• Últimas Notícias

    terça-feira, 17 de maio de 2016

    Concurso do INSS tem gabarito preliminar divulgado; confira

    Resultado de imagem para concurso do inssA Cespe/Cebraspe, organizadora do concurso para 950 vagas de nível médio e superior do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), divulgou nesta terça-feira (17) o gabarito preliminar das provas, realizada no último domingo. Mais de 1 milhão de candidatos se inscreveram

    Clique nos links abaixo para acessar:

    Concurso
    São oferecidas 950 vagas em cargos de níveis médio e superior. Os salários são de R$ 4.886,87 e R$ 7.496,09. (Com informações do G1)


    Compra de arma de fogo por agentes de segurança do RN vai ter isenção do ICMS

    A compra de arma de fogo por policiais militares e civis, agentes penitenciários e guardas municipais poderá ter isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a compra de arma de fogo por policiais militares e civis, agentes penitenciários e guardas municipais. Projeto de Lei nesse sentido, de iniciativa do deputado Nélter Queiroz (PMDB) foi aprovado na reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) na reunião desta terça-feira (17).

    “A matéria foi aprovada quanto a sua constitucionalidade com algumas emendas de redação. Ela segue agora para a Comissão de Finanças e Fiscalização para análise do impacto financeiro para o Estado, na dispensa da cobrança do imposto”, disse o deputado Carlos Augusto (PSD) que presidiu a plenária da CCJ e foi o relator da matéria

    Na reunião de hoje, a Comissão também decidiu que o Projeto de Lei de autoria do deputado Kelps Lima (Solidariedade) que dispõe sobre a Iniciativa Popular no Processo Legislativo vai tramitar em conjunto com outra matéria semelhante que já tinha sido apresentada pelo deputado Souza Neto (PHS).


    Agripino comemora a aprovação da renegociação das dívidas dos pequenos produtores rurais

    Foto: Mariana Di Pietro
    O plenário do Senado aprovou na noite desta terça-feira (17) a Medida Provisória 707/2015 que trata da renegociação das dívidas dos pequenos produtores rurais. Com ela, os agricultores passam a ter mais prazo e descontos para quitarem débitos referentes ao credito rural.

    Durante a sessão, o senador José Agripino (DEM – RN), defensor inquestionável dessa luta há anos, fez um destaque especial comemorando a votação da proposta. 

    “Vamos acabar com o tormento do oficial de justiça na porta do pequeno produtor que tomou um dinheiro emprestado e não conseguiu pagar. Esses trabalhadores não podem ser vistos como caloteiros”, Disse Durante a sessão, o senador José Agripino.

    De acordo com Agripino, se o presidente Michel Temer sancionar a medida, será uma grande vitória para a região nordeste. “Será o primeiro grande gol dele perante a região Nordeste, aos pequenos agricultores e pecuaristas da nossa região”, concluiu.


    Ministro corta recursos de entidades beneficiárias do Minha Casa

    Foto: ReproduçãoO novo ministro das Cidades, Bruno Araújo, revogou nesta terça-feira uma portaria que autorizava a liberação e a ampliação de recursos para a categoria Entidades do programa habitacional Minha Casa, Minha Vida (MCMV). A portaria revogada foi assinada na véspera da sessão em que o Senado aprovou a abertura do processo de impeachment da agora presid
    Criada em 2014, a modalidade Entidades consiste na liberação de financiamento direto para famílias de baixa renda organizadas em cooperativas habitacionais ou associações sem fins lucrativos. Essa categoria do Minha Casa, Minha Vida era a preferida dos movimentos sociais por moradia, sobretudo o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST).
    Esses movimentos manifestaram apoio contra o impeachment, mas sempre cobraram repasses maiores para a modalidade Entidades. Na terça-feira da semana passada, penúltimo dia do governo Dilma, o Ministério das Cidades publicou a Portaria 173/16, que autorizou a liberação de financiamento para dezenas de entidades em diversas regiões do país. Na sexta-
    Além da lista de associações, Dilma informou que a Secretaria de Habitação do Ministério das Cidades apresentaria uma proposta de ampliação do limite de contratações do programa para o exercício de 2016. Alegando “a necessidade de readequação dos recursos orçamentários da União”, o novo titular da pasta revogou as duas portarias. Post

    Santa Cruz/RN: Projeto que torna Festa de Santa Rita patrimônio do RN é aprovado na Assembleia

    Os deputados aprovaram na sessão plenária desta terça-feira (17) projeto de lei que declara a Festa de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, patrimônio cultural, imaterial e histórico do Rio Grande do Norte, de iniciativa do deputado Tomba Farias (PSB). Também foi aprovado projeto de autoria do presidente Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) que cria no RN o Dia Estadual do Livro Infantil, instituindo a comemoração da data para 8 de setembro. Projetos agora seguem para sanção do Executivo. 

