• Últimas Notícias

    segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

    Comandante da Policia Militar do RN fala sobre a transferência de 28 Policiais de Santa Cruz e outras cidades para Tangará

    Através de uma decisão judicial da comarca de Tangará, 28 policiais Militares lotados na 4ª CIPM de Santa Cruz e que atuam em todo o Trairi foram deslocados para reforçar o Batalhão da PM em Tangará.

    Em uma entrevista na noite de hoje (29), o Coronel Dancleiton Pereira Leite, Comandante da PM do Rio Grande do Norte lamentou a decisão da justiça mas teve que acatar e disse que irá tentar reverter judicialmente a decisão. 

    O Comandante também falou das dificuldades em relocar os policiais juntamente com o comando da 4ª CIPM de Santa Cruz, uma vez que policiais de outras cidades foram deslocados junto com a sede do GTO para Tangará.






    Correios inscrevem estudantes para concurso internacional de cartas; confira

    Estudantes de até 15 anos da rede pública e privada de ensino podem participar do 45º Concurso Internacional de Redação de Cartas, realizado pelos Correios. As inscrições serão aceitas até o dia 17 de março. 

    O tema para este ano é “Escreva uma carta a você mesmo aos 45 anos”. As redações devem ser redigidas a mão, com caneta esferográfica preta ou azul e escritas em língua portuguesa, contendo no máximo 900 palavras em formato de carta. 

    O regulamento completo do concurso está disponível no site dos Correios 

    Polícia Militar prende suspeito da morte de bolivianos no RN

    Matias Tomais de Oliveira foi preso nesta segunda-feira (Foto: Divulgação/Degepol)
    Foto Degepol
    A Polícia Militar de Passa e Fica prendeu nesta segunda-feira (29), Matias Tomais de Oliveira, 42 anos, suspeito da morte dos bolivianos Alan Torres, 23, e Cristian Galarza, 25, que ocorreu na última quarta-feira de cinzas (10), no município de Ceará-Mirim.
    A prisão foi realizada devido a uma denúncia anônima, que forneceu o endereço do suspeito, que em depoimento nega o crime.
    Residente da cidade de Ceará-Mirim, onde trabalha como vigia noturno, Matias já tinha um mandado de prisão em aberto, expedido pela 12ª Vara Criminal, por tentativa de homicídio ocorrido em 2010.
    Matias será encaminhado para o sistema prisional e ficará a disposição da justiça.

    Padre é afastado da Igreja após ser flagrado cheirando cocaína

    Stephen Crossan foi flagrado cheirando cocaína; afastado da Igreja, ele alega ter consumido a droga apenas uma vez.Por Extra - Um padre católico foi afastado de suas funções após ser flagrado cheirando cocaína. O vídeo, obtido e divulgado pelo tabloide britânico “The Sun”, mostra o padre Stephen Crossan consumindo a droga por meio de uma nota enrolada de 10 libras, em sua residência, em Banbridge, Irlanda do Norte. Durante a gravação, Stephen, de 37 anos, parece balbuciar: “Eu não deveria”.
    Um comunicado emitido pelo bispo de Dromore, condado que abrange a cidade de Banbridge, informa que nenhum membro da Igreja tinha conhecimento sobre a gravação, que teria ocorrido em julho de 2015. Uma fonte ainda teria revelado ao “Sun” que a casa de Stephen seria decorada com várias peças com símbolos nazistas, como suásticas.
    Afastado de sua paróquia, o padre alega que consumiu cocaína apenas naquela ocasião e afirma não ter afinidade com os ideais nazistas, muito menos colecionar móveis que remetem à ideologia.

