• Últimas Notícias

    sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

    PM de Lajes alcança bandidos após assalto, troca tiros, recupera carro roubado e prende acusados

    Parte de uma quadrilha especializada em assaltos, arrombamentos de caixas bancários, roubos de veículos e outras atividades criminosas, em todo o estado do Rio Grande do Norte, especialmente na região agreste, foi alcançada na noite dessa sexta feira, 08, por uma equipe de policiais militares da cidade de Lajes do Cabugi, e trocou tiros.

    “Essa quadrilha vinha atuando há muitos dias, tínhamos a informação, sabíamos, inclusive, que eles roubaram uma Hillux em Ceará Mirim, nesta praticaram assaltos em cidades circunvizinhas e hoje chegaram a Lajes e praticaram um roubo a um supermercado, logo entramos em campo e alcançamos a caminhonete, contudo acampamos e eles voltaram para pegá-la, foi que houve a troca de tiros que deixou um bandido baleado e mais dois presos”, afirmou o Ten. Renê ao blog do Jair Sampaio

    Mesmo na posse da Hillux com queixa de furto/roubo, a Polícia Militar NÃO sossegou e está na região de mara, onde ficará por toda a noite, para tentar capturar mais suspeitos que possam está na posse de um Palio, da cor branca, possivelmente, veículo roubado. A Hillux encontrada tem placas NNM-0075, com inscrições em Natal-RN. 

    *Por  blog do Jair Sampaio

    Brasileira cria sensor que descobre câncer antes dos sintomas e sem biópsia

    A descoberta da cientista brasiliense Priscila Monteiro Kosaka pode revolucionar o diagnóstico do câncerDetectar um câncer antes mesmo de qualquer sintoma surgir, sem biópsia ou procedimentos invasivos, pode ajudar muito no tratamento da doença. Agora, os primeiros passos em direção a essa novidade foram dados por uma brasileira, a cientista brasiliense Priscila Monteiro Kosaka, 35 anos, doutora em Química e integrante do Instituto de Microeletrônica de Madri.

    Kosaka criou um sensor ultrassensível que descobre a doença a partir de um exame de sangue, usando uma técnica chamada de bioreconhecimento, que também poderá ser usada no diagnóstico de hepatite e Alzheimer.

    Segundo ela, o sensor é inovador porque consegue detectar uma amostra muito pequena em meio a milhares de células, coisa que nenhum outro biomarcador conseguia até então.

    Funciona como um mini trampolim, com anticorpos na superfície, que quando "captam" a presença do câncer na amostra de sangue reagem e se tornam mais pesados. O dispositivo faz com que haja uma mudança de cor das partículas. "A superfície do trampolim muda de cor e brilha muito, como se fosse uma árvore de Natal", explica. 

    O dispositivo possui uma taxa de erro de dois a cada 10 mil casos.
    Fase de testes

    Mãe entrega criança com microcefalia a abrigo

    Mãe rejeita criança com microcefalia  (Foto Astaffolani Wikimedia Common-Arquivo)
    (Foto Astaffolani Wikimedia Common-Arquivo)
    Na cidade com o maior número de casos de microcefalia registrados no país, Recife, uma criança com quase quatro meses de idade e diagnóstico de microcefalia aguarda em um abrigo a definição de seu futuro.
    A recém-nascida foi entregue com 13 dias de vida para o Lar Rejane Marques, em Campo Grande, bairro da capital pernambucana, em outubro de 2015. Após ter a criança e receber o diagnóstico de microcefalia, a mãe comunicou, ainda no hospital, que não teria condições de ficar com o bebê. O Conselho Tutelar foi chamado e a genitora acompanhou a entrega da menina a um primeiro abrigo e, posteriormente, a transferência para o lar onde se encontra agora.
    A mulher*, que tem mais de 18 anos e é mãe de um filho com deficiência, vive em uma região carente da capital e, segundo dados fornecidos à Justiça, não possuí o apoio do pai da menina para criá-la. A genitora já foi ouvida pela Justiça e procurada pela equipe de psicólogos do abrigo mas, até o momento, foi taxativa em não retomar a guarda. “Ela afirma não ter condições para criar a criança, trata-se de uma mulher que vive abaixo da linha da pobreza”, disse a coordenadora social do abrigo, Delza Ribeiro.
    O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) entrou com pedido de destituição do poder familiar em virtude do abandono da criança. “Ainda estamos conversando com essa mãe. O fato de o tema microcefalia estar amplamente difundido e de a mãe, talvez, temer o que isso acarretaria ao bebê pode ter influenciado essa atitude, mas não podemos afirmar que seja isso”, pondera o juiz Élio Braz, da 2ª Vara da Infância e Juventude do Recife. (Via Portal NoAr)

