• Últimas Notícias

    sábado, 26 de novembro de 2016

    Com Inteligência Artificial, Google Translate é capaz de aprender novas línguas sozinho


    Uma ferramenta de Inteligência Artificial (AI, na sigla em inglês) agora pode traduzir palavras e frases de duas línguas que ele ainda não foi treinado. Em uma pesquisa divulgada recentemente, o Google revela como ele usa sua própria "interlíngua" para representar frases, independentemente da linguagem.

    A gigante tecnológica trocou recentemente o principal "motor" do Translate, que agora funciona graças a um sistema chamado de Google Neural Machine Translation (GNMT). Essa é uma "estrutura de aprendizagem de ponta a ponta que aprende com milhões de exemplos", diz a empresa. Com isso, a qualidade das traduções melhoraram de forma drástica.

    O problema é que o Google Translate funciona com 103 idiomas, ou seja, existem 5.253 "pares" de idiomas a serem traduzidos. Ou seja, não é um trabalho nada simples de ser feito. 


    Vice-presidente dos direitos humanos admite que recebia mesada do PCC

    luiz-santos-1O vice-presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Humana (Condepe), Luiz Carlos dos Santos, admitiu em depoimento à Polícia Civil de São Paulo que recebia uma mesada do PCC para prestar serviços à organização criminosa. Santos é um dos 55 alvos da Operação Ethos, que desmontou o núcleo jurídico da facção, a chamada “célula R” — cada integrante dela era chamado de R1, R2, R3 até o R41. Santos teve a prisão temporária (válida por 5 dias) prorrogada pela Justiça paulista nesta sexta-feira, no mesmo dia em que foi afastado do cargo pelo Condepe.

    Em seu interrogatório, obtido com exclusividade pela VEJA, Santos diz que vinha sendo renumerado pelo PCC desde janeiro de 2015 e que só não recebeu neste mês porque a facção atrasou o pagamento. O objetivo inicial dos criminosos era que ele usasse de sua influência perante desembargadores e representantes do governo para interceder pelos membros da facção. 

    Campestrense representa o Brasil na Copa Tango em Buenos Aires

    Ecildo Lopes é líder em medalhas das américas
    O campestrense Ecildo Lopes de Oliveira, paratleta da AABB/Natal embarcou para Buenos Aires, e estará representando o Brasil na 14ª edição da Copa Tango Sênior (fator 20 do Circuito Mundial Paralímpico de Tênis de Mesa). Ecildo atualmente é o 32º colocado no ranking mundial da Classe 4.

    A competição paralímpica será realizada até o próximo domingo (27). Os torneios por equipes teve início ontem, na sexta-feira (25) e hoje (26), segundo informou o site Soumaisrn.

    Ecildo Lopes Oliveira, no topo do pódio, (foto acima) é o mesatenista brasileiro com maior número de medalhas internacionais em cadeira de rodas das Américas 

    RN conquista 31 medalhas nas Paralimpíadas Escolares

    O Rio Grande do Norte despediu-se das Paralimpíadas Escolares com uma campanha histórica em São Paulo. A delegação potiguar estabeleceu um novo recorde conquistando 31 medalhas (15 de ouro, sete de prata e nove de bronze), encerrando em oitavo lugar na classificação geral. Ainda teve a equipe de goalball feminino conquistando o inédito título invicto e consagrando a atleta Geovana Clara como a melhor jogadora da competição, além do primeiro lugar do time da bocha, que saiu com o título de campeão geral.

    Para o chefe de gabinete da Secretaria de Estado do Esporte e do Lazer (SEEL), Cezar Nunes, que chefiou a delegação em São Paulo, o resultado é fruto da parceria que o Governo do Estado vem mantendo com associações e escolas para o fortalecimento do paradesporto escolar."Neste ano, o Governo do RN, por meio da SEEL, realizou parcerias para a qualificação de professores que trabalham com portadores de deficiência, além de organizar competições que incentivam à prática esportiva e inclusão social. O resultado não poderia ser outro com atletas e técnicos cada vez mais qualificados e competitivos. Nossa delegação está de parabéns", comentou Nunes.

