• Últimas Notícias

    segunda-feira, 15 de agosto de 2016

    Água: Espírito Santo, Passagem, Santo Antônio e Várzea terão rodízio no abastecimento

    A baixa nos níveis de água dos mananciais Riacho do Salto e Riacho da Una, que junto aos riachos do Timbó e de Pedras compõem o Sistema Integrado de Espírito Santo, reduziu a oferta hídrica para a região. Antes da redução eram fornecidos 320 m³/h de água, agora a queda na vazão, a oferta está em 200 m³/h.

    Com a redução, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) iniciará nesta terça-feira (16), um rodízio no abastecimento para a seguintes cidades: Espírito Santo terá água nas torneiras, na terça, entre 5h e 17h. Enquanto isso as cidades de Passagem, Santo Antônio e Várzea terão água a partir das 17h, com fornecimento durante 36h.  Em seguida, os registros serão abertos novamente para a cidade de Espírito Santo, durante 12 horas.

    A Caern está trabalhando para minimizar os efeitos do quinto ano consecutivo de estiagem. O rodízio é uma das alternativas de prolongar o uso da água disponível.


    JK_Studio_Cartuchos

    Justiça Eleitoral encerra registro de candidaturas para eleições municipais

    O_Paralelo
    A Justiça Eleitoral encerrou nesta segunda-feira, às 19h, o prazo para que partidos e coligações fizessem o registro de candidaturas dos escolhidos para concorrer às eleições de outubro, quando serão disputados os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

    Até as 19h, foram registrados no sistema de candidatos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 6.317 candidaturas para prefeitos, 6.282 registros para o cargo de vice-prefeito e de 166.117 para vereador.

    O número toral deve ser computado assim que os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) atualizarem os dados.

    Com o registro, caberá aos juízes eleitorais julgarem os pedidos de candidatura, que poderão ser indeferidos se os candidatos não cumprirem os requisitos legais, entre eles, estar elegível pela Lei da Ficha Limpa. A norma impede que pessoas condenadas por órgãos colegiados possam disputar eleições pelo prazo de oito anos.

    Por Agência Brasil

    Ministério publica regras para vagas remanescentes do Fies

    O Ministério da Educação publicou nesta segunda-feira (15) as novas regras para a ocupação de vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para o segundo semestre deste ano.

    Nesta edição, foram disponibilizadas 75 mil vagas em instituições de ensino particulares de todo o país.

    A portaria foi publicada no Diário Oficial da União. De acordo com as novas regras, as vagas serão oferecidas de acordo com a soma de vagas remanescentes de todas as Instituições de Educação Superior.

    O preenchimento poderá ocorrer em qualquer curso e turno das instituições da mantenedora que tiveram vagas selecionadas pela Secretaria de Educação Superior do Ministério no processo seletivo regular.

    PROCON da Paraíba estuda proibir Pokémon GO em todo o território nacional

    O_ParaleloNão deveria ser assim, mas o povo brasileiro já está praticamente acostumado a ouvir notícias sobre o bloqueio de serviços aqui no Brasil. O WhatsApp é o melhor exemplo disso, aplicativo de mensagens instantâneas que foi impedido de funcionar diversas vezes em nosso país. Porém, parece que as autoridades estão tentando mirar na febre da vez para "conscientizar a população". Ou seja, Pokémon GO pode ser bloqueado em breve em todo o território nacional.

    A informação vem da Paraíba, estado onde o PROCON estuda entrar com um pedido de proibição para que o aplicativo deixe de funcionar aqui no Brasil. De acordo com um jornal local, esse pedido tem como motivação a preocupação com a população e o potencial risco que o game proporciona para os jogadores.