    Inep publica notas do ENEM, confira

    O site do INEP publicou as notas do ENEN. O resultado estava ansiosamente sendo aguardado pelos estudantes. Para acessar os resultados, o estudante precisa informar seu CPF e a senha cadastrada durante o período de inscrição. Caso tenha perdido a senha é possível recuperá-la no sistema. O boletim apresenta o desempenho do candidato nas quatro provas objetivas (linguagens, matemática, ciências humanas e da natureza), além da nota de redação.


    Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2015 já podem consultar suas notas no site do Inep 

    Santa Cruz/RN: Primeiro homicídio e outra tentativa do ano registrados na noite desta sexta (1) no Paraíso

    A Policia Militar da 4ª CIPM de Santa Cruz registrou na noite desta sexta-feira (8) o primeiro homicídio de 2015. Segundo informações a vítima foi identificada como sendo "Nego Douglas" e foi baleado por três pessoas que o atingiram na cabeça, ele ainda chegou a ser socorrido mas deu entrada no hospital  sem vida. 

    Nesta mesma ocorrência outra vítima também chegou baleada com tiro no ombro e não corre risco de morte. Nego Douglas teria sido vitima de outra tentativa de homicídio em 9 de dezembro passado. Ainda estaria se recuperando quando na semana passada tentou matar outra pessoa. 

    O Caso será investigado pela 9ª DRP de Santa Cruz

    Padre belga é investigado por abuso de crianças de 9 a 12 anos no Ceará

    Documentário belga denuncia padre que vive atualmente no Ceará (Foto: YouTube/Reprodução)
    O Ministério Público Federal no Ceará (MPF) e o Tribunal de Primeira Instância de Bruxelas, na Bélgica, investigam supostas práticas de abusos sexuais cometidas por um padre belga contra crianças de 9 a 12 anos no Ceará e no país europeu. 
    A instituição mantida pelo padre atendia crianças carentes apenas do sexo masculino. Nesta sexta-feira (8) foram cumpridos três mandados de busca e apreensão em endereços de propriedade do investigado, em Fortaleza e em Caucaia.

    Excesso de busca por resultado do Enem faz site do Inep cair

    Prometida para esta sexta-feira, 8, a divulgação dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) provocou a queda do site do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). As notas ainda não foram publicadas, mas o excesso de candidatos que acessam o site para a consulta já fez que o endereço saísse do ar. O horário de divulgação não foi informado pelo Inep, que disse apenas que as notas serão publicadas até as 23h59 desta sexta-feira.
    De acordo com a assessoria de imprensa do Inep, a falha já foi detectada e a área técnica está trabalhando para que o site volte ao funcionamento. Nas redes sociais, diversos candidatos reclamam da demora para a divulgação dos resultados e os problemas no site.
    Com a nota do exame, uma das opções é tentar vagas em instituições públicas de ensino superior, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições em universidades pelo Sisu começam na segunda-feira, 11, com 228 mil vagas em 131 instituições. O candidato pode consultar as cadeiras disponíveis pelo site. UOL