    Morre Fidel Castro aos 90 anos, o último revolucionário

    Morre Fidel Castro, o último revolucionário
    Fidel Castro morreu. Aos 90 anos de idade, o líder histórico da Revolução cubana faleceu na noite desta sexta-feira em Havana, Cuba. O presidente Raúl Castro, seu irmão, comunicou o fato em uma mensagem transmitida pela televisão. “Com profunda dor, compareço aqui para informar ao nosso povo, aos amigos da nossa América e do mundo que hoje, 25 de novembro de 2016, às 10h29 da noite [1h29 de sábado, pelo horário de Brasília] faleceu o comandante em chefe da Revolução Cubana, Fidel Castro Ruz”, declarou o mandatário, comovido.

    Morre Fidel CastroUma das principais figuras do século XX, Fidel Castro morre 60 anos depois de desembarcar em Cuba no navio Granma com um grupo de rebeldes provenientes do México, para fazer a guerrilha que viria a derrotar Fulgencio Batista em 1959.

    Após 47 anos ininterruptos à frente do regime socialista que construiu em torno da sua liderança, Castro abandonou o poder há dez anos, em 2006, por problemas de saúde. Raúl Castro, cinco anos mais novo, assumiu o comando, primeiro provisoriamente, e dois anos depois, em 2008, de forma definitiva, como presidente do Conselho de Estado e do Conselho de Ministros.

    Raúl Castro acrescentou em sua mensagem que nas próximas horas serão anunciados detalhes do funeral de Fidel Castro, com quem Raúl esteve pela última vez em 15 de novembro, quando o veterano líder recebeu em sua casa o presidente do Vietnã, Tran Dai Quang. Na semana passada, deveria ter recebido também o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, mas o encontro foi cancelado.

    Por El País

    Bradesco pode fechar agências nos próximos meses, anuncia presidente do banco

    Depois de anúncios do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal, o Bradesco também poderá realizar medidas de economia, como fechamento de agências e transferência para postos de atendimento menores nos próximos meses. 

    A informação foi passada pelo presidente do banco, Luiz Carlos Trabuco, durante reunião com investidores em São Paulo. Segundo informações do jornal Folha de S. Paulo, o banco estava descartando a possibilidade de fechar agências após a sobreposição de unidades com o HSBC. 

    Urgente: Santa Cruz e mais vinte cidades do RN estão em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika

    Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2016, realizado pelo Ministério da Saúde, em conjunto com os municípios, aponta que 21 cidades encontram-se em situação de alerta ou risco de surto de dengue, chikungunya e zika no Estado do Rio Grande do Norte.

    Desse total, 10 municípios estão em risco e 11 em alerta. Outros quatro estão em situação satisfatória. Os dados do LIRAa, foram apresentados pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, que também divulgou a nova campanha deste ano para combate ao mosquito transmissor das três doenças. 

    A nova campanha chama a atenção para as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue, além da importância de eliminar os focos do Aedes.  

    Veja a relação dos municípios do RN

    Bandeira tarifária volta a ficar verde em dezembro, sem custo extra de energia

    Resultado de imagem para Bandeira tarifária volta a ficar verdeA bandeira tarifária que será aplicada nas contas de luz em dezembro será a verde, o que significa que não haverá cobranças extras para o consumidor.

    Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica, o que determinou a volta da bandeira para o patamar verde foi a condição hidrológica mais favorável, o que permitiu o desligamento das usinas térmicas mais caras.

    No mês passado, a bandeira adotada foi a amarela, por causa da falta de chuvas, o que fez com que fossem acionadas termelétricas com custo mais alto, para garantir o suprimento de energia para o país.