• Últimas Notícias

    quinta-feira, 26 de maio de 2016

    Possibilidade de novos áudios preocupa governo Temer, diz jornal

    A possibilidade da existência e divulgação de novos áudios está deixando um clima de apreensão no governo do presidente interino Michel Temer, segundo informações da Folha de S. Paulo. Isso porque os integrantes da gestão temem que o Ministério Público tenha mais áudios feitos pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado.

    Nesta semana foram divulgadas duas gravações polêmicas registradas por Machado. A primeira levou à exoneração de Romero Jucádo comando do Ministério do Planejamento, e a segunda registrou uma conversa do ex-presidente da Transpetro com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), e o ex-presidente José Sarney. No áudio, Calheiros defendeu mudança na lei de delação premiada, a fim de impedir que um preso faça o acordo.

    De acordo com a Folha de S. Paulo, as gravações seriam apenas parte do material entregue por Machado à Procuradoria-Geral da República, com quem ele fechou uma delação premiada, já homologada pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

    IFRN oferta 472 vagas para cursos de graduação via SISU

    Aulas do Pronatec iniciam no dia 29
    IFRN Santa Cruz
    A Pró-Reitoria de Ensino do IFRN divulgou no final da tarde desta quarta-feira, 25 de maio, o Edital Nº 16/2016, referente ao processo seletivo para os cursos de graduação via SISU.
    Estão sendo ofertadas 472 vagas, sendo 158 para cursos de licenciatura e 314 para cursos de tecnologia, entre oito campi do IFRN: Natal-Central; Natal-Zona Norte; Macau; Mossoró; Pau dos Ferros; Santa Cruz; Nova Cruz e São Gonçalo do Amarante.
    As inscrições serão realizadas através do site do SISU entre os dias 30 de maio e 2 de junho. O processo seletivo para ingresso prevê início das aulas para o 2º semestre letivo de 2016.

    O resultado final, que será publicado no dia 6 de junho de 2016, será divulgado em cinco listas de candidatos classificados para as vagas ofertadas: uma geral/ampla concorrência e quatro listas diferenciadas, conforme os perfis especificados na Lei de Cotas.
    Os alunos selecionados terão os dias 10, 13 e 14 de junho para realizar a matrícula na Diretoria Acadêmica responsável pelo seu curso, nos horários estabelecidos no Anexo I do Edital.
    No início de junho, o IFRN deve publicar novos editais para cursos técnicos subsequentes (para quem já concluiu o ensino médio), integrado ProEJA (estudantes com 18 anos ou mais que vão fazer o ensino médio) e para pós-graduação. (Via IFRN)

    Detran RN: Condutores já podem baixar aplicativo para smartphones

    Os usuários do Detran/RN passam agora a contar com uma nova ferramenta que vai facilitar o acesso aos serviços oferecidos pelo Órgão à população. Trata-se de um aplicativo lançado pelo Governo do Estado nessa quarta-feira (26), e desenvolvido pela equipe de tecnologia da informação do Detran. O aplicativo já pode ser baixado gratuitamente para os smartphones que utilizam sistema operacional Android ou IOS.

    A ferramenta de comunicação possibilita que o usuário tenha acesso rápido às informações de veículos e de CNH. Nesse sentido é possível ter conhecimento de infrações de trânsito em aberto, licenciamento, IPVA, e agendamento de vistoria veicular. Também podem ser efetivadas as solicitações de segunda via de CNH, agendamento de prova para retirada de habilitação, além de identificar os serviços oferecidos e os endereços e contatos das unidades do Detran em todo o Rio Grande do Norte.

    Para que os usuários consigam verificar as informações relacionadas a veículos automotores é preciso que ele disponha dos dados principais do transporte, como placa e Renavam. Já para consultas de CNH é preciso informa o CPF do cidadão interessado. Outro ponto fornecido pelo aplicativo é que a população pode baixar arquivos com cartilhas informativas de segurança de trânsito e outras informações que vão poder tirar algumas dúvidas do condutor. Os arquivos são disponibilizados no formato PDF.



