• Últimas Notícias

    quinta-feira, 3 de março de 2016

    Fantasmas da ALRN: Deputados do RN extinguem 690 cargos comissionados na Assembleia

    'Fantasmas' protestaram contra o alto número de cargos comissionados na Assembleia do RN (Foto: Francisco Nascimento)
    Portal G1 - Os deputados estaduais do Rio Grande do Norte aprovaram nesta quinta-feira (3) a extinção de 690 cargos comissionados na Assembleia Legislativa. A resolução com a medida vai ser publicada nesta sexta (4) no Diário Oficial do Estado (DOE) e estabelece cortes imediatos. A Assembleia Legislativa potiguar passa por polêmica após a revelação do alto número de cargos comissionados, o que foi possível com a implementação Portal da Transparência.

    G1 teve acesso com exclusividade à resolução 032/2016. O documento revoga uma autorização de 2012 da própria Assembleia que prevê a subdivisão em três de cada cargo de agente legislativo. Por essa autorização anterior, a Casa tem 345 agentes legislativos 1; mais 345 agentes legislativos 2; e outros 345 agentes legislativos 3. Com a revogação, ficam extintos os cargos de agentes legislativos 2 e 3, o que somam 690 cortes imediatos.

    Morre em confronto com a Polícia suspeito de assaltar Correios de Boa Saúde

    Uma equipe da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (Defur) foi acionada para prender suspeitos que assaltaram uma agência dos Correios na cidade de Boa Saúde(distante 69 km de Natal), nesta quinta-feira (03), e criminosos dispararam contra os policiais civis. 
    No confronto, um dos suspeitos, que não teve a identidade revelada até o momento, veio a óbito. Um outro comparsa, também não identificado, foi preso na cidade de Vera Cruz por policiais militares.
    A Polícia conseguiu apreender uma motocicleta que havia sido roubada e uma pistola.

    Suspeitos de cometerem sequestro relâmpago em São José de Mipibú são detidos


    Policiais Militares da Força Tática de São José de Mipibu realizaram, na noite desta quarta-feira (2), uma operação que resultou na detenção de quatro infratores e a apreensão de armas e drogas na Comunidade Tancredo Neves, na cidade de São José de Mipibu, na Grande Natal. A ação iniciou após denúncia anônima ao Disque Denúncia da Polícia Militar, informando sobre o paradeiro de um grupo suspeito de sequestros relâmpago, naquela cidade. O grupo foi detido cerca de 24h após um crime ocorrido na cidade.

    Campestre: O Blog Publica uma reflexão Política enviada por Web-leitor Carlos Bilica

    Esse editor recebeu na tarde desta quinta-feira (03) um texto enviado pelo nosso web-leitor, o engenheiro agrônomo, Dr. Carlos Bilica. Residindo em São José do Campestre, Bilica  propõe algumas reflexões, motivadas pelos acontecimentos dos últimos dias (talvez, últimas semanas, ou anos a fio). 

    Além de propor essas reflexões, o texto também possui um caráter objetivo: o que deve ser remédio pela carência Politico-administrativo. Pensar, interpretar e formular ideias sobre a sociedade e a política em qualquer pequena cidade brasileira, nelas incluindo Campestre não é tarefa fácil. Então, leia o texto abaixo e reflita!

    Caro Jackson Félix,
    Li em seu Blog, dia 26/02/2016, o lançamento da pré-candidatura do Dr. Fernandes Braga à prefeitura de São José do Campestre-RN. Acho que chegou o momento deo povo refletir sobre o futuro do município. Não se é mais aceitável continuar com essa politicagem de quase 30 anos sem perspectivas e esperanças. Campestre chega a uma situação que não desejávamos. 

    A população vem emigrando para outros municípios em busca de sobrevivência, com isso o coeficiente do FPM baixou de 1,0 para 0,8 e poderá chegar a 0,6, o menor de todos, já que é calculado pelo número de habitantes. 

