• Últimas Notícias

    quinta-feira, 28 de abril de 2016

    RN: Estado inicia o pagamento do mês de abril nos dias 6, 9 e 10 de maio.

    O Governo vai pagar dia 6 de maio (sexta-feira) os vencimentos de todos os aposentados, pensionistas, além dos servidores da Saúde, Educação, Justiça e Cidadania e Segurança (polícias militar e civil, Itep e Corpo de Bombeiros).

    Os funcionários dessas áreas somados aos aposentados e pensionistas correspondem a 92.384 servidores ou 93% da folha de pessoal do Estado.  
    Na segunda-feira (9) serão depositados os salários dos funcionários das pastas de Administração; Gabinete Civil; Consultoria; Procuradoria; Comunicação; Controladoria; Vice-governadoria; Planejamento; Tributação; Agricultura e Pesca; Desenvolvimento Econômico;  Infraestrutura; Trabalho, Habitação e Assistência Social; Recursos Hídricos; Turismo; Assuntos Fundiários e Reforma Agrária; e Esporte e Lazer. E no dia 10 (terça-feira), o Governo deposita os vencimentos dos servidores da Administração Indireta dependente.



    Emater/RN: Programa Compra Direta inicia atividades em 48 municípios do RN

    Os técnicos do Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural do RN (Emater/RN) iniciaram nesta semana a aquisição de produtos do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) - Compra Direta Local da Agricultura Familiar.

    Inicialmente, 48 municípios estão liberados a participar da ação, onde o Governo do Estado, através da Emater/RN, adquire a produção e repassa os alimentos para instituições cadastradas, como escolas, hospitais, abrigos de idosos, creches, entre outras, adianta informação da assessoria da empresa.

    O programa Compra Direta beneficiará 1.992 pequenos produtores e 2.134 instituições filantrópicas. Na fase inicial, os técnicos fizeram o levantamento da produção dos agricultores familiares e identificaram as centrais de distribuição dos alimentos nos municípios.


    A partir de junho, haverá novo cadastramento de agricultores e entidades para proposta de compra e distribuição no segundo semestre deste ano, além de 2017 e 2018, conclui a informação da Emater/RN.

    Municípios potiguares são contemplados em Chamada Pública de ATER para Mulheres Rurais

    O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), através da Diretoria de Políticas para as Mulheres Rurais e Quilombolas, realiza a Chamada Pública nº 01/2016/DPMRQ/MDA com o objetivo de estabelecer as orientações para contratação e execução de serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) para Mulheres Rurais.

    A assistência será realizada em lotes nos estados do RN, CE, PB, PE, BA, MG, RS e GO, segundo informação da página virtual do Serviço de Apoio a Projetos Alternativos Comunitários (Seapac).

    As ações a serem executadas devem beneficiar exclusivamente mulheres agricultoras familiares (AF), e/ou extrativistas (EX), e/ou quilombolas (QU), e/ou pescadoras artesanais (PA), e/ou mulheres indígenas (IN).

    Os municípios do RN contemplados foram: Angicos, Lajes, Pedro Avelino, Caiçara do Rio dos Ventos, Campo Grande, Caraúbas, Triunfo Potiguar, Janduís, Patu, e Assú.

    Para acessar o Edital, clique AQUI.

    Suspeito de tráfico de drogas é preso em flagrante com 2,5kg de maconha

    Policiais do 4º Batalhão de Polícia Militar (4ºBPM) prenderam um homem identificado por Iranilson Barbosa, de 19 anos. Ele foi detido enquanto caminhava na Avenida Irma Vitoria, no Bairro Nossa Senhora da Apresentação, nas proximidades da Avenida das Fronteiras, na zona Norte de Natal. Com ele a PM apreendeu cerca de 2,5kg de maconha dividida em tabletes.

    A ação ocorreu durante um patrulhando de rotina, quando o infrator foi visto em atitude suspeita. No momento da abordagem, Iranilson Barbosa não soube explicar a origem da droga, mas afirmou que sua função era realizar o transporte do entorpecente onde receberia certa quantia de dinheiro por este serviço.


    O infrator foi conduzido à Delegacia Especializada em Narcóticos  (Denarc) onde foi autuado pelo tráfico de drogas e será conduzido ainda nesta semana para audiência de custódia.

    Santa Cruz/RN: Hospital Universitário Ana Bezerra para atendimento no setor de Pediatria

    O Caos na saúde pública e a escassez de recursos atingem o Hospital Universitário Ana Bezerra - HUAB, na cidade de Santa Cruz. Segundo informações o setor de Pediatria deixou de funcionar prejudicando assim o atendimento aos recém-nascidos do município e cidades vizinhas.