    Confira o vídeo:

    Dois homens são mortos a tiros quando tentavam roubar carro

    Dois homens suspeitos de realizarem um assalto foram mortos a tiros por um desconhecido no momento em que praticavam o delito. A ocorrência foi registrada na noite desta segunda-feira (29), próximo à avenida Ayrton Sena, em Neópolis, zona Sul de Natal.
    O major Correia Lima, comandante do 5º Batalhão da Policia Militar, disse ao Portal BO, uma mulher chegou a uma academia em um veículo Peugeot para pegar o marido. Ela desceu e foi a uma padaria que fica vizinho à padaria.
    Quando retornava para o veículo, a mulher e o marido foram surpreendidos pelos dois homens armados que se aproximaram e anunciaram o assalto. Quando um dos assaltantes já estava dentro do carro para fugir, um desconhecido armado se aproximou e começou a atirar contra os assaltantes.
    Um deles foi morto dentro do carro que iria roubar e o outro ainda tentou correr, mas acabou morrendo dentro de um estabelecimento comercial. Os dois assaltantes mortos ainda não foram identificados.
    *Com informações Portal BO

    Acima da lei: Lula e Marisa não irão comparecer para depor nesta quinta, diz Instituto

    Resultado de imagem para defesa diz  que lula e mariza não irão comparecer para depor nesta quintaO Instituto Lula divulgou, na tarde desta segunda-feira (29), que o ex-presidente Lula e a mulher dele, Dona Marisa Letícia, não irão comparecer ao depoimento marcado para próxima quinta-feira (3), em São Paulo. O aviso foi feito pelos advogados de defesa do casal ao Ministério Público nesta segunda.
    O Ministério Público Estadual investiga se um sítio em Atibaia e um tríplex no Guarujá pertencem à família de Lula e se houve favorecimento a ele por empreiteiras acusadas na Operação Lava Jato.
    Em nota, o Instituto Lula afirma que o ex-presidente e sua mulher "prestarão todos os esclarecimentos por escrito e não em audiência, uma vez que, houve infração da norma do promotor natural, prejulgamento ou antecipação de juízo de valor e faculdade e não obrigação."

    Pressão do PT para mais controle da Lava-Jato levou Cardozo a pedir demissão

    Pressão do PT para mais controle da Lava-Jato levou Cardozo a pedir demissão Elza Fiúza/Agência Brasil
    Foto: Elza Fiúza / Agência Brasil
    O pedido de demissão do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, veio após o aumento das pressões do Partido dos Trabalhadores (PT) para controlar a ação da Polícia Federal na Operação Lava-Jato que, na última semana, prendeu João Santana, o responsável pelo marketing das últimas campanhas presidenciais do partido e se aproxima do ex-presidente Lula.

    Nesta segunda-feira, Cardozo oficializou a decisão tomada em reunião com a presidente Dilma Rousseff ainda no domingo: deixar o cargo, mas não o governo. Ele será o novo titular da Advocacia Geral da União (AGU), no lugar de Luís Inácio Adams. Para o Ministério da Justiça, a presidente irá nomear o procurador baiano Wellington Cesar.

    Um dos quatro remanescentes do primeiro escalão que tomou posse com Dilma ainda no primeiro mandato, em janeiro de 2011, Cardozo é um raro confidente a quem a petista devota absoluta confiança. Foi coordenador da campanha presidencial de 2010 e sempre cotado para uma indicação ao Supremo Tribunal Federal.

    Garibaldi comenta substituição do Ministro da Justiça

    A saída de José Eduardo Cardoso do Ministério da Justiça é preocupante para os que defendem que a Polícia Federal deve continuar atuando sem interferência política do governo federal. A observação foi feita em Plenário pelo senador Garibaldi Filho, em aparte à senadora Ana Amélia (PP-RS).

    “O ministro José Eduardo Cardoso, durante todo o tempo em que esteve no Ministério, apoiou, ou pelo menos deixou que a Polícia Federal exercesse suas atribuições, sem nenhuma interferência. É isso que nós queremos que aconteça, seja quem for o ministro”, opinou o senador Garibaldi Filho.

