• Últimas Notícias

    sexta-feira, 15 de julho de 2016

    Terrorista em solo brasileiro: deportado condenado por terrorismo na França era professor da UFRJ

    Reitor da UFRJ foi para o Galeão para tentar impedir deportação.
    O físico Adlène Hicheur, condenado por terrorismo na França, professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), deve deportado do Brasil nesta sexta-feira (15), de acordo com o Sindicato dos docentes da UFRJ.

    As primeiras informações indicam que o professor estava, por volta das 20h30, no Aeroporto Tom Jobim (Galeão), esperando a deportação. O reitor da UFRJ, Roberto Leher, foi para o local para tentar evitar a medida e pedir mais explicações sobre as acusações.

    Emater presente em encontro de meliponicultores em Lajes Pintadas

    O município de Lajes Pintadas, distante cerca de 130 km da capital potiguar, recebe neste sábado (16) mais uma reunião da Associação Potiguar de Meliponicultores (Amep), entidade que conta com o apoio da Emater-RN na preservação e incentivo à criação de abelhas sem ferrão. O encontro acontece na Fazenda Canaã, das 08h às 13h30, e espera reunir 50 pessoas, entre sócios e pequenos criadores.

    A associação foi criada em maio deste ano e se dedica à difusão de conhecimento acerca das espécies de abelhas nativas do Brasil, tais como jandaíra (melipona subnitida), uruçú (melipona scutellaris) e jataí (tetragonisca angustula). Estas, ao contrário de outras espécies mais conhecidas, tais como a abelha africana (ou europa, de nome científico apis mellifera scutellata), não possuem ferrão e são mais dóceis. Em tempos de florada são capazes de produzir, a depender do tipo, de 1 a 5 litros de mel.

    O nível de produção é uma variável que depende de fatores climáticos, tais como a frequência e intensidade das chuvas. Os picos de produção no semiárido são alcançados quando há pluviosidade suficiente, o que favorece a florada. No entanto, a chuva não pode ser demasiada, senão a água lava o néctar das flores e afeta a produção de mel.


    MPF obtém condenação de vereador por recebimento de plantões que não ocorreram

    MPF obtém condenação de vereador por recebimento de plantões que não ocorreramO Ministério Público Federal (MPF) em Caicó obteve a condenação do vereador José Dirceu dos Santos por receber o pagamento de plantões que não foram prestados. Ele já exercia mandato na Câmara Municipal de Equador (região do Seridó) em 2006, mas dirigia informalmente o hospital local e encaminhou à Secretaria de Saúde um pedido de pagamento de plantões que teriam sido prestados em janeiro daquele ano, tendo recebido os cheques e utilizado no comércio. Apesar da sentença, ele ainda poderá recorrer em liberdade.

    Vírus mais agressivo da dengue avança no Brasil

    Embora a maioria dos casos de dengue no Brasil ainda seja causada pelo tipo 1 da doença, cresce em alguns estados a circulação do sorotipo 2, o mais agressivo dos quatro vírus existentes. 

    Dados do mais recente boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, com estatísticas de 3 de janeiro até 28 de maio, mostram que, de um total de 2,2 mil amostras positivas para dengue analisadas em laboratório neste ano, 6,4% já são do tipo 2, ante 0,7% no ano passado. 

    Além de ser considerado por especialistas o mais virulento dos quatro sorotipos da dengue, o tipo 2 ainda está relacionado a outro risco no país. Como parte da população brasileira já foi infectada pelo tipo 1, a ocorrência de uma segunda infecção por outro sorotipo aumenta o risco de desenvolvimento de uma das formas graves da doença, que podem levar à morte, como a febre hemorrágica.


    Governador lança financiamento para renovação da frota de táxis do RN

    Mais uma linha crédito para fomento da economia do Rio Grande do Norte foi apresentada pelo Governo do Estado na manhã desta sexta-feira (15). O governador Robinson Faria lançou o programa Pró-Taxista, um financiamento especial para proprietários de táxis, disponibilizado com recursos próprios da Agência de Fomento do RN (AGN).