    Emparn registra chuvas em 68 postos pluviométricos do RN

    A Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte registrou nas últimas 24 horas a ocorrência de chuvas em 68 postos pluviométricos espalhados pelo estado. Com quase 65mm, o município de Porto do Mangue notificou a maior precipitação nesse período.
    O levantamento da Emparn referente às 07 horas dessa quinta-feira (07) e às 07h desta sexta (08) mostra que em segundo lugar no volume de chuva ficou a cidade de Jardim de Angicos, com 40mm.
    Em seguida, aparece Grossos, com 38,7mm; e Parnamirim, com 31,6mm. O menor registro foi no município de São Fernando, com 0,8mm.
    Confira abaixo o quadro de chuvas divulgado pela Emparn:
    MESORREGIAO OESTE POTIGUAR  
    Porto do Mangue(Prefeitura)                              64,9
    Grossos                                                  38,7
    Assu(Particular)                                         25,8
    Barauna(Emater)                                          22,8
    Tibau(Prefeitura)                                        16,5
    Ipanguacu(Base Fisica Da Emparn)                         13,6
    Parana(Emater)                                           12,0
    Ipanguacu(Emater)                                        11,7
    Alexandria(Emater)                                       10,0
    Itau(Particular)                                         10,0
    Tabuleiro Grande(Prefeitura)                             10,0
    Dr. Severiano(Emater)                                     9,0
    Felipe Guerra(Prefeitura)                                 9,0
    Pendencias(Emater)                                        8,7
    Jucurutu(Emater)                                          8,2
    Sao Francisco Do Oeste(Prefeitura)                        8,0
    Campo Grande(Particular)                                  7,2
    Riacho Da Cruz(Emater)                                    6,1
    Assu(Emater/st. Casa Forte)                               6,0
    Vicosa(Prefeitura)                                        5,2
    Luis Gomes(Delegacia)                                     5,0
    Tenente Ananias(Emater-st Mororo)                         5,0
    Areia Branca(Emater)                                      4,9
    Portalegre(Particular)                                    4,9
    Campo Grande(Particular  2)                               4,8
    Pau Dos Ferros(Particular)                                4,0
    Itaja(Emater)                                             2,5
    Severiano Melo(Prefeitura)                                2,5
    Major Sales(Prefeitura)                                   2,0
    Alto Do Rodrigues(Emater)                                 1,4
    Francisco Dantas(Emater)                                  1,0
    Sao Rafael(Emater)                                        0,5
    Alto Do Rodrigues(Diba/baixo Assu)                        3,0
    MESORREGIAO CENTRAL POTIGUAR
    Jardim De Angicos(Emater)                                40,0
    Lajes(Prefeitura)                                        19,0
    Pedro Avelino(Particular)                                18,8
    Fernando Pedroza(Emater)                                 15,8
    Sao Bento Do Norte(Prefeitura)                           12,0
    Sao Joao Do Sabugi(Emater)                                8,0
    Angicos(Prefeitura)                                       6,8
    Caicara Do Rio Dos Ventos(Particular)                     1,6
    Sao Fernando(Emater)                                      0,8
    
    MESORREGIAO AGRESTE POTIGUAR
    Barcelona(Particular)                                    28,5
    Jacana(Emater)                                           19,3
    Joao Camara(Centro Saude)                                17,7
    Campo Redondo(Policia Rodoviaria)                        12,6
    Santo Antonio(Emater)                                    11,0
    Bento Fernandes(Sec Agricultura)                         10,8
    Sao Bento Do Trairi(Prefeitura)                           7,3
    Parazinho(Emater - Ex-particular)                         6,0
    Lajes Pintadas(Prefeitura)                                5,2
    Santa Cruz(Emater)                                        4,8
    Ielmo Marinho(Prefeitura)                                 4,7
    Sao Paulo Do Potengi(Emater)                              4,6
    Bento Fernandes(Riacho Dos Paus-part.)                    3,0
    Serrinha(Emater)                                          2,8
    Sitio Novo(Prefeitura)                                    2,5
    Monte Alegre(Emater)                                      1,0
    
