• Últimas Notícias

    terça-feira, 6 de setembro de 2016

    Eleições 2016: Pesquisa aponta liderança de Luana Morais em mais de 20 pontos para prefeitura de Serra de São Bento

    Resultado de imagem para luana morais candidata em serra de são bento
    Criada no ano de 1993, a Perfil Pesquisas Técnicas liderada pelo diretor Fernando Figueiredo atua elaborando pesquisas quantitativas, qualitativas, consultoria estatística, política, programas de ações municipais e análise de dados entre outras. 

    No dia 25 e 26 de Agosto uma equipe da empresa esteve em Serra de São Bento realizando um trabalho de avaliação dos dois candidatos a prefeito de Serra de São Bento.

    Segundo a Perfil Pesquisas Técnicas a candidata Luana Morais aparece com longa margem de vantagem sobre seu adversário o atual prefeito de Serra de São Bento.

    LUANA MORAIS 53,50 %

    ATUAL PREFEITO 33,25 %

    A Vantagem de Luana Morais é de mais de 20 pontos percentuais e a margem de erro da pesquisa é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, sendo o nível de confiabilidade nesses dados de 95%.

    Questionada sobre o resultado favorável, Luana Morais disse que não estava surpresa uma vez que vem recebendo por onde passa o reconhecimento do povo pelo trabalho do seu pai o ex-prefeito Chico de Erasmo o qual ela se propôe a dar continuidade e a nova forma de fazer política ouvindo o povo para construção de um plano de governo podem ser os principais motivos da aprovação.

    A Pesquisa foi registrada no TRE sob Numero RN 06931/2016

    Justiça Eleitoral encontra doações de pessoas mortas para eleições 2016

    A Justiça Eleitoral encontrou os primeiros de indícios irregularidades na prestação de contas de candidatos às eleições de outubro. De acordo com levantamento feito em parceira com o Tribunal de Contas da União (TCU), foram identificados 38,9 mil doadores suspeitos, 1,4 mil despesas com indícios de irregularidades e 34% de irregularidades do total de contas analisadas. 

    No caso de doações suspeitas, foram encontradas doações de pessoas mortas. De acordo com o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Gilmar Mendes, as irregularidades podem resultar na impugnação das candidaturas pelo Ministério Público Eleitoral (MPE).

    Governo garante cerca de R$ 545 mil para investimento em escolas do RN

    Em evento realizado na Escola de Governo, na tarde de segunda-feira (5), o ministro da Educação Mendonça Filho anunciou a liberação de R$ 544.484,59 mil destinados para 10 escolas do RN. O montante será aplicado na construção de salas de aulas, quadras cobertas, assentamentos e construção de creches, dentro do Programa Proinfância.

    O repasse foi confirmado menos de 15 dias após uma audiência entre o titular da Educação, o governador Robinson Faria e a secretária de Educação do RN, Cláudia Santa Rosa, ocasião que apresentaram demanda da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) para que fosse trazido ao RN o projeto FNDE – Soluções Locais.

    O projeto garante a chance de gestores e técnicos estaduais e municipais de educação poder tirar dúvidas e sanar pendências específicas sobre a implantação e operação de programas federais na área.


    Os recursos liberados fazem parte do Plano de Ações Articuladas (PAR) e do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é responsável pela execução de políticas educacionais do Ministério da Educação (MEC). O objetivo é garantir uma educação de qualidade a todos, em especial a educação básica da rede pública.

    Exército do MST, armados de facões e foices, expulsaram reportagem de protesto na Zona Norte

    image_3 (12)
    Um grupo de sem terras está bloqueando o trecho norte da rodovia BR101 norte, altura do Km 81 em frente ao hospital Maria Alice Fernandes nos dois sentidos.

    O grupo ocupa um terreno às margens da rodovia de propriedade do governador do estado.

    Acesso ao aeroporto e cidades de São Gonçalo do Amarante, Extremoz e Ceará Mirim pelo bairro parque dos Coqueiros.

    Segundo o Via Certa Natal, o seu repórter, Wendell Jefferson, que filmava o início da ação, foi cercado por militantes do Sem Terras armados com facões e foices e obrigado a se retirar do local.


    Via Certa Natal


    Um candidato por vaga: Em Lucrécia, candidatos só não se elegem em caso de morte ou zero voto

    “Se nenhum candidato morrer até o dia da votação, todos seremos eleitos.” A afirmação é do atual presidente da Câmara Municipal de Lucrécia, Hélio Maia (PR), que, caso realmente não morra até 2 de outubro próximo, será eleito para o seu sétimo mandato de vereador na cidade, que fica a 346 km de Natal. A certeza da eleição de Hélio Maia se dá porque Lucrécia é a única cidade brasileira que neste ano não terá “disputa” para as cadeiras na Câmara: são nove candidatos para as nove vagas existentes. Além disso, a cidade é uma das 97 do Brasil que têm um único candidato a prefeito na eleição deste ano.

    Lucrécia tem quase 4 mil habitantes, dos quais 3.265 são eleitores. Os moradores contam com orgulho que em 1933 o presidente Getúlio Vargas pernoitou na cidade uma vez. A casa onde Vargas dormiu já não existe mais. O presidente foi ao local para visitar a obra de construção da barragem, que acabou se tornando o único "ponto turístico" da cidade. Devido à estiagem que assola o Nordeste brasileiro há cinco anos, a barragem está completamente seca. Lucrécia virou município, por decreto, em 1963.