    O Hospital Maria Alice Fernandes, em Natal, passou a ser prioridade para quem precisa de internação.

    Inaugurado em 04 de fevereiro de 1952, o Hospital Universitário Ana Bezerra, mantém o seu papel na assistência a saúde do município de Santa Cruz e cidades vizinhas. Recebendo acadêmicos de vários cursos na nossa universidade oferecendo a esses, um estágio prático e colaborativo, no atendimento prestado. Esta unidade tem investido num serviço qualificado com especial atenção a mulher e a criança. O HUAB é administrada pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh

    No entanto não se sabe ao certo quando esse serviço será retomado.

    Operação Policial Civil e Militar prende na zona rural de São José do Campestre suspeitos de explosão ao banco do Brasil em Araruna

    As policias, Civil e Militar prendeu na madrugada desta Quinta-feira (28) no Sítio Jacú município de São José do Campestre-RN, acusados de participarem do assalto na agencia do Banco do Brasil em Araruna-PB. 

    Uma operação conjunta da 21° AISP - 7° CIPM/SOLANEA (CAP. J Ferreira, Ten. Rodrigues, Ten. Willys, Rotam e Rp de Araruna), 21° AISP - Seccional PC /PB (Delegados Diogenes, Luiz Gonzaga, Pablo Nascimento, GTE/GUARABIRA e equipe), CHOQUE/PB (Ten. Silva) e PC/RN (Delegado Valente e eq.) prenderam os indivíduos suspeitos de integrarem uma quadrilha de roubo a agências bancárias e estouros de caixas eletrônicos. 
    O senhor George Gomes Crisante (33 anos) e seu irmão Gilmar Gomes Crisante presos por terem sobre sua posse 4 armas de fogo, sendo uma pistola glock 28 .380 Pol. e três espingardas de fabricação caseira do tipo soca. Mais ainda também foi preso o Francisco Canindé Teixeira Feliciano, vulgo Alemão, 45 anos, residente no sítio Ipueira, Japi, RN. Pelo crime de terem a posse de dois revólveres calibre, 38 Pol. e duas espingardas de fabricação caseira tipo soca. Todos os envolvidos foram conduzidos a Dp local para feitura dos autos.

    *Com informações Brejo PB

    Temer estuda corte de gastos e pente-fino em programas como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida

    Nos primeiros dois meses à frente da Presidência da República, caso a presidente Dilma Rousseff seja afastada temporariamente do cargo, o vice-presidente Michel Temer pretende adotar medidas econômicas de curto prazo para tentar recuperar o desempenho da economia e a credibilidade do governo junto ao mercado.

    Em um esforço de corte de custos, o peemedebista quer reduzir de 32 para 25 o número de ministérios e avalia um pente-fino geral nos gastos governamentais para avaliação de suas demandas e impactos, incluindo programas sociais como o Bolsa Família e o Minha Casa, Minha Vida.

    ‘Tinha medo’, diz coroinha da igreja que diz ser vítima de estupro por padre na PB

    “Ameaças, não, agora medo, eu tinha. Vamos dizer assim, de me matar”, contou o adolescente de 13 anos que diz ter sido vítima de abuso por parte de um padre na cidade de Dona Inês, no Agreste paraibano.

    Na quarta-feira (27), a Diocese de Guarabira divulgou uma nota informando que o sacerdote foi afastado das funções por ter sido denunciado por “atos em desacordo com a lei”. A Polícia Civil da região explica que o padre está sendo investigado pelo crime de estupro de vulnerável. Segundo a família do adolescente, o abuso teria começado há mais de um ano, desde que o sacerdote foi transferido para a paróquia.

    A mãe contou que o filho teria recebido vários presentes do padre, incluindo celular, bicicleta, roupas, e até mesmo uma viagem para a cidade de Aparecida, em São Paulo. Neste momento, a família desconfiou da relação do padre com o menino, que era coroinha da igreja.

