• Últimas Notícias

    quarta-feira, 30 de março de 2016

    FEMURN reunirá prefeitos para discutir ação judicial da verba do Fundeb

    O presidente da Federação dos Municípios do RN (FEMURN), Francisco José Júnior (PSD), prefeito de Mossoró, convoca a todos os prefeitos e prefeitas filiados para participar de uma reunião na próxima sexta-feira (1º), às 10h, na sede da Federação, na capital do Estado.

    Tal reunião discutirá a ação judicial contra a devolução de verbas do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

    A ação tem por objetivo a suspensão da cobrança das complementações recebidas pelos municípios, tendo em vista que as prefeituras repassaram os dados corretos ao Fundo Nacionais de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e o valor recebido foi devidamente aplicado.

    Mesmo assim, a União cobra a devolução das verbas repassadas, ressalta informação da assessoria de comunicação da FEMURN.

    MPF altera horário de atendimento de suas unidades no Estado do RN

    A partir deste mês de abril, as unidades do Ministério Público Federal no RN (MPF/RN) – localizadas em Natal, Mossoró, Caicó, Assú e Pau dos Ferros – passarão a atender o público externo das 10h às 17h e terão seu funcionamento (incluindo o Setor de Protocolo) limitado ao período entre 9h e 19h, de segunda a sexta-feira.

    A determinação, que consta da Portaria nº 63/2016, leva em consideração a necessidade de atender à redução das despesas de custeio determinadas pelo Ofício Circular nº 10/2016, da Secretaria Geral do MPF, e atende à Portaria nº 18/2016, da Procuradoria Geral da República.

    Ministério da Saúde começa a distribuir aos estados vacina contra H1N1 no dia 1º

    O Ministério da Saúde divulgou o calendário de distribuição da vacina contra a gripe A (H1N1). A campanha nacional terá início no dia 30 de abril, porém, no dia 1º a pasta começa a distribuir o imunizante aos estados.

    Normalmente os surtos de H1N1, um dos tipos da Influenza A, acontecem a partir de junho, com a chegada do inverno, mas, no estado de São Paulo, por exemplo, casos graves da doença começaram a ser registrados mais cedo. A campanha nacional vai de 30 de abril a 20 de maio, mas, com a chegada do imunizante mais cedo, os estados e municípios poderão antecipar a aplicação da forma mais conveniente para a região.


    Segundo o Ministério da Saúde, nas três primeiras remessas, que vão de 1º a 15 de abril, os estados receberão 25,6 milhões de doses, que corresponde a 48% do total a ser enviado para a campanha deste ano. Desse montante, serão entregues 5,7 milhões de doses para o estado de São Paulo.

    PRF vai interditar BR 101 durante as manifestações pró-Dilma nesta quinta (31) em Natal

    Resultado de imagem para manifestações pro dilma em natalSegundo informações da PRF, devido as manifestações pró-governo previstas para amanhã (31/03), a BR 101 será interditada nas proximidades do conjunto Mirassol, a partir das 16h30, no sentido Zona Sul Centro. 

    O trânsito será desviado para a Av. Roberto Freire e para o Viaduto de Ponta Negra, possibilitando o acesso a Av. da Integração. Sugere-se evitar o trecho durante o evento. A previsão é que os manifestantes sairão às 15h30 do Shopping Mydway, com previsão de chegada à praça da árvore de Mirassol, às 18h00

    Ator que interpretava Cristo cai da cruz na Guatemala, assista o vídeo

    Um ator que interpretava Jesus Cristo durante uma peça despencou de uma altura de quase 10 metros, conseguindo se salvar por sorte, se segurando em algumas cordas. O incidente aconteceu na Guatemala na última sexta-feira (25). o ator que não teve a identidade revelada sofreu ferimentos e foi encaminhado a um Hospital na comunidade. o estado de saúde não foi divulgado. o vídeo percorreu as redes sociais nesta segunda-feira (29) com um número expressivo de compartilhamentos.

    Crianças do Hospital Infantil Varela Santiago recebem ovos de Páscoa doados pelo Ipem-RN

    Nesta quarta-feira (30), o Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN) realizou uma doação de 77 ovos de Páscoa às crianças internadas no Hospital Infantil Varela Santiago. Também foram doados algodão e gases para curativos. Os produtos foram coletados em operações do órgão para verificação dos padrões de pesagem determinados pelo Inmetro, mas foram aprovados e estão em perfeitas condições para consumo. 

    “Faz parte do papel social do Ipem contribuir com essas instituições e retribuir um pouco do excelente trabalho que elas prestam à nossa população. Ficamos satisfeitos em poder colaborar com o Varela Santiago, uma entidade séria que merece todo o respeito e admiração da sociedade”, conta o diretor do Ipem-RN, Cyrus Benavides.