    Atualmente Tangará já superou Campestre em população com 15.529 habitantes,enquanto este tem 12.933. Dispõe de três indústrias gerando emprego para a população, especialmente para a juventude. Recentemente trouxe o Crédito Amigo do BNB, que está revolucionando a população de baixa renda daquele município. Portanto, a seca não é a única vilã do nosso município, mas também a falta de gestão competente. 

    Passa e Fica já tem coeficiente do FPM igual ao de Campestre 0,8 e sua população também quase igual 12.655 habitantes,porém sua taxa de crescimento populacional foi de 14%de 2010 a 20015 e a de Campestre de apenas 4,7%.Serra Caiada com o coeficiente de 0.6, mas seu crescimento populacional foi no mesmo período de 11,93%, portanto, facilmente chegará a 1.0. Acredito que a reforma administrativa (pacto federativo) que tramita no congresso nacional irá aumentar os recursos do FPM devido à nova redistribuição da arrecadação total do país. Estes dados populacionais são da previsão do IBGE (2010) para 2015.

    Portanto, amigo Jackson, você é exemplo da emigração que me referi, indo de Campestre para Santa Cruz. Agora, se o povo quiser mudar este quadro indesejável, tem que se unir em torno das oposições. Porque a divisão leva ao princípio de “força dividida é força enfraquecida” e tem que começar logo, pois em política quem quer vencer começa cedo. O grande Maquiavel disse que “o poder não é eterno, se autodestrói”. E, este poder situacionista que já domina há mais de 20 anos também obedece a este ditame. O povo já se revolta de tanta inoperosidade administrativa no decorrer desse período.


    Com a desistência do amigo José Antônio Pinto, perdemos um pré-candidato de primeira linha, pelas qualidades morais, de trabalho e competência. Mas, outro igual, o Dr. Fernandes Braga, assumi o bastão detendo às mesmas possibilidades de mudança. Ele já combateu a violência em Campestre, até chamavam-no de “cabo cão”, porque não dava chance à marginal, mas, agora, como advogado competente, o saber lhe dotou do poder de saber distinguir o direito da força da força do direito. 

    Está envolvido e apoiado por políticos locais e estaduais, além de sua garra e coragem para enfrentar as adversidades e malandragens da política local. Portanto, JK, agradeço em publicar no seu Blog essa mensagem. 

    Um forte abraço do amigo Bilica.

    Greve: Professores vão cruzar os braços a partir de segunda caso o governo não pague o Piso

    Em assembleia realizada na manhã desta quarta-feira (2) os trabalhadores em educação da rede estadual aprovaram a orientação da diretoria do Sindicato de paralisar as atividades, caso o governo não pague o Piso Salarial, retroativo à janeiro.

    O governo tem até o dia 07 de março para regularizar a situação. Caso isso não ocorra, será deflagrada a paralisação que deverá ser encerrada apenas quando a Lei do Piso for cumprida.


    A próxima assembleia ficou marcada para o dia 05 de abril, as 14h, no Winston Churchill. Até lá os trabalhadores em educação deverão se reunir com pais e alunos para explicar o movimento.  O SINTE/RN vai realizar atividades nas escolas e elaborar um dossiê sobre as condições de trabalho e estrutura da rede estadual de ensino, que será divulgado nas redes sociais.

    Inscrições para cadastro de reserva de estagiários finalizam nesta quinta-feira

    Será encerrado às 23h59 desta quinta-feira (03) o calendário de inscrições visando a realização do processo seletivo para formação de cadastro de reserva para estágio remunerado de níveis médio e técnico na alçada da Caixa Econômica Federal, através do contrato nº 1.558/2014, firmado pela instituição creditícia e o Centro de Integração Empresa Escola (CIEE)
    .
    Esta contratação se deu com fundamento na Lei nº 11.788, do dia 25 de setembro de 2008, salienta informação do Programa de Estágios da Caixa Econômica Federal.

    A inscrição é feita pela internet, no pórtico eletrônico do CIEE (www.ciee.org.br), onde também pode ser consultado o edital de convocação completo do certame seletivo público.