    A parceria da nova linha de crédito está sendo firmada com a Cooperativa dos Proprietários de Táxis de Natal (Cooptax) e tem o objetivo de incentivar a renovação da frota dos veículos. A meta inicial é financiar 100 taxistas e o investimento pode chegar a R$ 3,5 milhões.

    No lançamento, o governador assinou o termo de cooperação com a entidade e ainda celebrou a entrega das chaves do novo carro do primeiro beneficiado, o taxista Francisco das Chagas Rodrigues. Ele comemorou a conquista do novo automóvel. “Meu carro não era tão confortável e agora tenho um veículo mais moderno e espaçoso para atender meus clientes”, disse o taxista.

    Ufologia: Teria sido encontrado (outro) esqueleto humanoide na superfície de Marte?

    Seria este um esqueleto de um marciano da antiguidade?Pessoas que analisam as fotos enviadas pelos jipe-sonda da NASA para a Terra nunca para de encontrar coisas estranhas em Marte.

    Agora, uma dessas pessoas encontrou algo parecido com um esqueleto alienígena, o qual é tão similar a um amontoado de ossos que é difícil de ser descartado como pareidolia, embora muitos céticos ainda insistam que esta imagem esteja somente mostrando rochas de cores diferentes.

    Comparação do que foi encontrado na foto de Marte, com esqueletos na Terra.Paranormal Cruciable, que tem um canal de vídeos no YouTube, diz acreditar que esta foto poderia estar mostrando os restos mortais de um antigo Rei Marciano, ou algo assim.

    Ele escreveu:
    “Na minha opinião, trata-se de um esqueleto de um marciano da antiguidade. A relíquia possui um grande crânio adornado com peças decorativas; isto poderia indicar que sejam os restos de um rei, um ícone religioso, ou talvez de um guerreiro derrotado.  Sem dúvida são os restos de um esqueleto humanoide, na minha opinião.  Fiz referências a outros restos mortais e o comparei com ossos encontrados em humanos, e a comparação é inegável.”


    Com informações: robwaugh74.tumblr.com


    CPRE intensifica fiscalização de trânsito entre as cidades de Santa Cruz e Japi

    Santa Cruz e Japi (2)Policiais do 5º Distrito do Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE) intensificaram a fiscalização de trânsito nesta quinta-feira (14) na RN 092 entre as cidades de Santa Cruz e Japi. 

    Na ocasião, foram abordados 35 veículos entre carros e motocicletas e revistadas 71 pessoas em atitude suspeita. A ação resultou na confecção de 13 autos de infração de trânsito e na apreensão de 3 veículos de duas rodas para fins de regularização.

    Acusado de abuso sexual, técnico da seleção de ginástica é afastado

    A menos de um mês dos Jogos Olímpicos, o técnico da seleção brasileira masculina de ginástica artística, Fernando de Carvalho Lopes, de 38 anos, foi afastado do cargo por conta da suspeita de ter praticado atos de abuso sexual. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, a acusação partiu dos pais de um atleta menor de 18 anos - o garoto e um outro ginasta, atleta da seleção, já prestaram depoimento.

    O processo está tramitando em segredo de Justiça e foi instalado pelo Ministério Público de São Paulo. 

    Lopes também foi afastado, preventivamente, do clube em que trabalhava, o ADC São Bernardo. Ao jornal paulista, o técnico disse ter a consciência limpa e que seus advogados não receberam nenhuma notificação oficial. "Nenhum advogado meu localizou nada sobre isso. Até agora, foi só fofoca", disse à publicação.


    Como o processo corre em sigilo, o Ministério Público tem a possibilidade de só informar o suspeito após investigação preliminar. Por NMBrasil

    Policia Militar registrou o 15º homicídio em Santa Cruz na noite de quinta-feira (14)

    A Polícia Militar de Santa Cruz, registrou por volta das 21,30 hrs de ontem, quinta (14), o 15º homicídio com características de execução. A vítima identificada pelo nome de Daniel da Silva Morais, de 22 anos, mais conhecido pelo apelido de Galeguinho, foi morto com vários disparos de arma de fogo nas proximidades do CAIC no Bairro do Paraíso em Santa Cruz. As investigações ficarão a cargo da 9ª DRP de Santa Cruz.

