• Últimas Notícias

    sábado, 19 de março de 2016

    Candidatos a vagas remanescente do ProUni devem se inscrever de 23 a 31 de março

    Interessados em conseguir uma bolsa do Programa Universidade Para Todos (ProUni) têm prazo entre 23 e 31 de março para se candidatar às vagas remanescentes do processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2016. As inscrições serão feitas somente pela internet.
    edital com as regras para essa seleção foi publicado no Diário Oficialda União nesta sexta-feira, 18. Professores da rede pública de ensino, além dos estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, estão aptos a concorrer às bolsas parciais e integrais, de acordo com os critérios de renda previstos para o programa. O candidato não pode ter nota zero na redação e precisa ter, no mínimo, 450 pontos na média no Enem.

    As bolsas remanescentes não terão efeito retroativo, ou seja, são válidas a partir da data de emissão do correspondente Termo de Concessão.

    Policia desvenda morte de empresário Giba Adriano, autores já estão presos

    A Polícia Civil acaba de confirmar a prisão dos autores do homicídio do empresário Giba Adriano, ocorrido no último dia 13 de fevereiro desse ano.
    Segundo informou Dr. Valmir Barbosa, chefe de investigação da 9ª DRP ao Blog O Paralelo, o autor do crime Francisco Daniel Bezerra da Silva, vulgo "Hugo" de 19 anos, natural de Natal encontra-se preso desde o dia posterior ao assassinato do empresário. "Hugo" foi detido em uma ação Policial comandada pelo Major Moura e segundo investigações ele era um dos fugitivos da Penitenciária Raimundo Nonato e estava escondido em Santa Cruz.

    O co-autor foi preso na manhã deste sábado pela Polícia Civil, trata-se do menor de iniciais D.S.S, 17 anos, natural de Santa Cruz. Para a Polícia Civil o crime praticado pela dupla foi de latrocínio (roubo seguido de morte).

    Veja também 

    Santa Cruz registra 2º Homicídio do empresário Giba Adriano


    O autor do crime que se encontra preso no Raimundo Nonato pode pegar pena de até 30 anos de cadeia, já o menor que se encontra apreendido no máximo em 3 anos estará na rua.

    Ainda segundo a Policia Civil, as investigações ainda continuam, mas o que levou a prisão dos suspeitos o trabalho inicial feito pela PM, sob o comando do Major Moura, o trabalho investigativo dos investigadores da 9ª DRP de Santa Cruz e a perícia do ITEP.

    'Hora do Planeta' acontece às 20h30 deste sábado

    Neste sábado (19) acontece em todo o mundo a campanha "Hora do Planeta", uma mobilização  pela conscientização ambiental na qual governos, empresas e a população são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas. A proposta é que as pessoas participem apagando suas luzes durante 60 minutos.  O evento oficial acontece às 20h30.

    A Hora do Planeta é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população são convidados a demonstrar sua preocupação com o aquecimento global e as mudanças climáticas, apagando suas luzes durante sessenta minutos. No Brasil, a Hora do Planeta é promovida pela organização ambientalista WWFBrasil desde 2009, sendo 2016 a oitava edição no país. No mundo, a Rede WWF organiza a campanha desde 2007.


    Para participar da Hora do Planeta 2016, basta apagar as suas luzes entre 20h30 e 21h30 no sábado, 19 de março. 

    Explicação de Dlma foi ridícula, diz NY Times

    Em duro editorial publicado nesta sexta (18), o jornal americano "The New York Times" afirmou que a presidente Dilma Rousseff (PT) "luta por sobrevivência política", mas que, "surpreendentemente, parece ter achado que tinha capital político de sobra" quando indicou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil.

    Sua explicação para a indicação, de que Lula é um negociador de talento e, assim, ajudaria o Brasil a conter suas diversas crises, foi "ridícula", segundo o jornal.

    Para o "New York Times", Dilma criou outra crise, "de confiança em seu próprio julgamento".

    Lula comandava petrolão, diz Senador Delcídio à Veja

    Delcídio do AmaralEm entrevista à revista Veja, o senador Delcídio do Amaral (sem partido-MS) aprofundou as revelações que fez à Justiça, por meio de delação premiada, e subiu o tom das acusações contra a presidente Dilma Rousseff e o seu padrinho político e antecessor.

    Delcídio foi preso no dia 25 de novembro do ano passado, quando exercia o cargo de líder do governo no Senado e era um dos principais representantes do PT no Congresso Nacional por oferecer a outro delator da Operação Lava Jato – o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró – apoio financeiro, proteção judicial e até um plano de fuga do país em troca do seu silêncio.
    Dirigente da estatal durante o governo Fernando Henrique, Delcídio do Amaral foi abandonado pelos petistas ao ser pilhado em tentativa de obstruir as investigações da Lava Jato.
    Veja os principais trechos da entrevista:

    Em Nova Cruz adolescente é flagrado por câmeras furtando motocicleta e acaba detido

    Policiais do Comando de Policiamento Rodoviário Estadual (CPRE) e 8º Batalhão de Polícia Militar (8ºBPM) recuperaram na noite desta quinta-feira (17) uma motocicleta que tinha sido furtada durante a tarde no centro da cidade de Nova Cruz.

    A PM foi informada pela vítima do furto e de posse das características e de imagens de câmeras de vigilância, os militares conseguiram identificar o suspeito e recuperar a motocicleta.


    O suspeito, menor de idade, foi conduzido em flagrante à Delegacia de Polícia Civil da cidade e ficou à disposição da Justiça. ( Por 190rn).

    Cerca de 17 mil pessoas participam da manifestação Pró-Dilma em Natal

    IMG-20160318-WA0037
    O Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), órgão composto por representantes do poder público das diversas esferas e por representantes das diferentes forças com atuação na área da segurança pública, comunica que o público participante da manifestação desta sexta-feira (18), em defesa do Governo Dilma chegou a 17 mil, em Natal.
    Para este resultado, o órgão se baseou no método de Jacobs que leva em consideração o cálculo da área do local, estima-se o número de pessoas por m², e multiplicam-se os dois números.
    Os dados tem como base as imagens áreas (vídeos e fotografias) registradas pelas equipes de segurança pública em vários pontos da manifestação.

    Manifestações pró-governo levam milhares às ruas de todo o país

    Foi uma sexta-feira marcada pela mobilização de grupos pró-governo em todo o Brasil.
    Pela manhã, enquanto a Polícia Militar retirava manifestantes contrários à presidente Dilma Rousseff da avenida Paulista, em São Paulo, atos a favor da presidente e em defesa da democracia começavam em Estados do Nordeste. Ao longo do dia, manifestações aconteceram nos 26 Estados e no Distrito Federal
    A avenida Paulista, em São Paulorecebeu os manifestantes ao som de "Lula lá", jingle utilizado pela campanha do ex-presidente nas eleições de 1989. Cerca de 95 mil manifestantes estiveram na Paulista no pico da manifestação, às 18h45, segundo o Datafolha. A Polícia Militar estimou o número de presentes em 80 mil e os manifestantes avaliaram em 350 mil.
    Pessoas carregavam cartazes hostilizando a Rede Globo, o governador Geraldo Alckmin e o juiz Sérgio Moro, da Operação Lava Jato. O protesto começou pelas 15h e, ao longo da tarde, os manifestantes ocuparam os dois sentidos da Paulista em frente ao Masp (Museu de Arte de São Paulo). Por UOL

    Ministro Gilmar Mendes suspende nomeação de Lula como ministro da Casa Civil

    O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes suspendeu nesta sexta-feira (18) a nomeação para a Casa Civil do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tomou posse nesta quinta (16). A decisão foi proferida em ação apresentada pelo PSDB e pelo PPS.
    Na decisão, o ministro afirma ter visto intenção de Lula em fraudar as investigações contra ele na Operação Lava Jato. O petista ainda pode recorrer da decisão ao plenário do Supremo mas o processo volta para mão do Juiz Sergio Moro.
    O ex-presidente Lula tomou posse nesta quinta-feira (17), pouco antes de 10h40, como novo ministro-chefe da Casa Civil em cerimônia no Palácio do Planalto, ao lado da presidente Dilma Rousseff. Cerca de uma hora depois, o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da 4ª Vara do Distrito Federal, suspendeu a posse por meio de uma decisão liminar (provisória).

    Outras decisões semelhantes, em outras Varas de Justiça, também foram proferidas e cassadas por Tribunais Federais. Com a decisão de Gilmar Mendes, acaba o impasse de decisões divergentes nas instâncias inferiores da Justiça. Por G1

    Peticionamento eletrônico e Central do Cidadão estarão indisponíveis neste sábado

    Alguns serviços administrativos e judiciais prestados a eleitores e a advogados por meio do Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ficarão indisponíveis neste sábado (19), das 8h às 20h, devido à necessidade de atualização da versão do sistema gerenciador de banco de dados. 

    Entre os serviços suspensos neste período estão o peticionamento eletrônico, o sistema de jurisprudência, a consulta ao inteiro teor de acórdãos e resoluções e a Central do Cidadão.

    O Processo Judicial Eletrônico (PJe) não será suspenso, esclarece informação proveniente do portal eletrônico do TSE.

    Justiça expede mandado de prisão contra condenado por morte de jovem em Santa Cruz

    casojoyce_mandadoprisao2A jovem Joyce Geyse da Silva Borges foi brutalmente assassinada na madrugada no dia 10 de outubro de 2003, com um tiro na cabeça, no apartamento onde morava com o condenado pelo crime. Marcos Gustavos de Caldas Brito, seu namorado na época, foi acusado do assassinado e, após diversas protelações, foi condenado pelo crime em setembro 2011.
    O caso causa comoção até hoje na população santacruzense, principalmente porque o condenado nunca cumpriu a prisão.
    Com este fato novo entendimento e pedido de prisão expedido, familiares e amigos de Joyce Geyse esperam que o caso tenha um desfecho com a prisão do réu condenado.
    CASO JOYCE GEYSE
    A jovem Joyce Geyse da Silva Borges foi brutalmente assassinada na madrugada no dia 10 de outubro de 2003, com um tiro na cabeça, no apartamento onde morava com o condenado pelo crime. Marcos Gustavos de Caldas Brito, seu namorado na época, foi acusado do assassinado e, após diversas protelações, foi condenado pelo crime em setembro 2011.
    O caso causa comoção até hoje na população santacruzense, principalmente porque o condenado nunca cumpriu a prisão.
    Com este fato novo entendimento e pedido de prisão expedido, familiares e amigos de Joyce Geyse esperam que o caso tenha um desfecho com a prisão do réu condenado.
    Por Édipo Natan

    OAB decide apoiar processo de impeachment de Dilma

    O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) decidiu, nesta sexta-feira (19), apoiar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso. As informações são do G1.

    Das 27 bancadas estaduais, somente a do Pará votou contra relatório que aponta suposto cometimento de crime de responsabilidade pela presidente. Votaram contra ainda dois membros vitalícios do Conselho, Marcelo Lavenère e José Roberto Batochio.


    O parecer foi assinado pelo advogado Erick Venâncio e acusa Dilma não só por ter autorizado as “pedaladas  fiscais”, mas pela renúncia  fiscal concedida à Fifa para a Copa do Mundo de 2014 e suposta interferência na Lava Jato, com nomeação de Lula para a Casa Civil.