    Na avaliação de Garibaldi, o ideal seria a manutenção de José Eduardo Cardoso no comando do Ministério da Justiça. “Já que não pode, esperamos que não tenhamos um retrocesso com a sua saída, com relação a esse combate à impunidade”, afirmou o senador.

    A senadora Ana Amélia informou que José Eduardo Cardoso assumirá a Advocacia-Geral da União e será substituído no Ministério da Justiça pelo ex-Procurador Geral da Justiça do Estado da Bahia, Wellington César Lima e Silva

    Novo procurador Regional Eleitoral assume função nesta terça-feira (1º)

    O procurador da República Kleber Martins assume, nesta terça-feira, a Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) no Rio Grande do Norte, que estava a cargo do procurador Gilberto Barroso. O novo PRE irá comandar o Ministério Público Eleitoral (MPE) nas eleições deste ano e ficará na função até 30 de setembro de 2017.

    Junto com procuradores eleitorais de todo o Brasil, Kleber Martins irá participar de um encontro, em Brasília, de 14 a 16 de março, no qual serão definidas as linhas de atuação do MPE para o próximo pleito. Com ele, assume também a nova procuradora Regional Eleitoral substituta, Clarisier Azevedo, que se manterá como chefe substituta no Núcleo da Cidadania e Ambiental (NCA). Os dois já exerceram a função de procurador eleitoral auxiliar em eleições anteriores.

    Operação Hígia: Ação do MPF/RN resulta em condenação de ex-prefeito de Macaíba

    Uma ação penal movida pelo Ministério Público Federal no RN (MPF/RN) resultou na condenação do ex-prefeito de Macaíba, região da Grande Natal, Luiz Gonzaga Soares, por corrupção passiva e crime de quadrilha, dentro do esquema descoberto pela Operação Hígia.

    O esquema envolvia irregularidades cometidas na contratação de serviços de mão de obra pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), entre 2004 e 2006, frisa informação da assessoria de imprensa do MPF, na capital do estado .

    Da sentença, de sete anos e seis meses de reclusão, ainda cabem recursos e o MPF irá apelar para aumentar a pena de Luizinho, como é conhecido o réu.

    Número de homicídios no RN chega a 271 com média de 4,6 ao dia desde o inícío do ano

    Segundo dados do "Contador de Homicídios" instalado no site do Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segurança Pública do RN, já foram registrados em todo o estado, 271 homicídios. 

    Os dados foram atualizados no final desta manhã de segunda-feira (29) e a média de homicídios chega a 4,6 por dia em todo o estado.

    EMPARN prevê chuva em março seguida de “veranico”

    ASSECOM/EMPARN
    Abrindo a série de palestras do projeto ‘Seminário Técnico de 2016’, o meteorologista Gilmar Bristot, gerente de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), previu a continuidade das chuvas em março e um veranico - período de escassez de chuvas - entre o final de março e início de abril, quando ocorre o equinócio. 

    Salientando que são previsões e não uma confirmação, o meteorologista Gilmar Bristot destacou que o fenômeno El Niño continua atuando no Oceano Pacífico com anomalia de 1,5 graus centígrados, em uma área de aquecimento muito grande. No momento, atuam no Nordeste brasileiro, simultaneamente, o Vórtice Ciclônico de Ar Superior e a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT). Segundo Bristot, o Nordeste é a região que responde melhor a uma previsão climática, não apenas por conta da possibilidade de aquecimento dos oceanos Pacífico e Atlântico, como também pela atividade solar.

    Cinquentinha sem placa será apreendida a partir desta terça-feira, na Paraíba

    O prazo para emplacamento das cinquentinhas com valor mais barato termina nesta segunda-feira (29). A partir desta terça (1º), quem fora fazer a regularização do veículo terá que pagar o dobro do valor que é cobrado até o fim do dia.