    Diocese afasta padre acusado de engravidar adolescente de 15 anos no interior do CE


    Um escândalo envolvendo o pároco da Paróquia de São Francisco do Bairro da Maravilha, em Quixeramobim, Ceará, Pe. Vitoriano Campos, tem sido um dos assuntos mais comentados no município desde o final de semana.

    O fato é que o sacerdote teria mantido um relacionamento com uma adolescente de 15 anos e que possivelmente essa relação acontecia desde quando a garota tinha apenas 14. Com a notícia da gravidez da jovem, recaiu sobre ele a suspeita da paternidade da criança, o que só será confirmado através de um exame de DNA. Ocorre que com a divulgação do fato e sentindo-se intimidado, o padre resolveu deixar o município. Fiéis da Paróquia não souberam informar para onde Campos teria ido.

    O fato chegou ao conhecimento da Diocese de Quixadá, e o Bispo Dom Ângelo Pignoli esteve na Paróquia da Maravilha, na tarde deste domingo, 22, onde realizou um encontro com moradores para dar alguns esclarecimentos sobre o ocorrido. Dom Ângelo informou que Vitoriano Campos está suspenso da ordem e não exercerá mais a função de padre até que o Vaticano  julgue o caso.

    Acidente automobilístico deixa pelo menos 16 pessoas feridas na BR 110 Areia Branca e Mossoró


    Imagens que circulam nas redes sociais mostram veículo na ribanceira e vítimas sendo resgatadas (Foto: Reprodução)Um acidente ocorrido na BR 110 entre Areia Branca e Mossoró, deixou pelo menos 16 pessoas feridas. 

    Uma colisão entre uma van e um veículo tipo Celta teria acontecido após uma tentativa de desvio de um animal na estrada. 

    O transporte coletivo viajava com universitários da Facene de Mossoró para Areia Branca. No 

    Pessoas que estão no local informam que haviam vítimas presas nas ferragens. Seis viaturas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), uma viatura do Corpo de Bombeiros e pelo menos duas ambulâncias dos municípios de Mossoró e Areia Branca foram até o local. 

    Todas as vítimas foram resgatadas e encaminhadas para os hospitais de referência em Mossoró.

    Com informações Voz de Areia Branca

    Cristovam: Lava Jato pode mudar impeachment de Dilma

    O senador Cristovam Buarque (PPS-DF), que votou favorável à abertura do processo de impeachment contra Dilma Rousseff, avalia que os desdobramentos da Operação Lava Jato podem reverter o quadro a favor da presidente.

    Ao comentar a gravação da conversa entre o senador Romero Jucá e o ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, o parlamentar do PPS diz que o áudio em si não influencia os votos, mas sim as consequências sobre o governo interino de Michel Temer.

    "O que pode complicar é a saída de Jucá, pois abala o governo Temer, ele pode perder um grande quadro. Não é o fato do Jucá ter dito que teria uma conspiração. Isso não me afeta. Mas o desarranjo pode pesar em diversos fatores. Tenho escutado senadores que dizem que uma coisa é admissibilidade, outra coisa é realmente a cassação da presidente. Ainda não consegui me convencer que há uma crime capaz de ignorar 54 milhões de votos. Quem analisa com rigor e cuidado tem essa mesma dúvida", afirmou ele ao site Divergentes.

    Polícia Militar registra homicídio em noite violenta na cidade de São José do Campestre/RN

    Foi registrado no início da madrugada desta quinta-feira (26) um homicídio na cidade de São José do Campestre, na região Agreste do estado. 

    Segundo informações colhidas pelo Blog O Paralelo, a vítima foi identificada pelo nome de Leonardo Tomás, 28 anos, mais conhecido pelo apelido de Leo de Budu o mesmo foi assassinado à tiros na Rua Melquiades Rocha, no bairro do Alto do Cruzeiro. De acordo com o relatos de moradores, durante toda noite que antecedeu o homicídio, tiros foram disparados, houve perseguições a suspeitos de praticar roubos e furtos e quase linchamento por parte da população contra suspeitos.

    Até o momento a Polícia não tem pistas de quem praticou o homicídio. O caso será investigado pela Polícia Civil. Policiais Militares estiveram no local isolando a área até achegada dos peritos do Itep para exames de praxe.

    O Paralelo