• Últimas Notícias

    segunda-feira, 1 de agosto de 2016

    UFRN abre inscrições de concurso para técnico-administrativos

    Estão abertas as inscrições para o concurso público de provimento ao cargo de técnico-administrativo em educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), edital Nº 005/2016. Os candidatos devem se inscrever até o dia 22 de agosto, exclusivamente pela internet, no endereço www.comperve.ufrn.br. As taxas de são de R$ 80,00 para nível superior e R$ 60,00 para os níveis técnico e médio.

    No total, são oferecidas três vagas de nível E (Superior) e 31 vagas de nível D (Médio/Técnico), destinadas aos campi de Natal, Caicó, Currais Novos, Santa Cruz e Macaíba. 

    Há oportunidades para os cargos de analista de Tecnologia da Informação; médico; técnico de Tecnologia da Informação; técnico de Laboratório/Biologia; desenhista projetista; técnico em Nutrição e Dietética; assistente em administração e operador de câmera de cinema e TV.

    O certame será executado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) e coordenado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da UFRN, com provas aplicadas na data provável de 18 de setembro nos municípios de Natal, Caicó e Santa Cruz.

    Natal: Ônibus começam a voltar às garagens neste momento para evitar ataques criminosos

    Via Certa Natal

    As empresas de ônibus já começam a recolher os ônibus para as garagens na noite de hoje.

    A previsão é que até às 21h horas todos os coletivos já estejam nas suas garagens.

    A equipe do Via Certa Natal flagrou algumas viaturas da Polícia Militar escoltando alguns ônibus.

    TCE abre processos para investigar irregularidades em reajustes de vereadores em diversas câmaras municipais do RN

    Tribunal-de-Contas-do-Estado-do-5A equipe técnica do Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) identificou inconstitucionalidades em leis que fixam as remunerações de vereadores de dezenas de câmaras municipais do Rio Grande do Norte. Em virtude do levantamento, que ainda é preliminar, já foram constituídos 37 processos individualizados para apuração.

    Nos últimos meses, vários reajustes foram concedidos aos vereadores pelas câmaras municipais no Estado em virtude da proximidade da data limite para fixação de subsídios, que pode ocorrer apenas até o dia 04 de agosto. Os vereadores só podem alterar o valor da remuneração para a legislatura seguinte, ficando vedada a concessão de aumento dentro do mandato em vigor.

    Atualização do WhatsApp pede autenticação em duas etapas no aplicativo

    O WhatsApp ganhará em breve um sistema de autenticação em duas etapas. O recurso adiciona uma camada a mais de segurança, ao fazer com que a pessoa utilize um código aleatório obtido externamente para se autenticar no aplicativo.

    Ainda não existe uma data específica para esta implementação, no entanto, ao revirar os arquivos da última versão de testes do aplicativo, foram encontradas várias referências do assunto.

    Atualmente, o WhatsApp já tem algo similar. Quando você instala o aplicativo no celular, o app não pede para cadastrar endereço de e-mail nem senha, e solicita diretamente o seu número telefônico para o envio de um código de verificação.

    Contudo, a inclusão de novas informações no aplicativo sobre autenticação em duas etapas dá a entender que coisas estão para mudar, mesmo que as novidades ainda não tenham sido habilitadas.


    Outros recursos possíveis podem incluir a recuperação de backups de conversas, para o aplicativo ter certeza de que você é realmente o dono do aparelho.

    Por SRZD

    Câmara se recusa a fornecer endereço de Cunha

    A quarta-secretaria da Câmara, responsável pela administração de apartamentos funcionais, se recusa a fornecer o novo endereço do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Após renunciar ao comando da Casa, Cunha deixou a residência oficial da Câmara para ser alocado em luxuoso apartamento funcional, em área nobre de Brasília.
    Sabe-se que Eduardo Cunha ficará em unidade de 200 metros quadrados. De acordo com a quarta-secretaria, não são fornecidos endereços residenciais dos deputados. Acontece que o apartamento é funcional. Portanto, custeado com dinheiro público. Blog do Mágno

    Menor suspeito de postar áudio ameaçando incendiar escolas em Santa Cruz é apreendido pela PM

    Chega informações pelo nosso Whatsapp que policiais militares de Santa Cruz apreenderam na tarde desta segunda-feira (1) um menor de 16 suspeito de ser o autor de vários áudios que incita a violência, no conteúdo, uma voz supostamente atribuída ao menor, fala em tocar terror nas escolas da cidade de Santa Cruz e Lajes Pintadas. 

    Os Áudios foram compartilhados nas redes sociais e criou pânico entre professores, pais e alunos. O menor foi apreendido na cidade de Lajes Pintadas e conduzido na VTR daquele município até a 9ª DRP de Santa Cruz.



