• Últimas Notícias

    sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

    Morre Dinorá Simas, ex-diretora "linha dura" do presídio de Alcaçuz e Sindasp emite nota

    Resultado de imagem para ex-diretora da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, Dinorá SimasA ex-diretora de Alcaçuz, Dinorá Simas, morreu hoje, vítima das complicações de saúde causadas por um aneurisma. O Sindicato dos Agentes Penitenciários emitiu nota de pésar. 

    O Sindasp-RN, em nome de todos os agentes penitenciários do Estado, comunica e lamenta profundamente a morte da agente Dinorá Simas. Ela faleceu na noite desta sexta-feira (2), após complicações em seu quadro de saúde.

    Dinorá Simas, que já foi diretora da Penitenciária Estadual de Alcaçuz e de outras unidades, estava internada desde a última terça-feira (29), quando sofreu um aneurisma da aorta toráxica.

    "Perdemos um mito dentro do Sistema Penitenciário do Rio Grande do Norte, uma mulher guerreira, exemplo de coragem e de comprometimento com a segurança pública", comenta Vilma Batista, presidente do Sindasp-RN.

    Vilma lembra que Dinorá Simas era uma das mais antigas agentes penitenciárias, sendo servidora desde 2002, e sempre honrou a categoria com sua determinação. 

    "Ao longo da vida, Dinorá nunca se omitiu e nem mesmo se acovardou diante de ameaças de criminosos. Portanto, ela ficará lembrada para sempre em nossos corações como profissional, mas, principalmente, como amiga e companheira. Desejamos força a todos os familiares nesse momento e que Deus a receba em um bom lugar". (NovoJornal)

    Municípios potiguares recebem Selo da Unicef


    Quarenta e nove municípios potiguares receberam, nesta sexta-feira (02), o Selo Unicef- Município Aprovado (2013-2016). O evento aconteceu na Escola de Governo, e contou com o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (Sethas-RN). 

    A cerimônia teve a presença dos prefeitos dos 49 municípios premiados por implementarem políticas públicas para diminuir as desigualdades e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes. Estiverem presentes na cerimônia, também, a secretária adjunta da Sethas-RN, Maira Oliveira, o secretário de Relações Institucionais, Getúlio Ribeiro, representantes da Unicef e do Ministério Público.

    A secretária adjunta da Sethas, Maira Almeida, ressaltou a importância do Selo Unicef. “ É uma premiação muito importante para o município, pois significa que ele pensa e executa políticas para a criança e do adolescente e também mostra que houve um avanço nessa política e que existe um retorno da comunidade”.  

    O Selo Unicef- Município Aprovado é uma premiação que tem o objetivo de contribuir para o fortalecimento da gestão municipal no cumprimento do seu papel constitucional, alcançando resultados por meio de políticas públicas efetivas para promover a proteção integral da população de até 17 anos. 308 municípios do Semiárido Brasileiro receberam o selo Unicef este ano. 

    Municípios Premiados

    Enquanto isso em Brasília

    Nova Cruz prepara funeral especial para volante Gil, da Chapecoense

    Resultado de imagem para gil da chapecoenseNovo Jornal - Nova Cruz começa a se preparar para o velório do volante Gil, uma das vítimas do trágico acidente com o avião da empresa Lamia, que transportava a delegação da Chapecoense para Medellín. A família do jogador acredita que o funeral deva acontecer até no máximo a segunda-feira (5).

    Um veículo do Corpo de Bombeiros foi solicitado pelo 8° Batalhão da Polícia Militar, com sede em Nova Cruz, para fazer o translado com o corpo. De acordo com o Coronel Tavares, que responde pelo destacamento, a intenção é de que o veículo com o corpo do jogador faça um cortejo pelas principais ruas da cidade, antes de ser levado ao cemitério municipal.

    “Conversei ontem [quarta-feira] com os comandantes dos Bombeiros e fiz a solicitação do veículo. Acredito que essa seja uma forma de homenagear o Gil, que é uma pessoa querida por todos nós”, disse o Coronel Tavares por telefone.