    O deputado Tomba Farias comemorou a aprovação do projeto de sua autoria e destacou a importância da festa religiosa não somente para a cidade, mas para a região e o RN. Segundo o parlamentar, a procissão de Santa Rita de Cássia, padroeira do município, costuma reunir cerca de 70 mil pessoas. Durante os festejos a cidade tem intensa movimentação turística, estando no momento, com todos os leitos de hotelaria ocupados. Tomba Farias também ressaltou a importância do Alto de Santa Rita, que já atraiu cerca de 1 milhão e 700 mil pessoas ao local. Em aparte, o deputado Dison Lisboa (PSD) parabenizou a iniciativa, por colaborar com a  geração de emprego e renda. 

    Turismo: Natal foi o 2º destino nacional mais visitado no 1º trimestre de 2016

    A capital potiguar foi a segunda cidade brasileira mais visitada nos três primeiros meses de 2016, segundo análise da Decolar.com, maior agência de turismo da América Latina. Dentre os destinos nacionais, que foram a preferência dos viajantes brasileiros durante o período, Rio de Janeiro lidera o ranking, seguido por Natal, Fortaleza e Maceió. 

    Se analisarmos janeiro, fevereiro e março, separadamente, notamos que Rio de Janeiro e Natal se mantêm nas primeiras colocações. No mês de março, entretanto, ocupam posições inversas (Natal em 1º lugar e Rio de Janeiro em 2º).

    Comparando com números de 2015, Natal subiu uma posição no ranking, a partir do crescimento de 71% na venda de pacotes. No Rio de Janeiro, o aumento foi de apenas 48%. Foz do Iguaçu está em 5º lugar na colocação atual, ocupava a 1ª posição no mesmo período de 2015.


    Campeonato Brasileiro: Quase certo jogo do Fluminense contra o Botafogo no Arena das Dunas, dia 29

    Foto Divulgação
    Mandante do primeiro Clássico Vovô do Brasileirão, o Fluminense deve mandar o jogo para o Nordeste. De acordo com o jornal Lance, a partida contra o Botafogo, dia 29, pela quarta rodada, tende a ser realizado na Arena das Dunas, em Natal.

    As negociações estão avançadas e todos os lados do confronto estão cientes do andamento. Pelo Estatuto do Torcedor, a CBF tem até quinta-feira para confirmar o local da partida.


    Sine-RN oferece nesta quarta-feira (18), mais de 18 vagas de emprego

    O SINE-RN oferece nesta quarta-feira (18/05), mais de 18 oportunidades de emprego em Natal, Mossoró e Currais Novos.

    Para concorrer às vagas, os candidatos devem se cadastrar via Internet no Portal Mais Emprego do Ministério do Trabalho e Emprego através do endereço maisemprego.mte.gov.br ou na unidade do Sine Matriz Cidade da Esperança, localizada na Rua Adolfo Gordo, s/n, Cidade da Esperança - Natal-RN no prédio da Central do Trabalhador no horário de 8h ás 16h ou em qualquer agência do Sine nas centrais do cidadão de Natal e no interior.


    Os interessados que não tem cadastro e acesso ao Portal Mais Emprego, podem comparecer as Agências do SINE, com Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), Número do PIS, cédula de identidade (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF) e comprovante de residência. O atendimento é de acordo com o horário de funcionamento das centrais do cidadão e do SINE Matriz Cidade da Esperança no prédio da Central do Trabalhador, das 8h às 16h.

    Ministro Barroso descobre escuta telefônica no gabinete do STF

    Coluna Esplanada.
    O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, descobriu uma escuta telefônica no seu gabinete dentro do Supremo Tribunal Federal. O gabinete anterior era do ministro presidente Joaquim Barbosa.

    A escuta foi descoberta pela secretaria de segurança do STF, há duas semanas, durante uma varredura de rotina nos gabinetes dos togados.

    O ministro Barroso autorizou o gabinete há pouco a confirmar a notícia. O material estava desativado e foi encontrado dentro de uma pequena caixa, instalada debaixo da mesa do ministro.


    O material está sob tutela da Secretaria de Segurança da Corte, que ainda não se pronunciou oficialmente.

    Colunista é suspenso por 7 dias após nota sobre Marcela Temer

    O colunista Gilberto Amaral, do Jornal de Brasília, será suspenso por sete dias após a publicação de uma nota que viralizou na internet nesta segunda-feira (16). 