    Em entrevista para o Jornal da Paraíba, o secretário adjunto do órgão, Tárcio Nóbrega, declarou o seguinte:



    “Estamos preocupados com os efeitos negativos do jogo. Vêm acontecendo mortes, assaltos, acidentes, então queremos estudar isso para conscientizar as pessoas. Ainda não temos uma ação concreta definida. O Procon se preocupa com a segurança, saúde e proteção do consumidor.” (Tecmundo)

    O_Paralelo

    Segurança: PMRN prende suspeito de assalto em Natal

    Sesed/Assecom
    Policiais militares prenderam, nesta segunda-feira (15), um homem suspeito de tomar um táxi de assalto esta manhã, no bairro de Candelária, zona Sul de Natal.

    A PM foi informada por moradores de que um homem teria tentado realizar uma ação criminosa e, para fugir, rendeu o motorista do veículo e o obrigou a dirigir. De posse das características do suspeito e do carro, a equipe de policiais realizou um cerco policial e conseguiu interceptar o táxi na entrada do conjunto Cidade Satélite, bairro Pitimbu.

    Rodolfo Pedro da Silva foi preso em flagrante portando um revólver calibre 38 municiado. Na delegacia foi constatado que Rodolfo era foragido do semiaberto do Presídio Provisório Raimundo Nonato, na zona Norte da capital, para onde deve regressar após os procedimentos cabíveis. 

    Eleições 2016: Candidatos têm prazo de 48 horas para registrar nomes para disputa eleitoral

    Os candidatos que deverão disputar o pleito municipal de 2016 têm 48 horas para efetivar o registro de candidatura junto ao Tribunal Regional Eleitoral. A informação é do advogado e especialista em direito eleitoral, Leonardo Dias de Almeida. De acordo com o Leonardo, uma vez que ficarão de fora – temporariamente – da propaganda eleitoral que se inicia nesta terça-feira.

    “Quem não foi se registrar tem ainda 48 horas para fazê-lo. O candidato precisa levar uma cópia da ata que foi lavrada durante as convenções partidárias e os demais documentos. O grande empecilho de se deixar para última hora o registro de candidatura é ficar de fora das propagandas eleitorais que já se iniciam amanhã. 

    Se você se cadastra hoje, significa que você não tem CNPJ, não tem conta bancária aberta, portanto, não pode fazer arrecadação e então, não pode fazer propagada eleitoral, sobretudo, pela ausência do CNPJ”, destacou Leonardo Almeida.

    Por Agora RN
    JK_Cartuchos

    Olimpiadas: Francesa é desclassificada e Okimoto conquista bronze na maratona aquática

    Nas águas geladas de Copacabana, a brasileira Poliana Okimoto terminou a maratona aquática, disputada na manhã desta segunda-feira, na quarta colocação. Porém, com a desclassificação da francesa Aurelie Muller, que chegou na 2ª posição, Poliana herdou uma vaga no pódio, ficando com o bronze. Muller cometeu violação na linha de chegada, de acordo com análise dos árbitros da prova.

    A maratona, com percurso de 10 quilômetros, foi vencida pela holandesa Sharon von Rouwendaal. A prata ficou com Rachele Bruni, da Itália.

    A outra brasileira na competição, Ana Marcela Cunha, chegou na 10ª posição.

    O Globo

    Contratos de gestão do Governo estão disponíveis para consulta pública

    Os primeiros três contratos de gestão do Governo do Estado assinados pelo governador Robinson Faria estão disponíveis para consulta pública no portal do projeto Governança Inovadora. Os documentos foram assinados com os gestores das secretarias de Planejamento e Finanças, Infraestrutura e Turismo. 

    O portal www.governancainovadora.seplan.rn.gov.br informa todos os detalhes sobre indicadores e metas dos projetos prioritários presentes nesses contratos.


    O monitoramento das metas acontece a cada dois meses. Uma sala de situação será montada nas próximas semanas na governadoria e na SEPLAN para o acompanhamento dos projetos. Até o final de setembro o governador Robinson Faria assina mais 15 contratos de gestão com as seguintes secretarias e órgãos: Tributação, Desenvolvimento Econômico, Jucern, IPEM, Potigás, AGN, Fapern, Gabinete Civil, Esporte e Lazer, Procuradoria geral, ARSEP, DER, Detran, EMGERN e Emprotur.