometa 45P- Honda-Mrkos-Pajdusáková.
    Dois fenômenos astronômicos poderão ser observados na noite desta sexta-feira (10) e madrugada de sábado: um eclipse penumbral da Lua e a passagem do cometa 45P- Honda-Mrkos-Pajdusáková. 

    Por volta das 20h desta sexta, parte da Lua vai ficar com menos brilho por conta da sombra da Terra. O eclipse lunar será visível em grande parte do leste da América do Sul, leste do Canadá, na Europa, na África e na Ásia ocidental.

    "O melhor horário para se observar será às 22hs44m, mas por ser penumbral, é muito difícil de ser notado, pois a alteração do brilho da Lua é muito sutil", conta Sandra dos Anjos, professora do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP.

    Já o cometa 45P / Honda-Mrkos-Pajdusáková deverá passar pela órbita da Terra logo nas primeiras horas deste sábado.

    Segundo o UOL, não é preciso se desesperar, pois não se trata de um meteoro prestes a colidir com o planeta. A Nasa afirmou que o cometa deverá passar a uma distância de aproximadamente 12 milhões de quilômetros da Terra.

    Quem tiver binóculos e telescópios poderá observar o fenômeno esverdeado, na constelação de Hércules. O cometa 45P só vai voltar a passar pelo planeta no ano de 2022.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

    IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.