    No texto, com título, "Feministas", o jornalista fez comentário que relacionava a presença feminina nos ministérios do govenro interino de Michel Temer à beleza da primeira-dama, Marcela Temer.
    "Várias críticas foram feitas ao governo do presidente Temer pela falta de uma mulher à frente de um ministério. Por si só a beleza de sua mulher, Marcela, como primeira-dama do país, já representa muito bem o charme e elegância da mulher brasileira", dizia o texto.
    Uma foto do artigo de jornal foi divulgada em páginas feministas no Facebook, como Feminismo Sem Demagogia - Original e Empodere Duas Mulheres. A imagem teve mais mais de 16 mil compartilhamentos e muitas críticas. Após a reação negativa, o jornal divulgou nota em nome das jornalistas da redação e anunciou a suspensão de sete dias do colunista.
    Confira a nota completa abaixo

    Justiça Federal proíbe MST de bloquear rodovias no estado da Paraíba

    mst-brA Justiça Federal na Paraíba, em decisão liminar, acolheu pedido da União Federal e determinou que o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) se abstenha de ocupar, obstruir ou dificultar a passagem nos trechos das Rodovias BR 101 (trecho paraibano) e BR 230 (desde o Município de Cabedelo até o de Mogeiro).
    Na decisão emitida pela 2º Vara Federal, a Polícia Rodoviária Federal e demais autoridades policiais estão autorizadas a adotar as medidas necessárias ao resguardo da ordem nos trechos das rodovias citadas e em seu entorno e, principalmente, à segurança dos pedestres, motoristas, passageiros e dos próprios participantes do movimento que porventura venham a se posicionar em locais inapropriados.
    Caso a decisão judicial seja descumprida, será fixada multa no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais) por hora de indevida ocupação e interdição das Rodovias BR 101 e BR 230.

    Prefeitura de São Rafael divulga abertura de concurso público para preencher 63 vagas

    A Prefeitura de São Rafael, cidade com mais de 8 mil habitantes no estado do Rio Grande do Norte, anunciou a abertura de um novo concurso público na autarquia, para o provimento de 63 vagas em cargos de nível fundamental, médio e superior. As remunerações oferecidas atingem R$ 2.000,00 mensais.

    A inscrição será feita exclusivamente pela internet, a partir das 8h do dia 20 de junho até as 23h59min do dia 20 de julho de 2016, pelo site www.comperve.ufrn.br. As taxas oscilam entre R$ 60,00 e R$ 100,00.

    A organização do concurso está a cargo do Núcleo Permanente de Concursos (COMPERVE) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e o edital reserva 5% das vagas para as pessoas com deficiência.

    Confira o edital de convocação AQUI.

    Câmara Municipal de Areia Branca volta a cassar mandato da prefeita Luana Bruno

    A Câmara Municipal de Areia Branca voltou a cassar o mandato da prefeita Luana Bruno (PMDB). A sessão extra foi encerrada no início da tarde desta terça-feira (17).

    Com a presença de oito vereadores, mais de dois terços da Casa, o legislativo manteve a decisão que já havia tomada no último dia 10, acatando o parecer da Comissão Especial de Investigação (CEI), e cassando a prefeita por crimes de responsabilidade.

    A prefeita foi defendida em plenário pelo advogado Vinícius, que argumento sobre a "inocência" da chefe do Executivo, porém, sem convencer os vereadores. O resultado, na verdade, já era esperado. Votaram pela cassação: Netinho Cunha, Antônio Carlos, Tonho da Cohab, Duarte Júnior, Aldo Dantas, João de Berguinho, Sandro Góis e Djalma Souza.

    Mantida a cassação do mandato de Luana, a Prefeitura de Areia Branca fica nas mãos da vice-prefeita Lidiane Garcia (PHS), que já havia sido empossada no cargo na semana passada. Os advogados de Luana Bruno já recorreram da decisão ao Tribunal de Justiça do Estado (TJRN), uma vez que o processo recebeu aval da Justiça de primeiro grau.

    Luana Bruno foi acusada de ter praticado vários crimes de probidade administrativa, denunciados, inclusive, pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais. (*Com informações do Blog César Santos)

    Atenção concurseiros: Lagoa D'Anta abre concurso com 5 vagas; salários chegam a R$ 2.300, inscrições a partir de sexta (20)

    A Prefeitura de Lagoa D'Anta lançou nesta terça-feira (17) um edital de concurso público com 5 vagas para nível médio e superior. Ao todo, são 5 vagas e os salários chegam a R$ 2.300. A taxa de inscrição para o nível médio é de R$ 15 e para o ensino superior, R$ 20. As inscrições começam nesta sexta-feira (20) pela internet, através do site da Comperve (clique AQUI).

    Os salários variam de R$ 880 a R$ 2.300. São ofertadas duas vagas para técnico-CRAS, e uma vaga para assistente social, coordenador do CRAS, psicólogo. Para conferir todas as vagas, salários e carga horária, clique AQUI.