    A ENTIDADE

    Um morre e dois são presos após assalto aos Correios em Montanhas

    Na manhã desta quarta-feira (30), policiais militares do 8º BPM efetuaram a prisão de dois suspeitos de assaltar a agência dos Correios no município de Montanhas, distante 96 km da capital potiguar. Um terceiro suspeito morreu em confronto com a PM.
    De acordo com os policiais que participaram da ação, três homens adentraram na agência dos Correios de Montanhas e anunciaram o assalto, levando todo o dinheiro da unidade. Após a saída, o vigilante conseguiu contato com a Polícia Militar, repassando as informações quanto a características dos suspeitos e o veículo utilizado para fuga.
    De posse das informações, os policiais militares, sob o comando do Tenente PM Jorgivan efetuaram diligências, conseguindo alcançar os suspeitos próximo ao Município de Pedro Velho.
    Durante a ação policial, os criminosos dispararam contra os militares, que revidaram a injusta agressão, culminando com a morte de um dos suspeitos. Outro envolvido na ação delituosa foi atingido por disparos de arma de fogo, tendo sido socorrido ao hospital da região, e o terceiro suspeito de participar do assalto foi preso, juntamente com o armamento utilizado para a prática da infração penal.
    Os militares recuperaram toda a quantia subtraída, ainda não mensurada pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, além de três armas de fogo utilizadas na ação pelos criminosos.

    *Fonte: Assessoria / PMRN

    Criança de três anos é baleada e morta durante atentado no bairro das Rocas, Natal

    Uma criança de três anos de idade foi baleada e morta, na noite desta terça-feira (29), na rua Belo Horizonte, no bairro das rocas, zona Leste de Natal. A polícia acredita que o alvo do atirador era o pai do garoto, que também foi atingido.
    De acordo com informações repassadas pela polícia houve uma discussão entre o autor do atentado e o pai da criança e em dado momento o suspeito passou a atirar atingindo a criança na cabeça e o pai na perna.
    Ainda segundo a polícia pai e filho foram socorridos para o pronto socorro Clóvis Sarinho, mas por volta das 2h da madrugada desta quarta o menino, identificado como Luiz Davi, não resistiu aos ferimentos. A outra vítima, que não teve o nome revelado, passa bem. (Portal BO)

    Absurdo: Pai é preso em MG após anunciar venda do filho recém-nascido nas classificados da internet

    Foto extraído da internet
    A Polícia Civil prendeu nesta terça-feira ,29, o pai suspeito de anunciar o bebê em um site de vendas na internet. Segundo a delegada Ana Maria dos Santos, o homem de 24 anos confessou ser responsável pelo anúncio e disse ter feito a postagem por brincadeira.
    Apesar da alegação, a delegada afirmou que a oferta de venda da criança já se configura crime e o homem foi autuado em flagrante. A mãe do bebê afirmou aos policiais que não sabia que o marido havia feito a postagem. A mulher de 23 anos não foi presa, mas ainda é investigada.
    A oferta foi publicada no fim da tarde desta segunda-feira,28, no site de classificados “OLX”. O conteúdo foi retirado do ar por volta das 10h desta terça.
    O casal é morador de Contagem e foi localizado em Ibirité ambas as cidades na Região Metropolitana. A polícia suspeita que eles tentaram fugir.
    Os dois têm mais um filho biológico e cuidam de uma outra criança. A polícia afirmou o Conselho Tutelar foi acionado e as crianças devem ficar com parentes.
    De acordo com a delegada, uma investigação paralela de maus tratos contra as crianças será realizada. Ainda segundo Ana Maria, o homem vai responder por dois crimes: oferta e venda de pessoas e exposição de crianças a constrangimento. O casal não tinha passagens anteriores pela polícia.
    Anúncio
    Conforme o conteúdo que podia ser acessado no site OLX, a criança tem dez dias de vida e é um “homem lindo com saúde total e comprovada”. O texto do anunciante ainda diz que o bebê seria um “ótimo investimento” e que o valor da venda seria combinado posteriormente. Além de cinco fotos de uma criança, o anúncio incluía um telefone de contato.(G1/MG)

    É hora de abandonar o navio.

    Pegando o bêco: PP reunirá deputados e senadores para discutir saída do governo

    Resultado de imagem para partido progressista
    Um dia após o PMDB decidir pela ruptura com o governo federal, as bancadas do PP na Câmara dos Deputados e no Senado vão se reunir nesta quarta-feira (30) para discutir se a legenda, que comanda o Ministério da Integração Nacional, continuará aliada ao governo.

    O PP é uma das principais bancadas da base governista, com 49 deputados e seis senadores.

    Os debates sobre ruptura ocorrem num momento delicado para o governo, que sofre o risco de uma debandada entre os aliados em meio à tramitação do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Antes do PMDB, o PRB já havia anunciado que deixava a base e entregaria o Ministério do Esporte.

    Fundeb: Senadora, vice-governador e prefeitos participam de audiência com ministro do STF

    A senadora Fátima Bezerra, o vice-governador Fábio Dantas e prefeitos do Rio Grande do Norte participaram de audiência nesta terça-feira (29) com o ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio, relator do processo que trata do impasse em torno das compensações do Fundeb para o estado.

    A ideia era expor a situação do estado caso seja necessária a devolução dos R$ 192 milhões que a União pode ter repassado indevidamente, via Fundeb, face um erro de cálculo. Na ocasião, a senadora Fátima Bezerra ressaltou que, diante das dificuldades financeiras, o estado e os municípios não têm condições de devolver o dinheiro.

    “Esperamos que pela sabedoria jurídica e sensibilidade social, o ministro aceite nosso pleito”, disse.

    Marco Aurélio afirmou que analisará o caso levando em conta as considerações do governo e das prefeituras, além do governo federal, que é a outra parte do processo.


    Também participaram da reunião o secretário Chagas Fernandes (Educação), os prefeitos João Paulo (Vera Cruz) e Driu (Santana do Seridó), a procuradora do Estado, Ana Cláudia, e representantes da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte.