• Últimas Notícias

    segunda-feira, 24 de outubro de 2016

    Próximo a cair e acuado, Renan Calheiros vai ao STF contra ação da PF e chama ministro de "chefete de polícia"

    Resultado de imagem para renan calheiros com raiva
    O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse hoje (24) que vai entrar com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a ação da Polícia Federal que resultou na prisão de quatro policiais legislativos, na última semana. Segundo Renan, a ação feriu o princípio da separação de Poderes.

    “A ação vai ser no sentido de fixarmos claramente a competência dos Poderes, um juizeco de primeira instância não pode a qualquer momento atentar contra um Poder. Busca e apreensão no Senado somente com a decisão do STF e não por um juiz de primeira instância”, disse o presidente do Senado.

    Em entrevista coletiva para anunciar a ação no STF, Renan subiu o tom nas críticas ao juiz que autorizou as prisões, Vallisney de Souza Oliveira, da 10ª Vara da Justiça Federal, e até ao ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, que criticou a Polícia Legislativa pela suposta obstrução da Lava Jato. Renan chamou o juiz de “juizeco” e disse que Moraes se comporta, “no máximo”, como um “chefete de polícia”.

    Inacreditável: Bebê com tumor na cabeça ainda no útero da mãe nasce pela "segunda vez", confira

    Olha que história super interessante, a americana Margaret Boemer deu à luz sua filha Lynlee em junho deste ano. O parto, no entanto, tratou-se do "segundo nascimento" da pequena, uma vez que esta não foi a primeira vez que ela deixou o útero.

    De acordo com o programa televisivo The Today Show, da NBC, médicos do hospital diagnosticaram um tumor na cabeça de Lynlee na 24ª semana de gestação. Com urgência, a menina foi retirada da barriga da mãe para ser operada.

    "Eles viram algo em exame de imagem, e o doutor veio no contar que havia algo sério com o nosso bebê. Era um teratoma sacrococcígeo", explicou Margaret.

    Após a cirurgia, o bebê retornou ao útero da mãe para completar o ciclo da gestação. (Rede TV)

    Governador recebe carta dos servidores pedindo pactuação com os Poderes

    Foto Assecom RN
    O governador Robinson Faria recebeu do Fórum dos Servidores Públicos do Executivo uma carta que solicita a pactuação financeira entre os Poderes, para que o calendário de pagamento do Executivo seja regularizado. O documento, assinado por seis entidades sindicais, pede, entre ouras ações, que Robinson requeira ao Tribunal de Justiça, à Assembleia Legislativa, ao Ministério Público e ao Tribunal de Contas do Estado a devolução de R$ 398 milhões referentes aos valores recebidos acima da inflação nos anos 2014 e 2015. A entrega aconteceu na tarde desta segunda-feira, 24, no auditório da Governadoria. 

    Na elaboração do documento, o Fórum levou em consideração que o Rio Grande do Norte é o quarto estado do país com maior parte da Receita Orçamentária Líquida do Tesouro (ROLT) sendo destinada aos poderes. De acordo com o Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento, o Tribunal de Justiça Potiguar é o segundo do país em relação ao comprometimento da ROLT, engolindo 13,55% do total. Neste mesmo ranking, a Assembleia Legislativa do RN (4,55%) é a sexta e o Ministério Público (4,55%) o sétimo. 

    O Fórum reúne ainda os sindicatos dos Policiais Civis (Simpol), dos Servidores da Administração Direta (Sinsp-RN) e dos Servidores da Administração Indireta (Sinai), além da Associações dos Bombeiros Militares (ABM-RN). Do Executivo, estavam no encontro a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, os secretários de Planejamento, Gustavo Nogueira, de Administração, Cristiano Feitosa, de Comunicação, Juliska Azevedo, o adjunto de Tributação, Fernando Amorim, o consultor geral do Estado, Alexandre Pinto Varela, e o procurador geral do Estado, Francisco Wilkie.

    Polícia Militar prende quadrilha que praticava assaltos e arrombamentos em Santa Cruz

    Presos: Gilmar dos Santos, Franklin Iran Cardoso, Artur Dantes de Medeiros e Fabio Victor da Silva
    Quatro homens suspeitos de cometerem crimes na região do Trairi do Rio Grande do Norte, foram presos na tarde desta segunda-feira, 24 de outubro, no bairro Paraíso, na cidade de Santa Cruz.