    Paraíba reforça segurança na divisa com o Rio Grande do Norte

    As Forças de Segurança da Paraíba ampliaram, na manhã desta segunda-feira (1), o esquema de reforço policial na divisa da Paraíba com o Rio Grande do Norte. 

    A decisão foi tomada após as últimas ocorrências no Estado potiguar, que já registra a terceira noite seguida de ataques criminosos. Entre a noite do domingo (31) e a madrugada desta segunda–feira (1), novos atentados aconteceram em Natal e em cidades do interior. Também houve uma fuga de 17 presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) da Ribeira, na Zona Leste da capital. O reforço policial na Paraíba já vinha acontecendo desde o fim da última semana, quando começaram as ações criminosas coordenadas no estado vizinho.

    De acordo com o comandante geral da Polícia Militar da Paraíba, coronel Euller Chaves, a medida inclui principalmente reforço na área do Litoral Norte paraibano e em cidades como Cuité e na área de Catolé do Rocha, além da região de Santa Rita. “Assim que soubemos da situação que ocorre no Rio Grande do Norte, acionamos os comandantes dos Batalhões que têm ligação com municípios do Estado Potiguar e começamos a mobilizar os efetivos. 

    O objetivo é reforçar o policiamento por meio das Forças Táticas, com suporte do Bope para estabelecer respostas imediatas, e também Batalhão de Trânsito, por meio da Companhia de Polícia  Rodoviária. As agências de Inteligência das Forças de Segurança também estão interligadas para buscar informações que nos conduzam a possíveis prisões.

    Já o secretário de Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Cláudio Lima, afirmou que os gestores das  Polícias Militar e Civil, que são responsáveis pelas divisas dos municípios que  estão próximos ao Rio Grande do Norte, reuniram-se logo pela manhã para traçar um plano de ação em comum para impedir que as cidades paraibanas possam ser afetadas com essa situação no Rio Grande do Norte.

    Secom-PB 

    Salários de julho dos servidores públicos do RN serão pagos a partir da próxima sexta-feira, 5

    O governador Robinson Faria (PSD) anunciou que os salários do mês de julho serão pagos a partir do dia 5 de agosto.

    O calendário ainda não foi concluído, porém, o governador antecipou que o pagamento seguirá a faixa salarial. 

    O anúncio foi feito através de seu endereço nas redes sociais:
    "Desta vez, atendendo ao pleito dos próprios servidores, vamos pagar de acordo com a faixa salarial, sem diferenciar ativos e inativos."


    De acordo com o governador, o pagamento será concluído no dia 12, a exemplo do que ocorreu com a folha de junho. (Carlos Santos)

    Eleições 2016: Convenção do PSD confirma candidatura de Alda Romão a prefeita de São José do Campestre

    A convenção municipal do Partido Social Democrático (PSD) em São José do Campestre aconteceu neste domingo (31), no pátio da escola estadual Belmira Lara.

    Na ocasião, foram homologadas as candidaturas de prefeito, vice e candidatos a vereadores da coligação para as eleições municipais de 2016. 

    As pré-candidatas a prefeita e vice-prefeita de Campestre, Alda Romão (PSD) e Eliza Borges (PMDB), tiveram seus nomes oficializados na convenção.

    Aliados políticos também participaram da convenção que reúne os partidos PSD, PMDB, PCdoC, PT, SD, PSDB, PEM, PTN, PHS e PSDC.

    A coligação de oposição "Coragem para Mudar" apresenta duas coligações com 26 candidatos para o cargo de vereador, cada uma com 13 candidatos.

    A professora Alda Romão, foi por muitos anos diretora da Escola Estadual Diógenis da Cunha Lima. Em 2012, foi candidata a vice-prefeita pelo PT, tendo como companheiro de chapa o ex-prefeito Zequinha Borges, no entanto para as eleições deste ano ela terá como vice, a também professora Eliza Borges, esposa do ex-prefeito Zequinha Borges


    Tecnologia: Aplicativo gratuito "Acenda o Farol"

    CLIC PARA AMPLIAR A LEITURA

    Eleições 2016: PSB confirma candidatura de Sione Oliveira à reeleição em São José do Campestre

    A convenção do Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizada na tarde de ontem, domingo, 31, confirmou o nome da atual prefeita de São José do Campestre, Sione Oliveira (PSB) como candidata do partido a releição para prefeita, incluindo o atual vice, Luciano Alves (PRB). 

    A convenção realizada em um espaço de uma casa de shows, também oficializou 11 candidaturas para vereador dos partidos PSB, DEM, PMB, PRP, PRB e PR. 

    Sione Oliveira foi eleita em 2012, pelo PMN, ao alcançar 4.296 votos, obtendo assim 50.73% dos votos válidos com uma maioria de apenas 124 sobre o segundo colocado que obteve 4.172 votos, ou seja 49,27% dos votos. 