    MESORREGIAO LESTE POTIGUAR
    Parnamirim(Base Fisica Da Emparn)                        31,6
    Montanhas(Prefeitura)                                     9,5
    Canguaretama(Base Fisica Da Emparn)                       9,0
    Canguaretama(Emater/barra De Cunhau)                      7,1
    Pedra Grande(Emater)                                      7,0
    Sao Goncalo Do Amarante(Base Fisica Da Emparn)            4,5
    Natal                                                     3,5
    Ceara Mirim(Prefeitura)                                   3,4
    Nisia Floresta(Particular)                                2,0
    Baia Formosa(Destilaria Vale Verde)                       1,4

    Ex-prefeito descumpre decisão judicial e está impedido de exercer cargo público

    A juíza Maria Nivalda Neco Torquato Lopes, da Vara Criminal da comarca de João Câmara, declarou a inabilitação do ex-prefeito da cidade de Jardim de Angicos, Manoel Agnelo Bandeira de Lima, pelo prazo de cinco anos, para o exercício de qualquer cargo ou função pública, eletivo ou de nomeação, sem prejuízo da reparação civil ao dano causado ao patrimônio público.

    A condenação se deu porque Agnelo Bandeira descumpriu decisão judicial que ordenava que ele efetivasse o pagamento regular dos subsídios do então vice-prefeito, Paulo Amaro Lima, até o último dia de cada mês, enquanto perdurasse o seu mandado eletivo, regularizando-se ainda décimo terceiro e férias.

    Santa Cruz/RN: Servidores da Saúde do município protestam contra salários atrasados

    Os funcionários das unidades de Saúde de Santa Cruz fizeram uma manifestação na manhã desta sexta-feira (8), em protesto contra o atraso do pagamento de salários dos servidores de toda área de saúde do município.

    Um sindicalista confirmou ao blog O Paralelo que  enfermeiros, agentes saúde e de combate às endemias e demais funcionários do setor, além de médicos, ainda não receberam seus vencimentos. Segundo eles, apenas os comissionados estão com os pagamentos em dia.

    As informações são de que alguns servidores paralisaram suas atividades nesta sexta e foram até o prédio da secretaria com o intuito de ver resolvida a situação, segundo os manifestantes a secretária de saúde não estava no local. Em seguida os servidores se dirigiram até a sede da prefeitura, no centro da cidade, onde exibiram cartazes e gritaram palavras de ordem.

    STF suspende pagamento de seguro a pescadores

    O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, decidiu nesta quinta-feira (7) derrubar um decreto legislativo aprovado em dezembro pelo Congresso que garantia aos pescadores o pagamento do seguro-defeso, benefício previdenciário concedido pelo governo durante o período de proibição da pesca.

    Numa decisão liminar (provisória), que ainda deverá ser confirmada ou rejeitada pelo plenário da Corte, Lewandowski atendeu a um pedido do governo para manter suspenso o defeso por 120 dias e, assim, o pagamento aos pescadores afetados pela medida.

    Conforme a própria ação apresentada nesta quarta pela presidente Dilma Rousseff, o pagamento do benefício traria um impacto de R$ 1,6 bilhão aos cofres públicos, que seriam pagos a partir da próxima segunda-feira (11), além de outros R$ 3 milhões em custos operacionais.


    Cada pescador beneficiado com o seguro-defeso recebe um salário mínimo mensal por até cinco meses como forma de compensação pelo período de proibição da pesca artesanal. (G1)

    Dinheiro extorquido de empreiteiros teria sido usado na campanha de Henrique Alves ao Governo do RN em 2014.

    Resultado de imagem para dinheiro usado na campanha henrique alvesO Ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB), é citado em matérias dos jornais O Globo e O Estado de São Paulo como beneficiário de esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato. As irregularidades em prol do ex-deputado federal do RN envolvem o atual presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB) e o ex-presidente da empreiteira OAS, José Adelmário Pinheiro Filho (conhecido como Leo Pinheiro), condenado a 16 anos e quatro meses de prisão.


