• Últimas Notícias

    quarta-feira, 14 de setembro de 2016

    Superação: João Maia, o fotógrafo cego dos Jogos Paralímpicos Rio-2016, vai além de sua deficiência

    João Maia participa do projeto Mobgraphia: ele tem 10% de visão
     Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo
    “Uma experiência sensorial e sonora incrível” é como João Maia descreve seu trabalho nos Jogos Paralímpicos Rio-2016, como fotógrafo. Mas o piauiense de Bom Jesus se destaca dos demais profissionais da imagem não só pela competência, mas por um detalhe: é cego.

    Maia compartilha suas fotos em seu Instagram
    Maia compartilha suas fotos em seu Instagram
    Foto: Reprodução / Instagram / João Maia
    — O principal é poder fotografar com o olhar do deficiente. É uma fotografia cega, porque só consigo ver vultos e cores fortes a até um metro de distância. Depois, só vejo chuviscos como em imagens de TV fora do ar — explica Maia, que perdeu a visão aos 28 anos, após uma inflamação ocular.

    Antes de ficar cego, ele era funcionário do Correios, origem de sua pensão por invalidez. É esse rendimento que permite Maia fotografar, já que ainda não consegue viver apenas deste trabalho.

    João está fotografando na Rio-2016
     Foto: Marcelo Theobald / Agência O Globo
    — Espero que, depois dos Jogos, as pessoas reconheçam meu trabalho — diz ele, que chegou à Paralimpíada para participar do projeto “Superação”, da Mobgraphia, cujo principal objetivo é retratar as competições com um telefone celular.

    A preocupação com quem perdeu a visão (ou parte dela) está presente no trabalho de Maia. Em seu perfil no Instagram — @joaomaiafotografo —, ele publica todas as suas fotos com a descrição das imagens.

    — Clico os momentos de alegria do público e dos atletas. Quando os torcedores começam a fazer hola, viro a máquina e disparo — conta Maia: — O barulho que eles fazem, para quem é deficiente visual e tem uma audição apurada, é indescritível, sensacional.

    Com informações do Extra/Globo

    Quadrilha explode caixa de banco dentro da Secretaria de Saúde do RN no centro de Natal

    Criminosos explodiram um caixa eletrônico do Banco do Brasil na madrugada desta quarta-feira (14) dentro do prédio da Secretaria da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap), localizado no centro de Natal. De acordo com a Polícia Militar, ninguém foi preso.

    O crime aconteceu por volta das 3h50. A Sesap fica na Av. Marechal Deodoro da Fonseca. Pelo menos quatro assaltantes quebraram a porta principal e invadiram o prédio. Em seguida, a quadrilha explodiu o terminal. Três vigilantes estavam no local e acionaram a PM.

    A polícia ainda não sabe se os criminosos conseguiram levar o dinheiro do caixa.

    *Com informações do Portal G1/RN

    Ex-prefeito de Ielmo Marinho cumprirá pena na carceragem da Polícia Federal em Natal

    Resultado de imagem para O ex-prefeito de Ielmo Marinho, Hostílio José de Lara MedinaO ex-prefeito de Ielmo Marinho, Hostílio José de Lara Medina, está preso por determinação da Justiça Federal em uma das celas da carceragem da Polícia Federal em Natal.

    Hostílio Medina cumprirá pena por crimes de responsabilidade e fraude em processo de licitações. 

    As sentenças foram aplicadas pelo Juiz Federal Hallinson Rego Bezerra. 


    Alerta! Trabalhadores dos Correios devem entrar em greve nacional nesta quinta-feira (15)

    Resultado de imagem para greve dos correiosEnquanto os bancários seguem com a greve por tempo indeterminado, outra categoria já se manifesta para fazer o mesmo, parar tudo!

    Funcionários da ECT (Empresa de Correios e Telégrafos) realizam nesta quarta-feira (14) assembleias em 35 sindicatos espalhados pelo Brasil com a possibilidade de greve a partir das 22h. 

    A diferença no reajuste salarial e o pagamento de mensalidade no plano de saúde são os maiores obstáculos. Os trabalhadores reivindicam 15% de reajuste salarial e a realização de concurso público.