    Resultado de imagem para jk studio e cartuchos
    Ainda segundo o comandante policial, batedores da Polícia Militar irão acompanhar todo o cortejo. A área no entorno do ginásio poliesportivo Geovana de Azevedo Targino, onde o corpo de Gil será velado, será interditada para veículos. Tavares acredita que mais de 10 mil pessoas passem pelo local para se despedir do volante.

    “Posso dizer que não só o povo de Nova Cruz se comoveu com essa tragédia. Há uma mobilização em toda a região agreste de pessoas que querem participar do funeral. A Polícia Militar está traçando um plano de operações para garantir que tudo ocorra dentro da normalidade”, contou o policial.

    A cidade de Nova Cruz possui cerca de 37 mil habitantes. Gil nasceu em Santo Antônio, a 80 quilômetros de Natal, mas viveu toda a infância e adolescência em Nova Cruz. Foi no São Sebastião, um dos mais tradicionais clubes do município, que ele deu os primeiros passos para a profissionalização, aos 14 anos.

    Antes de ser levado para Nova Cruz, o corpo de Gil será velado na Arena Condá, em Chapecó, onde a Chapecoense organiza uma cerimônia coletiva com todas as vítimas fatais do acidente que faziam parte do clube. O empresário do volante, Marcel Camilo, e a esposa do atleta, Valdécia Paiva, acompanharão o velório na cidade catarinense. Além da mulher, Gil deixa duas filhas - de dois e quatro anos.

    Escolas de Campo Redondo são mobilizadas e apresentam seus trabalhos na III Mostra Cultural

    Resultados de mostras escolares, exposições de projetos, apresentações culturais, musicais, salas temáticas, oficinas de libras e braile, uma variedade de iniciativas nas mais diversas áreas do conhecimento, foram apresentadas na III Mostra Educacional e Cultural em Campo Redondo. A ação realizada pela secretaria municipal de educação reuniu estudantes e educadores da educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, além da comunidade.

    O prefeito de Campo Redondo, Alessandru Alves (PROS) disse que todos os investimentos para o fortalecimento da educação são necessários e que tem priorizado estas ações em sua gestão. A III Mostra Cultural seguiu até esta quinta-feira (1º). “A certeza de estar no caminho certo se evidencia ao se perceber o envolvimento de todos os segmentos escolares com as escolas, com a educação. Todas as escolas demonstraram um grande leque de possibilidades de ensino e de aprendizagem, da construção da escola cidadã, das diversas formas de incluir”, contou a secretária de educação Simone Cortez.

    Imagem relacionada

    Natal: Segurança é morto durante tentativa de assalto em padaria no Bom Pastor

    Foto por Sérgio Costa
    Uma tentativa de assalto, na noite desta quinta-feira (1°), terminou com um segurança morto a tiros. Um bandido armado tentou roubar uma padaria e um homem que trabalhava no local fazendo a segurança reagiu e acabou sendo baleado.

    O caso aconteceu no bairro do Bom Pastor. A padaria alvo dos bandidos, inclusive, é a mesma onde, no ano passado, o proprietário já havia sido morto também em uma tentativa de assalto.

    No caso dessa quinta-feira, a vítima foi o segurança identificado como Joailson Basílio da Silva, de 37 anos. De acordo com informações da polícia, um homem chegou ao estabelecimento para assaltar e o segurança percebeu, ressaltou o PortalBO em sua página eletrônica

    Joailson Basílio tentou impedir o criminoso, mas foi baleado e caiu morto em via pública. O bandido fugiu logo em seguida e ainda não foi localizado.
    Imagem relacionada

    Bandidos arrombam caixa eletrônico com maçarico em Acari

    Fotos via redes sociais
    Uma agência bancária do Banco do Brasil, em Acari, na região do Seridó, foi arrombado na madrugada desta sexta-feira (2). De acordo com a Polícia Militar, assaltantes invadiram o banco e conseguiram violar pelo menos um caixa eletrônico com a ajuda de um maçarico. 

    Fotos via redes sociais
    O compartimento onde era guardado o dinheiro foi levado pelos criminosos, mas a quantia roubada não foi informada.