    Ipem registra 31 denúncias no primeiro quadrimestre de 2016, mas acidentes de consumo ainda são pouco relatados no RN

    De janeiro a abril de 2016, a Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) recebeu 31 notificações, entre denúncias e reclamações. Denúncias com relação ao funcionamento de bombas medidoras de combustíveis lideram o ranking de registros dos usuários junto ao órgão no período de 1º de janeiro a 26 de abril, somando 15 ocorrências. Produtos pré-medidos vendidos em quantidade diferente do indicado na embalagem, comercialização de pão francês em unidade e mau funcionamento de balanças vêm logo em seguida na lista de maiores demandas, com dois registros cada.
    “O consumidor está mais atento aos seus direitos e reclamando mais. Um exemplo claro disso é que, nesse mesmo período de 2015, nossa Ouvidoria registrou 29 denúncias, número já superado em 2016”, contabiliza a ouvidora do órgão delegado do Inmetro no Estado, Socorro Freitas. Em todo o ano de 2015, a Ouvidoria do órgão realizou 103 atendimentos.
    No entanto, a ouvidora lembra que também é importante registrar os acidentes de consumo, pois os dados são utilizados para referenciar a regulamentação de serviços e produtos pelo Inmetro. “É por meio desses números que a fiscalização é intensificada pelos órgãos delegados e a normalização de produtos e serviços é desenvolvida, trazendo mais segurança para o consumidor brasileiro”, acrescenta Socorro, que reforça: “Esse tipo de registro ainda não é muito comum no nosso Estado. É preciso que as pessoas informem mais”.
    De acordo com o Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), o Rio Grande do Norte registrou apenas dois casos dessa natureza em 2015. A primeira ocorrência, registrada em janeiro do ano passado, referiu-se a um corte provocado por uma tampa de embalagem de refrigerante; e a segunda, relatada no sistema em maio, referiu-se a asfixia provocada por berço infantil. Em 2014, o Estado também havia registrado apenas duas ocorrências de acidentes de consumo no sistema: um acidente causado por uma peça de vestuário e outro com peça veicular.

    Universitário leva tiro na cabeça em assalto a ônibus escolar no RN

    Tiros atingiram o para-brisa e as vidraças na parte de trás do ônibus (Foto: Divulgação/PM)Um universitário foi baleado na cabeça durante uma tentativa de assalto a um ônibus escolar na noite desta quarta-feira (27) em Extremoz, na Grande Natal. De acordo com a Polícia Militar, um suspeito foi detido.

    O estudante baleado, ainda segundo a polícia, foi levado para o Pronto-Socorro Clóvis Sarinho, em Natal, onde permanece internado.

    O crime aconteceu por volta das 23h na estrada de Pitangui, na entrada da comunidade de Contendas, quando o veículo retornava ao município de Extremoz. Quatro homens armados atiraram contra o ônibus no intuito de forçar o motorista a parar o veículo. Um carro da PM que passava pelo local perseguiu os criminosos. Um deles foi preso e levado para a Delegacia de Plantão da Zona Norte da capital. Os outros fugiram por uma região de mata fechada.


    A Prefeitura de Extremoz informou que o ônibus transporta estudantes de Pitangui e comunidades vizinhas para Natal. Quando as aulas acabam, o veículo retorna com os alunos para o município. (Por G1RN)

    Governador sanciona lei que concede aposentadoria integral por invalidez em casos de doenças graves

    O Diário Oficial do Estado (DOE) publicou ontem a alteração da Lei Complementar Estadual nº 308 que concede aposentadoria por invalidez com proventos integrais para pessoas com doenças graves, incuráveis ou contagiosas.

    Dentre as doenças estão tuberculose ativa, alienação mental, esclerose múltipla, neoplasia maligna, cegueira posterior ao ingresso no serviço público, hanseníase, cardiopatia grave, doença de Parkinson, paralisia irreversível e incapacitante, espondiloartrose anquilosante, nefropatia grave, hepatopatia grave, estados avançados do mal de Paget (osteíte deformante), Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (AIDS) e contaminação por radiação, com base em conclusão da medicina especializada.


    Para o governador Robinson Faria a sanção do projeto representa muito não apenas para os servidores que se enquadram na lei como também para as famílias. “Essas doenças trazem grande desconforto a todos que acompanham o sofrimento dos pacientes. A alteração da lei tem como objetivo amenizar o sofrimento e proporcionar mais qualidade de vida”, disse o chefe do Executivo Estadual.

    Sindicato dos Trabalhadores de Campestre comemora dia do trabalhador no próximo domingo (1º)

    O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de São José do Campestre estará comemorando junto com seus associados e convidados o 1º de maio com apresentações de danças e sorteios de brindes como fogão, geladeira, ventilador, tanque de roupa, celular, bicicleta, ferro e outros brindes. O evento começará às 19:00hs no ginásio poliesportivo Elivan Feitosa Confessor.
    Clic na imagem para ampliar