    PF prende suspeitos de fraude contra o INSS em Angicos, RN

    G1/RN - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (14), em Angicos, na Região Central Potiguar, a Operação La Gitana, visando investigar fraudes cometidas na concessão de benefícios previdenciários. A operação é resultado da Força Tarefa Previdenciária composta pela PF e a Representação da Assessoria de Pesquisa Estratégica de Gerenciamento de Risco (REAPE/RN).

    Três pessoas foram presas em flagrante suspeitas de estelionato e formação de quadrilha: um ambulante, paraibano, 26 anos; um auxiliar de cozinha, 46 anos e uma dona de casa, 65 anos, ambos potiguares. O nome da operação, traduzido para o espanhol, refere-se ao fato de que a principal acusada é de origem cigana.

    TCE/RN: Subsídio de vereador não pode ser reajustado no curso da legislatura

    O Tribunal de Contas do Estado (TCE/RN) decidiu, em sessão realizada nesta quinta-feira (14), ao responder consulta formulada pelo presidente da Câmara Municipal de Acari, que os subsídios dos vereadores não podem sofrer reajustes no curso da Legislatura. O voto do presidente Carlos Thompson foi acompanhado à unanimidade pelos conselheiros presentes.

    Questionado sobre em que hipóteses os subsídios poderiam se reajustados com base em perdas inflacionárias, o TCE justificou que a sistemática remuneratória dos vereadores tem regramento peculiar e próprio na Constituição Federal, não sendo possível a alteração nem mesmo por ocasião da revisão geral anual de que trata o inciso X do art. 37 da Constituição Federal.

    “Apenas por ocasião da fixação dos subsídios que vigorarão na legislatura seguinte, a depender da capacidade financeira do Município, poderão ser incluídas as perdas inflacionárias, desde que obedecidos os parâmetros constitucionais e limites da Lei de Responsabilidade Fiscal para a remuneração dos Vereadores”, diz o relatório aprovado pelos conselheiros.

    Segundo a decisão, o art. 37, inciso X, da Constituição não se aplica aos subsídios dos vereadores, conforme decidido pelo Supremo Tribunal Federal. Portanto, não há possibilidade de haver consonância com o reajuste do quadro geral de cargos políticos do Município, conforme pergunta formulada na consulta.

    Com base em opinião da Consultoria Jurídica, referendada pelo Ministério Público de Contas, conselheiros também decidiram propor mudança do entendimento adotado pela Corte de Contas para alinhamento com o disposto pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, que consignou ser descabida a “vinculação do reajuste anual dos agentes políticos municipais ao reajuste dos vencimentos dos servidores públicos”.


    Fonte: TCE/RN

    PF cumpre mandados e apura lavagem de dinheiro em Parnamirim

    PF deflagrou operação nesta sexta (15) em Natal e São Paulo (Foto: Dovulgação/PF)A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (15/7), na Região Metropolitana de Natal, a Operação Pequeno Rio* destinada a apurar atos de corrupção e lavagem de dinheiro, atribuídos a um ex-secretário de Parnamirim/RN. Além disso, objetiva reunir provas de corrupção ativa, relacionadas a contratos diversos celebrados entre empresas e aquele município. 

    Na ação, a PF mobilizou 65 policiais e está cumprindo 13 mandados judiciais de busca e apreensão, em Natal e São Paulo/SP. 

    A investigação teve início com a notícia de que o então secretário apresentava um patrimônio expressivo e incompatível com os seus rendimentos. Como a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público daquela cidade já tinha procedimento investigativo sobre o caso, a Polícia Federal obteve o compartilhamento de dados com o Ministério Público do RN. 

    A PF reuniu indícios de corrupção passiva do investigado, supostamente praticada no interesse de uma empresa contratada pelo município de Parnamirim, a partir de repasses de recursos federais. A apuração preliminar veio confirmar as suspeitas, tendo ainda sido constatado que parte dos bens do ex-secretário estaria em nome de terceiros. 

    Com a instauração do inquérito policial, ao longo da investigação, surgiram evidências de que o investigado, com certa regularidade, também recebia vantagem indevida de outras fontes. 

    Haverá coletiva de imprensa, hoje, na Superintendência Regional da PF, em Natal, às 10h.