    Entre eles estava Fábio Victor da Silva, de 33 anos, que se encontrava foragido da Justiça com dois mandados de prisão em aberto pelo crime de roubo. Também foram detidos Artur Dantes de Medeiros, de 19 anos, Franklin Iran Cardoso da Silva, de 30 anos, e Gilmar dos Santos Oliveira, de 18 anos.

    O grupo, que reside em outras cidades como Natal e Currais Novos, é suspeito de cometer arrombamentos e furtos em Santa Cruz. Geralmente, agem alugando casas na cidade e a noite arrombam comércios da região. Na residência em que estavam a polícia apreendeu um revólver calibre 32 municiado.

    Todos foram autuados por formação de quadrilha e conduzidos ao CDP de Santa Cruz onde ficaram à disposição da Justiça.

    Revista 'France Football' divulga dez indicados à Bola de Ouro

    Resultado de imagem para Cristiano Ronaldo
    A revista “France Football” divulgou nesta segunda-feira (24) dez dos trinta jogadores indicados à Bola de Ouro de 2016. Cristiano Ronaldo está entre os primeiros nomes adiantados pela publicação no Twitter.

    Além do craque português do Real   Madrid, como destacou o Globoesporte.com, concorrem ao prêmio Gareth Bale, também do Real; Sérgio Aguero e Kevin de Bruyne, do Manchester City; Aubameyang, do Borussia Dortmund; Buffon, Higuain e Paulo Dybala, da Juventus; e Diego Godin e Antoine Griezmann, do Atlético de Madrid.

    Nenhum brasileiro apareceu nessa primeira leva, mas é bem provável que Neymar esteja entre os 30. Vale ressaltar que essa será a primeira Bola de Ouro dada pela revista após o rompimento com a Fifa, ocorrido em setembro.

    (Com informações do Notícias ao Minuto)

    Seca avança no Nordeste e assume contornos severos, mostra estudo

    Resultado de imagem para seca no nordeste
    Estudo mostra cenários de seca extrema e seca excepcional cresceram no Nordeste, abrangendo partes de todos os 9 estados. É o que mostra o mapa de setembro do Monitor de Secas do Nordeste do Brasil. O Ceará é um dos que apresentam maior avanço da estiagem. 

    Segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), 75% do território do estado apresenta seca extrema ou seca excepcional. Em relação ao mesmo período do ano passado, o quadro se agravou de forma significativa na região. Em setembro de 2015, o Maranhão, por exemplo, possuía áreas de seca grave, moderada e fraca. O mapa de setembro deste ano mostra grande parte do território do estado com seca extrema.

    “O avanço da intensidade de seca mais severa tem atingido até regiões litorâneas que, geralmente, são mais beneficiadas com chuvas. Por exemplo, o litoral do leste do Nordeste, desde o Rio Grande do Norte até parte da Bahia”, cita o meteorologista da Funceme, Raul Fritz.

    Assembleia declara ‘ruptura da ordem constitucional’ na Venezuela

    Manifestantes interrompem a sessão da Assembleia Nacional venezuelana     (Foto: JUAN BARRETO / AFP )Em uma sessão extraordinária convocada às pressas, a Assembleia Nacional (AN) da Venezuela, controlada pela oposição, declarou neste domingo que o país se encontra em ruptura da ordem constitucional e denunciou um golpe de Estado, cometido pelo governo de Nicolás Maduro. 

    Para ativar o que chamou de resgate constitucional, a AN anunciou uma série de medidas que incluem um pedido formal à Organização dos Estados Americanos (OEA) para que aplique a Carta Democrática Interamericana, a nomeação de um novo Conselho Nacional Eleitoral (CNE) e um Tribunal Supremo Justiça (TSJ) “a serviço dos venezuelanos”. A assembleia convocou ainda uma sessão para terça-feira para discutir a situação constitucional do presidente e convocou os cidadãos a se manifestarem nas ruas até que “a democracia seja restaurada”. O próximo protesto deve acontecer na quarta-feira.

    O partido do governo, por sua vez, convocou uma mobilização constante.
    O acordo aprovado também exige que a Força Armada Nacional Bolivariana (FANB) não obedeça a ordens contrárias à Constituição. O deputado Julio Borges, um dos líderes da Mesa de Unidade Democrática (MUD), afirmou ainda que a AN irá denunciar à Corte Internacional de Direitos Humanos da ONU os juízes e reitores que suspenderam o processo de recolhimento de assinaturas para ativar o referendo revocatório do mandato de Maduro, que aconteceria esta semana.