    Os políticos de Lucrécia admitem que houve um "entendimento" para que houvesse uma candidatura única para a eleição majoritária. "Já vínhamos tentando isso há alguns anos. Lucrécia tem situação e oposição fortes e as disputas eleitorais são acirradas. Desta vez, durante mais de um ano, tivemos inúmeras reuniões com a oposição e decidimos que, pelo bem de nossa cidade, teríamos uma chapa única para a eleição majoritária", afirma o atual prefeito, Walter Araújo (PSB), que vai deixar a prefeitura após oito anos de mandato. A candidata da chapa única é a professora Conceição Duarte (DEM).

    Operação Medellín: MP e Polícia Civil cumprem mandados contra núcleos de organização criminosa

    O Ministério Público do Rio Grande do Norte e a Polícia Civil do RN deflagraram na manhã desta terça-feira (6), a Operação Medellín, que investigou uma organização criminosa (parágrafo 1º do art. 1º da Lei 12.850/2013) voltada às atividades de tráfico de drogas (art. 33 da Lei 11.343/2006), associação para o tráfico (art. 35 da Lei 11.343/2006) além do crime de “lavagem” ou ocultação de bens, direitos e valores (art. 1º da Lei 12683/2012).

    Estão sendo cumpridos 14 mandados de prisão preventiva (três já recolhidos no sistema prisional), 12 mandados de condução coercitiva e 26 mandados de busca e apreensão expedidos pela 9ª Vara Criminal de Natal. 

    Participam da operação 21 Delegados de Polícia, 110 policiais civis entre agentes e escrivães e 04 Promotores de Justiça.

    A investigação foi um trabalho conjunto da Polícia Civil, do GAECO-MPRN, e da 80ª PJ nos autos do PIC n. 01/2015, com o apoio da Secretaria de Segurança Pública do Estado.

    No decorrer da investigação foram identificados três principais núcleos da organização criminosa: (1) Núcleo de Gilson Miranda Silva, grande traficante distribuidor de droga para este Estado, foragido da justiça desde que se furtou ao cumprimento do mandado de prisão preventiva expedido nos autos do processo n.º 0101355-12.2015.8.20.0126, referente à Operação Anjos Caídos (DENARC/Comarca de Santa Cruz).

    Bom Jesus: PRE/RN opina pela cassação de prefeito e vice

    A Procuradoria Regional Eleitoral no Rio Grande do Norte (PRE/RN) emitiu parecer favorável à cassação dos diplomas do prefeito de Bom Jesus, Edmundo Aires de Melo Júnior, e do vice, Nicolau Valeriano de Oliveira Neto, acusados de compra de votos. De acordo com a PRE/RN, ficou comprovada a entrega de valores e benesses com finalidade eleitoreira por parte dos candidatos à prefeitura, durante a campanha.

    Para apurar o caso, a coligação adversária ingressou com ação de investigação judicial eleitoral. Além do prefeito e do vice, outros dois candidatos ao cargo de vereador do município de Bom Jesus foram acusados da mesma conduta. Mas a decisão proferida em primeiro grau considerou insuficientes as provas apresentadas contra os quatro acusados e negou os pedidos de cassação e multa. A coligação adversária recorreu, alegando que as provas testemunhais e documentais produzidas eram capazes de caracterizar a compra de votos.

    MP Eleitoral obtém condenação do prefeito de Porto do Mangue por compra de voto

    O Ministério Público Eleitoral, através do procurador Regional Eleitora Kleber Martins, obteve do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN) a condenação por unanimidade do prefeito do Município de Porto do Mangue, Francisco Gomes Batista, conhecido como “Titico”, por corrupção eleitoral (Artigo 299 do Código Eleitoral). O então candidato comprou o voto de uma eleitora em troca do conserto do carro dela, nas eleições de 2008.

    Em suas alegações finais, o procurador Regional Eleitoral destacou que Francisco Gomes fez a oferta do conserto junto de Jean de Almeida Maia, filho de uma candidata a vereadora. Jean, proprietário de uma oficina, daria a mão de obra do serviço e “Titico” pagaria as peças do veículo de Lucicleide Ferreira da Silva. O fato ocorreu 15 dias antes da votação.

    Suspeitos entram em confronto com a PM, dois acabam mortos e outro ferido em Macaiba

    Uma perseguição e tiroteio terminou com três suspeitos baleados e dois deles acabaram morrendo, na noite desta segunda-feira (5). A ocorrência aconteceu na BR 226, na altura do Distrito de Mangabeira, em Macaíba.

    Os policiais do Batalhão de Choque informaram que quatro homens estavam dentro de uma TR4. A polícia recebeu a informação de que eles estariam praticando assaltos e ao se deparar com o veículo, passou a segui-lo.

    Os suspeitos perceberam e então houve uma troca de tiros, ainda segundo a PM. O cabo Brandão, do 9º Batalhão da Polícia Militar, o bando vinha sendo seguidos por dois populares em outro carro e que acionaram os policiais passando os detalhes dos suspeitos.

    Durante o confronto, três dos suspeitos acabaram sendo atingidos. Eles foram levados para a UPA de Macaíba, mas dois não resistiram e morreram. O terceiro foi transferido para o Hospital Deoclécio Marques, em Parnamirim.


    A Polícia Militar informou que foram apreendidas duas armas em poder dos suspeitos. O quarto envolvido conseguiu escapar por um matagal e ainda não foi localizado. Por Portal BO