    As provas terão 35 questões objetivas, sendo para o cargo de nível médio, 15 de língua portuguesa, 10 de matemática e 10 de informática. Para os cargos de nível superior, as provas contém 10 questões de língua portuguesa e 25 de conhecimentos específicos.


    As provas serão aplicadas no dia 21 de agosto de 2016, no município de Lagoa D'Anta. As provas também poderão ser realizadas em outros municípios do estado, caso a demanda de inscritos no concurso ultrapasse a capacidade de locação de candidatos. Os locais das provas serão divulgados no dia 10 de agosto. (Via Portal G1doRN)


    Potigás amplia rede de clientes nos segmentos comercial e residencial

    A Companhia Potiguar de Gás passa a distribuir gás natural canalizado para mais seis clientes nos segmentos comercial e residencial na capital potiguar. O crescimento é resultado do investimento que a Potigás vem fazendo para ampliar a rede, prospectar novos clientes e divulgar as vantagens do produto para o atendimento de condomínios, bares, restaurantes, padarias, hospitais entre outros estabelecimentos.

    Os novos clientes do gás natural canalizado são Pomodori Pizza Natal, Restaurante Oriente, Cassino Motel, Bari Palesi, Casa de Saúde São Lucas e Condomínio Residencial Safira. Juntos, esses consumidores representam um incremento de volume comercializado na ordem de 3.800m³/mês na distribuição de gás.

    Os estabelecimentos comerciais e residências podem utilizar o gás natural para várias aplicações, incluindo equipamentos como fritadeiras, máquinas de absorção, caldeiras, fornos, fogões, aquecedores de água, geradores de energia elétrica, ar-condicionado e refrigeradores com motores a gás. “Estamos colhendo frutos de um trabalho sério com foco no planejamento, eficiência na execução de projetos e qualidade no atendimento, apresentando como vantagens a comodidade, segurança, economia e o abastecimento contínuo do gás natural canalizado”, comemorou o Diretor Presidente, Beto Santos.


    Acesse: www.potigas.com.br ou ligue 3204-8500

    Novidade! Dilma e Lula sabiam da corrupção na Petrobrás, diz Delcídio

    O senador cassado Delcídio do Amaral (sem partido-MS), ex-líder do governo de Dilma Rousseff no Senado, afirmou nesta segunda-feira (16), no programa “Roda Viva”, da TV Cultura, que tanto o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva quanto a presidente afastada Dilma Rousseff tinham conhecimento do esquema de corrupção vigente na Petrobras. 

    Segundo Delcídio, ele atuou junto ao ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró de modo a evitar que ele colaborasse com a Operação Lava Jato por pedido pessoal de Lula. O senador cassado afirmou que Lula o teria procurado e dito: “Nós precisamos resolver essa questão”. Só aí teria tomado a iniciativa de tentar dissuadir Cerveró de falar, mediante oferta em dinheiro e um plano de fuga do país.

    Dívidas de água, luz e gás atrasadas batem recorde, diz Serasa

    CimOQcsXIAA_TGDO volume de dívidas de água, luz e gás atrasadas bateu recorde em março, ao atingir 17,9% dos R$ 239 milhões (cerca de R$ 42,8 milhões) de pendências financeiras no país, de acordo com dados do birô de crédito Serasa Experian divulgados ontem segunda-feira (16).

    É o maior nível registrado pelo segmento desde junho de 2014, quando o levantamento começou a ser feito. Em março do ano passado, essas contas somavam 15,1% das dívidas em atraso.

    O aumento do atraso dessas dívidas reflete o agravamento da crise econômica, de acordo com Luiz Rabi, economista da Serasa. Isso porque o consumidor costuma pagar essas contas em dia para não ter o serviço suspenso.

    Motorista é ferido com coronhada durante assalto na zona Sul

    Um motorista de transporte coletivo da empresa Santa Maria, foi alvo da ação violenta de uma dupla de assaltantes, na noite desta segunda-feira (16), no bairro Pitimbu, zona Oeste de Natal. A vítima, que terá a identidade preservada, sofreu uma coronhada de um dos suspeitos e teve a cabeça cortada.
    De acordo com a própria vítima os dois assaltantes entraram no transporte se passando por passageiros, mas logo anunciaram o crime. "Foi tudo muito rápido, quando eu percebi já estava com a cabeça sangrando e a arma do bandiddo no chão quebrada, foi aí que notei que era de brinquedo e reagi", relatou.
    O motorista ainda disse que os suspeitos correram para a parte traseira do ônibus e como a porta estava fechada eles quebraram um dos vidros laterais e fugiram. E polícia foi acionada e realizou diligências, porém nenhum dos envolvidos foi localizado. (Portal BO)