    — A população tem o poder que lhe garante a Constituição de rebelião, e a Assembleia Nacional se declarou hoje em rebelião — lembrou Borges. — Nós escolhemos o caminho do voto através do referendo revocatório, eles escolheram o caminho do golpe de Estado roubando o direito ao voto.

    O Globo

    Eleitores de 19 municípios do RN passarão por revisão biométrica

    Mais 19 municípios do Rio Grande do Norte terão seu colégio eleitoral revisado por meio de recadastramento biométrico. A Corregedoria-Geral da Justiça Eleitoral publicou provimento que torna pública a relação das localidades cujos eleitores passarão pela coleta da biometria.

    As cidades do estado que passarão pelo recadastramento são: Afonso Bezerra, Alto do Rodrigues, Baía Formosa, Caicó, Canguaretama, Ceará-Mirim, Espírito Santo, Galinhos, Goianinha, Jardim de Piranhas, Jundiá, Lagoa de Pedras, Parnamirim, Pendências, Pureza, São Gonçalo do Amarante, Senador Eloi de Souza, Tibau do Sul e Vila Flor.
    De acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caberá aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) definir o cronograma de atividades, que só devem começar depois do segundo turno das eleições municipais, no próximo dia 30.

    ITEP faz nova convocação em processo seletivo de médico legista

    O Instituto Técnico-Científico de Perícia do Rio Grande do Norte (ITEP-RN) está fazendo uma nova convocação aos candidatos aprovados no Processo Seletivo Simplificado para a contratação temporária de médico legista. Nesta, que já é a terceira chamada, o órgão espera que os dezoito remanescentes apresentem a documentação necessária para o início das atividades. 

    Os candidatos que figuram na relação do edital estão habilitados à contratação em caráter temporário. Para garantir a vaga, os dezoito selecionados devem apresentar a documentação entre hoje (24) e a quarta-feira (26), das 8h às 17h, no setor pessoal do ITEP RN, localizado na Avenida Duque de Caxias, número 97 - Ribeira. 

    No ato da apresentação da documentação, os candidatos deverão preencher e assinar um termo optando pela unidade de interesse (Sede - Natal ou Regional de Caicó) para o exercício de suas funções. 

    Confira a documentação necessária no link abaixo

    MEC apura suspeita de fraude de universidades em avaliação

    O MEC (Ministério da Educação) promete abrir uma investigação para apurar supostas fraudes de universidades particulares no Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes), prova federal que mede a qualidade dos cursos e serve para regulação do ensino superior.

    Dois dos maiores grupos educacionais particulares do país, a Unip e Uninove, usaram estratégias para manipular os resultados no exame, segundo reportagem deste final de semana publicada pela revista “Veja”.
    Segundo a publicação, as instituições selecionavam só os melhores alunos para fazer a prova. Com os estudantes de baixo desempenho fora do exame, conseguiam notas médias mais altas.

    Segundo a pasta, o caso também será encaminhado para uma investigação do Ministério da Transparência.


    O Enade faz parte do sistema de avaliação do ensino superior. Pelas regras, a prova é obrigatória a todos concluintes dos cursos avaliados (um grupo de graduações é avaliado a cada três anos).

    As notas compõem os indicadores de qualidade que definem a continuidade de um curso ou o funcionamento da instituição. Também são critérios para acesso a programas federais, como Fies (Financiamento Estudantil) e o ProUni (Programa Universidade Para Todos). Resultados positivos são ainda usados em propagandas.

    Guarani aplica goleada histórica, fulmina ABC e vai à final da Série C

    Guarani consegue feito histórico no Brinco de Ouro (Foto: Denny Cesare/Codigo19)Definitivamente o dia 23 de outubro já entrou para a história do Guarani de Campinas. Contra todas as previsões antecipadas, o Bugre protagonizou neste domingo um dos mais lindos capítulos de sua história. Aplicou um 6 a 0 no ABC de Natal dentro de um Brinco de Ouro completamente pulsante e pulverizou a goleada de 4 a 0 sofrida no primeiro jogo da semifinal. De quebra, garantiu lugar na decisão da Série C do Campeonato Brasileiro contra o Boa Esporte nos dois próximos finais de semana. 

    Em nenhuma divisão de Campeonatos Brasileiros um time conseguiu inverter uma desvantagem de 4 a 0. Pouco mais de três mil pessoas foram ao Brinco de Ouro da Princesa para serem contemplados com um resultado épico. 

    Fumagalli (com três gols), Leandro Amaro, Alex Santana e Pipico foram os heróis da noite épica em Campinas. (Terra)