    A cinquentinha que circular sem emplacamento poderá ser apreendida, a partir desta terça (1º), conforme divulgado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

    Segundo o Detran-PB, o proprietário que regularizar até esta segunda vai pagar valor de R$ 228,16, gozando da isenção da cobrança referente a 2015. A partir desta terça (1º), além do licenciamento atual, o dono deverá pagar também o valor do exercício de 2015, bem como multa correspondente ao atraso. (Correio)

    Santa Cruz: SAAE recomenda economia no consumo com a paralisação da adutora para manutenção

    O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) comunica a população de Santa Cruz que o abastecimento de água está interrompido nesta segunda-feira (29). A paralisação é por causa de serviços de prevenção que serão realizados na estação EB1 da adutora Monsenhor Expedito, no município de Nísia Floresta, no período das 8h às 18h.


    Além de Santa Cruz, mais 30 cidades ficam sem o bombeamento de água nesta segunda-feira (29) e a recomendação é para a população economizar no consumo. Segundo o SAAE, a previsão para regularizar o abastecimento é a partir da noite da segunda-feira (29), de forma gradativa, até 48 horas após o funcionamento das bombas.

    Prazo para aderir à lista de espera do ProUni termina hoje (29)

    A relação dos candidatos participantes será divulgada no dia 3 de março.Acaba nesta segunda-feira, 29, o prazo para os estudantes participarem da lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni). Para aderir à lista, basta acessar o site do ProUni e confirmar a participação.  Podem se inscrever os estudantes que não foram pré-selecionados nas etapas anteriores do programa. A lista será usada pelas instituições de ensino para ocupar as bolsas de estudo que não foram preenchidas nas chamadas regulares.
    O ProUni oferece bolsas de estudo de até 100% do valor da mensalidade em instituições particulares de educação superior, com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e na renda dos estudantes. Nesta primeira edição de 2016, o programa teve 1.599.808 candidatos inscritos para concorrer a 203.602 bolsas.
    A relação dos candidatos participantes será divulgada no dia 3 de março. Todos os estudantes incluídos na lista deverão comparecer, entre os dias 8 e 9 de março, às instituições de ensino e entregar a documentação que comprova as informações prestadas na inscrição. Os estudantes serão convocados pelas instituições de acordo com a nota que tiraram no Enem de 2015. *Por Agência Brasil

    Justiça recebe Ação de Improbidade contra ex-prefeito por doação irregular de terreno

    O juiz Marco Antônio Mendes Ribeiro, da comarca de Pendências, recebeu Ação de Improbidade movida pelo ex-prefeito daquele município, Jailton Barros de Freitas, sob a acusação de o acusado ter feito doação de um terreno pertencente à municipalidade de forma irregular causando, assim, dano ao erário.

    Ele determinou ainda a sua citação para, querendo, apresentar contestação no prazo legal.

    O Ministério Público do RN ajuizou Ação Civil Pública de Ressarcimento de Danos ao Erário contra de Jailton Barros de Freitas, afirmando que este foi prefeito do município de Pendências entre os anos de 2001 a 2004 e 2005 a 2007 e que, durante o ano de 2003, o então prefeito autorizou a Secretaria Municipal de Administração a fornecer certidão de característica que efetivava a doação de um terreno pertencente ao município à Egrinaldo Xavier Leonês, sem obedecer aos ditames legais.

    Bacana, bacana: Comentários de Glória Pires sobre Oscar são alvo de piada na internet

    Photo published for Comentários de Glória Pires sobre Oscar são alvo de piada na internetComentários como "gostei muito" e "bacana" foram algumas das participações da atriz Glória Pires como comentarista do Oscar na Rede Globo. As elucidações não impressionaram muitos dos espectadores, que estavam acostumados com as tirada ácidas de seu antecessor na função, José Wilker.


    Nas redes sociais, o público não perdoou frases como "justo. O Filme é ótimo", ao comentar mais uma estatueta para Mad Max, ou "não assisti", para o longa brasileiro de animação "O Menino e o Mundo", que perdeu para "Divertida Mente".