    Na fuga, os criminosos afetuaram disparos atingindo um vigia no braço e incendiaram uma caminhonete Hilux entre as cidades de Acari e Currais Novos.

    O Paralelo
    Imagem relacionada

    Usuários de água do Interior do RN são cadastrados através do Igarn Itinerante

    FELIPE ALECRIM/IGARN
    O Igarn Itinerante leva serviços do Instituto de Gestão das Águas do RN, que só são realizados na sede em Natal, para as cidades do interior. A ação passou por Caicó no período de 23 a 25 de novembro realizando 190 regularizações de usuários de água da região Seridó. Já nessa última quarta-feira (30), foi a vez de Ceará-Mirim receber os técnicos do Instituto. Em apenas um dia foram feitos 45 atendimentos para cidadãos da própria cidade e também do município de Pureza.

    Durante as ações do Igarn Itinerante, os técnicos do Instituto realizam a regularização de usuários de águas por meio de pedidos de outorgas e dispensas de outorgas. No ato do cadastramento o usuário deve ter em mãos cópias dos seus documentos pessoais (RG e CPF), conta de luz, Cadastro Ambiental Rural (se tiver), documentos da terra (escritura, cadastro no Incra, ITR) e documentação do poço, caso exista.

    Na próxima quarta-feira (7), o Igarn Itinerante estará na cidade de João Câmara atendendo à região do Mato Grande. Devido à grande procura dos usuários de água da cidade, Caicó receberá a equipe do Igarn nos dias 12 e 13 de dezembro para atender àqueles que não conseguiram fazer a sua regularização. No dia 14 de dezembro é a vez de Jardim do Seridó receber os técnicos do Instituto. 
    Imagem relacionada

    Chapecoense recebe réplica da taça da Sul-Americana em Medellín

    trofeu sul-americana camisa kempes chapecoense (Foto: GloboEsporte.com)A Chapecoense recebeu nesta quinta-feira o troféu da Copa Sul-Americana, torneio do qual era finalista nesta temporada. A taça foi um presente do Santa Fe, clube de Bogotá, atual campeão da competição. Uma camisa do atacante Kempes, encontrada no local do acidente, também foi entregue aos dirigentes catarinenses. Foi tirada uma foto do uniforme do jogador com o troféu por cima.

    O presidente do Santa Fe, Cesar Pastrana, se mostrou solidário e quis fazer uma homenagem à Chapecoense, mas não quis dar entrevistas. Eles quis evitar a espetaculização para não parecer resposta ao Atletico Nacional, que fez uma linda homenagem à Chape na noite anterior em seu estádio.

    O dirigente do Santa Fe, internamente, fez questão de frisar que o sonho da equipe catarinense era o mesmo do time colombiano de um ano atrás, quando viajou para enfrentar o Huracán e ser campeão da Sul-Americana. 

    O troféu é uma réplica dada pela própria Conmebol, pois a original sempre é devolvida à entidade. O presidente fez uma mobilização junto aos sócios do Santa Fe para saber se poderia, de fato, doar a taça, e a medida foi aprovada.

    Sobre a camisa de Kempes, ela foi entregue por uma moradora da região, que a encontrou perto do local da queda do avião e a levou nesta quinta no QG montado no aeroporto de Medellín. O uniforme será entregue no Brasil para a esposa do jogador. 

    Globo Esporte
    Imagem relacionada

    Repórter da Globo não segura o choro ao falar de colega e desaba ao vivo; veja vídeo

    O correspondente Ari Peixoto chorou ao vivo durante uma entrada no “Jornal Hoje” desta quinta-feira (1º). O jornalista ficou emocionado ao anunciar a liberação do corpo de um colega da TV Globo que morreu no acidente de avião com a delegação da Chapecoense, na Colômbia. “Os próximos três corpos a saírem daqui, dois são de brasileiros e o outro é de um paraguaio, e um desses dois brasileiros, eu não queria dizer isso, mas é do nosso colega, do Guilherme Van der Laars…, me desculpa”, disse ele, em lágrimas.


    Evaristo Costa reassumiu o comando da atração e consolou o parceiro: “Imagina, Ari, não precisa pedir desculpas. A gente entende completamente esse momento.” Assista: