• Últimas Notícias

    segunda-feira, 7 de março de 2016

    Sergio Moro intima Lula para novo depoimento por videoconferência.

    Lula foi intimado para prestar novo depoimento em inquérito relacionado à Operação Lava Jato. Dessa vez, será inquirido não como investigado, mas como testemunha de defesa do amigo José Carlos Bumlai, preso em Curitiba. Caberá ao juiz Sérgio Moro conduzir o interrogatório.
    Em vez de ser conduzido coercitivamente pela Política Federal, Lula agora terá de comparecer em horário pré-determinado pelo juiz da Lava Jato: 9h30 da próxima segunda-feira (14). O ex-presidente não precisará viajar a Curitiba. Falará desde São Paulo, por videoconferência.

    MEC divulga nesta terça-feira nota do Enem dos treineiros

    Os estudantes que fizeram a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2015 como treineiros poderão consultar suas notas nesta terça-feira. O Ministério da Educação (MEC) irá divulgar o resultado das provas no site do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).

    Os treineiros são os estudantes que fazem o exame antes de concluir o ensino médio. Na última edição do Enem, 1,1 milhão dos 7,7 milhões de inscritos se enquadravam neste perfil. Com a divulgação neste momento, estes alunos não puderam concorrer as vagas pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

    Caçadores encontram veículos e cofre dos correios de Coronel Ezequiel abandonados por criminosos em mata fechada

    Foto cedida ao Paralelo
    Caçadores encontraram na manhã desta segunda-feira (7) dois veículos abandonados na zona rural de São Bento do Trairí, também no local foi encontrado um cofre danificado na caçamba de um dos veículos.

    Policiais Militares do destacamento do São Bento do Trairi foram avisados pelos caçadores, que de imediato se deslocaram até o local, uma mata fechada e de difícil acesso, na localidade conhecida como sítio Baixa Verde, a cerca de 8 km da cidade. 


    Uma equipe da Polícia Federal também esteve no local para realizar perícia. Ainda segundo informações, os veículos são uma Ford Ranger, branca de placas PFF 6225 de Parnamirim e Fiat Strada de placas OWA 0555 de Touros, todos com queixa de roubo. Esses veículos foram usados pelos criminosos que arrombaram a agência dos Correios de Coronel Ezequiel na madrugada de terça-feira no dia 1º desse mês.

    O Paralelo

    Seguro Safra: com prazo prorrogado, agricultores de Santa Cruz têm até o final do mês para quitar contrapartida

    A Prefeitura de Santa Cruz informa que o prazo para os agricultores beneficiados pelo programa Seguro Safra retirar o boleto na Secretaria Municipal Agricultura e efetuar o pagamento de sua contrapartida foi prorrogado até o final deste mês de março/2016.

    A contrapartida do agricultor, no valor de R$ 17,00 (dezessete reais), é uma das condicionalidades do programa que asseguram o benefício em caso de perda da safra em consequência da seca ou excesso de chuvas aos agricultores cadastrados. 

    A retirada do boleto pode ser feita na sede da Secretaria Municipal de Agricultura (Centro Administrativo). Já o pagamento precisa ser efetuado na Caixa Econômica Federal. 

    A Prefeitura de Santa Cruz informa que o prazo para os agricultores beneficiados pelo programa Seguro Safra retirar o boleto na Secretaria Municipal Agricultura e efetuar o pagamento de sua contrapartida foi prorrogado até o final deste mês de março/2016.

    A contrapartida do agricultor, no valor de R$ 17,00 (dezessete reais), é uma das condicionalidades do programa que asseguram o benefício em caso de perda da safra em consequência da seca ou excesso de chuvas aos agricultores cadastrados. 


    A retirada do boleto pode ser feita na sede da Secretaria Municipal de Agricultura (Centro Administrativo). Já o pagamento precisa ser efetuado na Caixa Econômica Federal. 

    Movimentos de rua repudiam declarações de Crispiniano Neto

    Movimentos de rua assinam nota de repúdio às declarações do presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto, em seu perfil numa rede social. Confira a nota: 

    NOTA DE REPÚDIO – ATENTADO À DEMOCRACIA

    Os movimentos de rua abaixo assinados vêm a público manifestar total repúdio às irresponsáveis e criminosas declarações do sr. Crispiniano Neto, presidente da Fundação José Augusto, em seu perfil numa rede social. Trata-se de conduta da mais alta gravidade, que atenta contra os princípios de um Estado de Direito, que devem ser pautados na liberdade de expressão e nas garantias dos direitos do cidadão brasileiro contra o arbítrio de quem quer que seja.

    Além do caráter criminoso das declarações, tal manifestação tem o claro intuito de espalhar medo e ameaçar a imprensa livre e a população ordeira que se prepara para ganhar as ruas no próximo dia 13 de março em todo o Brasil. Mas não vamos nos intimidar!

    Como sempre, vamos às ruas de forma ordeira, respeitando o preceito democrático e as autoridades constituídas, tudo para manifestar nosso fundamental direito à liberdade expressão contra um governo o qual temos razões de sobra para repudiar.

    Assim, conclamamos o cidadão potiguar a não se deixar amedrontar com tais ameaças, pois, como sempre aconteceu nas manifestações do ano de 2015, teremos a gloriosa Polícia Militar, com contingente reforçado, para garantir que nosso protesto continue sendo ordeiro e pacífico, sem perturbações de terceiros ou depredação do patrimônio público e privado.

    Esperamos, por fim, que o sr. governador do estado, Robinson Faria, tome providências no sentido de afastar da direção da Fundação José Augusto o sr. Crispiniano Neto, por desonrar a função pública que exerce com declarações desta natureza contra a imprensa livre e o cidadão norte-riograndense.

    Natal/RN, 7 de março de 2016.

    Força Democrática RN
    Movimento Brasil Livre RN
    Vem pra Rua RN
    Vermelho Nunca Mais
    Unidos pela Liberdade

    Indignação Brasil

    Capoteiro é chamado por engano e rouba cena em audiência da Lava Jato

    CapoteiroDepoimento_rep_483x303.jpgUm homônimo roubou a cena da maior investigação contra a corrupção no Brasil na semana passada, frente à Justiça Federal do Paraná. Na sexta-feira, 4, por volta das 10h, enquanto o País se virava para acompanhar a condução coercitiva - quando o investigado é levado para depor e liberado - do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o capoteiro de veículos Jorge Washington Blanco, de Belo Horizonte, prestava depoimento, por videoconferência, ao juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações da Operação Lava Jato.

    Blanco havia sido arrolado como uma das testemunhas de acusação, no processo em que é réu o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula. A outra era o administrador Sandro Tordi, ex-presidente do Banco Schahin.
    De camiseta azul, Jorge Blanco respondeu a todas as perguntas. A primeira foi do Ministério Público Federal. O procurador Diogo Castor de Mattos perguntou: "O senhor pode esclarecer sua atividade profissional durante o ano de 2009?", questionou Mattos. "Eu sou capoteiro", respondeu Jorge Blanco.
    "Capoteiro? O sr trabalhou durante algum período no Banco Schahin?", questionou. "Não", disse o capoteiro. "O sr esteve alguma vez com Jorge Luiz Zelada?", insistiu o procurador. "Não conheço", afirmou Blanco. "Sem mais perguntas, Excelência", assinalou, por fim, Castor.
    O juiz federal Sérgio Moro prosseguiu a audiência, perguntando se o assistente de acusação ou os defensores que estavam tinham perguntas. "Se trata de outra pessoa, seria um uruguaio, um argentino", disse um dos defensores, que não aparece no vídeo.
    "Não tenho ideia, a testemunha é da acusação", afirmou Moro. "Talvez o sr tenha sido chamado por engano, por alguma questão de homônimo. Eu declaro encerrado seu depoimento, também não tenho indagações."
    'Nada errado'
    "Uai, eu fiquei meio assim, falei: será que usaram meu nome nesse trem? Eu nunca me envolvi com nada errado. De uma hora pra outra aparece negócio de Lava Jato, coisa que eu vejo falar na televisão", disse Blanco em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.
    Diariamente, entre 11h30 até 18h30, o capoteiro trabalha em uma loja em Belo Horizonte com capota e estofamento de veículos.
    Casado, pai de dois filhos, Jorge Blanco disse que um deles pensou que a intimação para comparecer à Justiça Federal, em Minas, se tratasse de uma brincadeira. "Um deles falou: isso é negócio que põe na internet, o pessoal fica brincando. Eu falei: comigo não foi brincadeira, não. O rapaz trouxe a intimação, olha aqui."
    Na entrevista dada ao jornal, ele contou detalhes do depoimento.
    "Me perguntaram de uns negócios que eu nunca tinha ouvido falar, de banco, um cara que eu nunca ouvi falar nele. (...) Ficaram foi rindo porque viram que a minha profissão era totalmente diferente da que eles estavam querendo", afirmou, com bom humor.
    Blanco disse que achou estranho receber uma intimação de um oficial de Justiça, mas que compareceu ao chamamento por nada dever. Ao ser perguntado pela reportagem sobre o diálogo que teve com o juiz Sérgio Moro, respondeu: "Eu falei que eu era capoteiro, ele ficou rindo".

    IstoÉ

    Câmara de Cruzeta encaminha nota de pesar pelo falecimento de ex-vereadora

    A cidade de Cruzeta está de luto, pelo falecimento da ex-vereadora do município, Maria Nazareth de Azevedo. Professora, Nazareth, também presidiu o legislativo no biênio de 1979 a 1981. Em nome da presidente da Câmara Municipal, Sara Lobo, dos vereadores e funcionários, o Poder Legislativo vem a público apresentar voto de pesar a toda família ilutada.

    Além de vereadora, Maria Nazareth, foi diretora escolar, secretária municipal de educação e tem, em vários setores, marcas importantes das suas lutas em defesa do povo cruzetense.

    Segue Nota de Pesar encaminhada pela Câmara Municipal:

    NOTA DE PESAR

    Presidente da Fundação José Augusto defende ataques à imprensa; sindicato repudia incitação e exige resposta do Governador

    O Sindicato dos Jornalista Profissionais do Rio Grande do Norte, junto a Federação Nacional dos Jornalistas, emitiu uma nota de repúdio à declaração de Joaquim Crispiniano. "Senhor governador Robinson Faria, o Sindjorn exige uma resposta rápida quanto às declarações de seu auxiliar de governo. Rápida, enérgica e exemplar". 

    Confira a nota na íntegra:

    O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Norte vem a público repudiar frontalmente as declarações postadas neste domingo (6), em suas redes sociais, pelo presidente da Fundação José Augusto, Crispiniano Neto. Senhor secretário, sendo bem eufêmico, o senhor foi profundamente infeliz em suas palavras. Qual cidadão em sã consciência incita a violência? Mas o senhor não se deu por satisfeito e foi além. Conclamou a militância de sua corrente política a se voltar contra a imprensa. Ora senhor secretário, é essa a conduta que deve ter um gestor público e ainda mais da área cultural?

    Senhor Crispiniano, não podemos e não vamos aceitar uma tentativa tão venal e absurda de calar profissionais do jornalismo. Muito menos vamos nos calar e deixar de cumprir corretamente nosso dever por conta de uma incitação covarde como a sua.

    Senhor governador Robinson Faria, o Sindjorn exige uma resposta rápida quanto às declarações de seu auxiliar de governo. Rápida, enérgica e exemplar. Ele atingiu toda uma categoria de profissionais e nitidamente pôs em risco as vidas de pais, mães e filhos. Seja coerente para que o peso das palavras de seu secretário não recaia também sobre o senhor.

    Vivemos em um momento delicado no nosso país, é verdade, mas isso não pode jamais servir de justificativa para que percamos o senso de coletividade e de respeito às pessoas, às instituições e ao estado livre de direito.


    Sindjorn e Fenaj

    Câmara Municipal de Campestre compra carteiras de identificação a radialista e na hora de pagar nem água

    Câmara Municipal de Campestre
    O radialista Walker Anominondas, que também atua como representante de uma empresa de São Paulo, responsável por confeccionar carteiras de identificação para parlamentares, está "tiririca da vida". Segundo Walker, ano passado o então presidente da Câmara Municipal de São José do Campestre, José Ney de Lima fez pedidos de carteiras de identificação para os 9 vereadores, cada a uma custando R$ 120,00. 

    Na entrega das carteiras, ocorrido no mês de dezembro, o vereador presidente não quis mais receber alegando que a casa legislativa não teria como pagar o valor total de 1.080,00. Como a presidência da Câmara passou para outro vereador resta tão somente ao pobre do radialista entrar com uma ação para que o mesmo seja ressarcido do prejuízo.

    O Paralelo

    Vai brecar ações: Ministro da Justiça vai trocar sete diretores da pasta e área de Logística da PF

    Mal entrou no cargo e o novo ministro da Justiça, Wellington César Lima, pediu na última quarta-feira informações à direção da Polícia Federal sobre o departamento de Logística da corporação. O ministro também entrou na sede do MJ fazendo mudanças. Vai trocar o comando de sete importantes diretorias – trouxe seus fiéis seguidores da Bahia.
    Na PF, a Logística é responsável pelo bom andamento das operações sigilosas da PF, como a ocorrida na sexta-feira, que levou em condução coercitiva o ex-presidente Lula.
    Os policiais a consideram a alma das investigações, por envolver sigilo máximo, a inteligência e deslocamento de agentes e delegados para cumprir os mandados atrás de provas.
    A alegação de que não vai haver mudanças imediatas é balela. Ligado ao chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, o novo ministro da Justiça vai substituir ainda neste mês de março os diretores do MJ.

    A secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, já entregou o cargo na última sexta-feira. A Coluna antecipou que o diretor-geral da PF fica no cargo até Agosto.
    *Coluna Esplanada

    Bispo de Aparecida recomenda pisar na cabeça da jararaca

    Luiz Inácio Lula da Silva, como se sabe, declarou-se uma “jararaca”. Mais: afirmou que a Operação Lava Jato só bateu no rabo na serpente. E ele próprio lembrou que, para matá-la, é preciso esmagar a cabeça.

    Neste domingo, o bispo-auxiliar de Aparecida, dom Darci José Nicioli, falou de serpentes e jararacas. Afirmou o religioso:

    “Peça, meu irmão e minha irmã, a graça de pisar a cabeça da serpente, de todas as víboras que insistem e persistem em nossa vida, daqueles que se autodenominam jararacas… Pisar a cabeça da serpente: vencer o mal pelo Bem”. Por Cristo Nosso Senhor!”

    Cuba manifesta apoio a Lula, a Dilma e ao PT diante de "ataques injustificáveis"

    Cuba manifestou seu apoio ao líder do Partido dos Trabalhadores e ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à presidenta do país, Dilma Rousseff, considerando que ambos são alvo de ações judiciais e parlamentares “injustificáveis e desproporcionais”.
    “A indigna manipulação da luta contra a corrupção tem o objetivo de desacreditar e criminalizar um líder emblemático da América [Lula] e desqualificar uma das organizações políticas [PT] mais combativas da região”, diz uma declaração, divulgada no domingo (6), pela diplomacia cubana.
    Lula, que governou o Brasil entre 2003 e 2010, tornou-se, na sexta-feira (4), o novo alvo da maior investigação por corrupção na história do Brasil, a Operação Lava Jato, após ter sido levado pela Polícia Federal de sua casa para prestar declarações pelo seu suposto envolvimento no escândalo de desvio de recursos da Petrobras.
    O Ministério dos Negócios Estrangeiros cubano disse ainda que o ataque contra a Constituição e a democracia no Brasil também visa a “derrubar o legítimo governo da presidenta Dilma Rousseff e liquidar o processo progressista regional”.
    “Com estes métodos sujos, setores dos aparelhos policiais, legislativos e judiciários de alguns Estados da nossa região, em estreita aliança com grupos transnacionais da comunicação, as oligarquias e o imperialismo, pretendem impor, por via da força, pessoas que não foram capazes de vencer as eleições nas urnas”, acrescenta.

    Na declaração, o Ministério dos Negócios Estrangeiros diz ainda que Cuba “não tem dúvidas de que a verdade abrirá caminho e que o povo trabalhador do Brasil vai se mobilizar em sua defesa, assim como na salvaguarda dos avanços políticos e sociais conquistados pelos governos do Partido dos Trabalhadores”.

    Segurados devem atualizar endereço junto à Previdência

    Resultado de imagem para Previdência SocialOs segurados e beneficiários da Previdência Social devem manter seus endereços atualizados junto à Previdência Social para continuar recebendo as correspondências oficiais da instituição, tais como o extrato anual e a carta de concessão de benefício. Aposentados e pensionistas podem fazer a atualização de dados pelo site da Previdência Social.

    A atualização de endereço de beneficiários também está disponível na Central de Atendimento, pelo telefone 135. Funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h – horário de Brasília.


    A ligação é gratuita quando feita de telefone fixo. Para atualizar o endereço é preciso ter em mãos o número do benefício, data de nascimento, CEP, nome completo e CPF do beneficiário. No caso de contribuinte pessoa física, será necessário informar o NIT/PIS/PASEP e a senha, que, por motivo de segurança, somente pode ser retirada em uma agência da Previdência Social. 

    O atendimento para obtenção de senha deverá ser agendado em nosso site, na seção de serviços ao cidadão ou  pela Central 135.

    Diretor da Fundação José Augusto, no Governo Robinson, prega luta armada nas redes sociais

    O diretor geral da Fundação José Augusto, Joaquim Crispiniano Neto, nomeado desde outubro do ano passado pelo Governador Robinson Faria, chamou os "coxinhas" para briga através das redes sociais. 

    Se não bastasse a violência que impera em todo estado pela fraca atuação do seu governador, Crispiniano Neto, achou por bem conclamar militantes e simpatizantes para se armar de foices, enxadas e machados e partir para um conflito armado, instigando assim a violência.







    .

    Lula afirmou que só sairia de casa algemado, diz Polícia Federal

    Resultado de imagem para Lula afirmou que só sairia de casa algemado, diz Polícia FederalEm relatório divulgado neste domingo (6), o delegado Luciano Flores Lima, da Polícia Federal, afirmou que o ex-presidente Lula se negou, num primeiro momento, a deixar sua casa para prestar depoimento em uma sala do aeroporto de Congonhas, na sexta (4), durante a 24ª fase da Lava Jato.
    “Informei ao ex-presidente Lula que deveríamos sair o mais rápido possível daquele local, em razão da necessidade de colhermos suas declarações, a fim de que sua saída do prédio fosse feita antes da chegada de eventuais repórteres e/ou pessoas que pudessem fotografar ou filmar tal deslocamento”, disse o delegado.
    Foi quando Lula, segundo ele, se negou a acompanhá-lo: “Foi dito por ele que não sairia daquele local, a menos que fosse algemado. Disse ainda que, se eu quisesse colher as declarações dele, teria de ser ali. Respondi então que não seria possível fazer sua audiência naquele local por questões de segurança, pois tão logo alguém tomasse conhecimento disso, a notícia seria divulgada e poderia ocorrer manifestações e atos de violência nos arredores daquele local, o que prejudicaria a realização do ato”, informou o delegado, em documento tornado público pela Justiça Federal do Paraná.