    SESED contabiliza 60 detidos por suspeita de envolvimento em vandalismos

    A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) por meio das Polícias Militar e Civil detiveram, na madrugada desta segunda-feira (1), em Currais Novos, Parnamirim e Natal mais seis suspeitos em envolvimento em atos de vandalismo relacionados a transportes e prédios públicos na Região Metropolitana de Natal e no interior. Com essas ações, sobe para 60 o número de suspeitos presos e apreendidos.

    Ao todo foram verificadas 65 ocorrências, das quais 35 incêndios, 17 tentativas de incêndios, seis disparos contra prédios públicos e proximidades, três envolvendo artefatos explosivos e três depredações. Os veículos incendiados (ônibus e microônibus) são 26.

    As ocorrências foram registradas em 21 cidades: Natal, Parnamirim, Macaíba, São José de Mipibu, Caicó, Currais Novos, Caiçara do Norte, Santa Cruz, Mossoró, João Câmara, Jardim de Piranhas, Assu, Tangará, São Gonçalo do Amarante, Touros, Maxaranguape, São Paulo do Potengi, Goianinha, Florânia, São José de Campestre e Canguaretama.

    O boletim produzido pela Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesed), registra o total de ocorrências de atos criminosos em reação às medidas de retomada do controle do sistema prisional pelo poder público.

    Outros suspeitos, conduzidos para averiguação, foram detidos em Monte Alegre, Macaíba, Parnamirim, Parelhas, Santa Cruz e Natal. Com eles a PM apreendeu motos roubadas, arma e dezenas recipientes de combustíveis. Todos os detidos estão sendo apresentados à Polícia Civil que está realizando os procedimentos necessários para elucidar cada caso. 

    Por Assessoria

    Aberto o credenciamento de pipeiros para abastecer Seridó e Alto Oeste

    Segue aberto até o próximo dia 05 de agosto, no Gabinete Civil do Governo do Estado, o credenciamento de pessoas jurídicas para o serviço de fornecimento de água potável para consumo humano, através de carros-pipa, que vai atender a zona urbana de municípios potiguares em situação de emergência devido à seca.

    A Operação Vertente, realizada pelo Governo do Estado através do Gabinete Civil e da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, que conta com R$ 4 milhões de reais provenientes do Ministério da Integração, terá início no mês de setembro. Cerca de 110 mil pessoas serão beneficiadas com a ação nas regiões do Seridó e Alto Oeste.

    Para fazer o cadastramento, o interessado deverá entregar, no setor de licitação da Governadoria, situado no Centro Administrativo do Estado, em Natal, das 09 às 14 horas, os documentos descritos no Edital de Credenciamento Nº 01/2016 – GAC, disponível no site: www.rn.gov.br. Outras informações pelo número (84) 3232 – 5210.  



    Criminosos põem fogo em ponto turístico, atacam prédios públicos e banco em Natal na 3ª noite de ataques

    CovJ4WeWgAA8q2b.jpg
    Destaque do Portal UOL

    A série de ataques criminosos em Natal  e outras cidades do Rio Grande do Norte entrou pela terceira noite neste domingo (31). Criminosos atearam fogo no Morro do Careca, um dos cartões-postais da capital, localizado na praia de Ponta Negra, colocaram fogo em dois carros e três motos no pátio da STTU (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana), no bairro da Ribeira, e incendiaram o posto da Polícia Militar do bairro Jardim Petrópolis, em São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana.

    Desde sexta, Natal e pelo menos 20 cidades do interior se tornaram alvo de ataques, com incêndios a ônibus e outros veículos veículos e atentados contra prédios públicos. Segundo o governo do Estado, os ataques são uma reação à instalação de equipamentos de bloqueio de sinal de telefone celular no PEP (Presídio Estadual de Parnamirim), localizado no município de Parnamirim, na região metropolitana de Natal.

    Entre sexta-feira e domingo, foram contabilizados 54 ataques criminosos em 20 cidades do Estado, segundo a Sesed (Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social). Em boletim divulgado na noite deste domingo, a polícia registrou 52 prisões de suspeitos de participarem dos ataques criminosos.

    Governo do Estado confirma reforço de 1.200 homens no RN

    O governador Robinson Faria (PSD) recebeu a confirmação do apoio de mil homens do Exército e 200 Fuzileiros Navais no reforço às forças policiais do RN.

    A informação do número de militares foi dada pelo ministro da Defesa, Raul Jungmann, por volta das 22h deste domingo (31).

    As tropas federais devem chegar ao estado ainda esta semana na capital potiguar.


    Currais Novos: Veículos são incendiados no fim de noite deste domingo (31)

    Fotos via whatsaap
    Foi registra agora há pouco mais incendios a veículos na cidade de Currais Novos, segundo relatos de moradores daquele município pelas redes sociais. Os veículos são de particulares e teriam sido apreendidos durante fiscalização em operações de trânsito e estavam estacionados no pátio da secretaria de saúde.