    Conforme mostrou o conteúdo de mensagens no aplicativo whatsapp, Eduardo Cunha pressionou os empresários para que efetuassem doações para a campanha de Henrique Alves ao governo do Rio Grande do Norte em 2014, na qual foi o atual ministro do turismo derrotado por Robinson Faria (PSD). Na época, Eduardo Cunha ainda não era presidente da Câmara dos Deputados, o cargo era ocupado por Henrique Alves.

    Portal da Transparência registra recorde de acessos em 2015

    A Controladoria-Geral da União (CGU) informou que o Portal da Transparência registrou em 2015 mais de 16 milhões de acessos – maior número de visitas registrado desde a criação do site em novembro de 2004. Por mês, a média de visitas foi de quase 1,4 milhão – recorde também no comparativo dos últimos 12 anos, segundo a CGU.
     
    Os municípios onde os cidadãos mais acessaram o portal foram Brasília, o Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e o Recife. O Portal da Transparência é uma iniciativa da CGU que tem por objetivo aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro está sendo utilizado.
     
    O portal oferece consultas relativas ao Poder Executivo Federal, como transferências de recursos, execução orçamentária e financeira, receitas e convênios, informações sobre mais de 1 milhão de servidores (civis e militares), imóveis funcionais, consultas temáticas (Bolsa Família, diárias, Cartão de Pagamento, transparência nos estados e municípios), Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas e Suspensas, entre outros.
     
    A CGU informou que está desenvolvendo um novo Portal da Transparência, com previsão de lançamento para este ano. O projeto faz parte de um acordo de cooperação com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). A reestruturação do site busca torná-lo um canal mais eficiente na divulgação de dados sobre a execução orçamentária e financeira do governo federal, mais interativo e acessível, de modo a tornar a navegação mais rápida aos usuários.
     
    Agência Brasil

    STF autoriza quebra de sigilo fiscal e bancário de Cunha e família

    Receita Federal identificou um patrimônio não declarado de R$1,8 milhão
    O ministro Teori Zavascki, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), de sua mulher, Cláudia Cruz, e da filha, Danielle Dytz da Cunha. A medida inclui três empresas ligadas a eles, e abarca um período entre 2005 a 2014
    Eduardo e sua família são investigados por manter contas secretas no exterior, que teriam recebido verba de propina de negócios da Petrobras na África. A Receita Federal identificou um patrimônio não declarado de R$ 1,8 milhão.
    A Receita Federal apontou uma incompatibilidade no aumento do patrimônio do presidente da Câmara, de sua mulher, Cláudia Cruz, e da filha. Segundo o relatório, divulgado pelaFolha de S. Paulo nesta quinta-feira (7), os valores considerados como aumento patrimonial "a descoberto" da família de Cunha totalizam R$ 1,8 milhão entre 2011 e 2014. 
    Jornal do Brasil

    Tubarão medindo quase dois metros é capturado por pescadores na PB

    Um fato inusitado foi registrado na manhã desta quinta-feira (07) na orla de João Pessoa. Imagens foram divulgadas através das redes sociais, de pescadores que capturaram um tubarão da espécie lixa. É possível ver o que o animal mede aproximadamente 2 metros de altura.

    Segundo informações, esta espécie de tubarão é inofensiva ao homem e é uma das mais populares no mundo. Ele pode ser encontrado em toda a costa brasileira, mas apenas em profundidades acima de 50 metros. 

    Pode medir até 4,3 metros de comprimento e vive próximo ao fundo do mar.  *PBagora

    Número de casos notificados de microcefalia sobe para 173 no RN

    O Rio Grande do Norte notificou, até o momento, 173 casos de microcefalia suspeitos de estarem relacionados ao Zika vírus. Entre os casos notificados, 3 são intra-útero e 170 nascidos vivos. De acordo com o mais recente boletim da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap),divulgado nesta quinta-feira (7), os casos notificados sob investigação estão distribuídos em 46 municípios. No dia 29 de dezembro passado, eram 154 casos notificados no estado.

    Destes, 56 (32,9%) são residentes em Natal, 17 (10%) em Mossoró, 13 (7,6%) em Parnamirim, 11 (6,5%) em Ceará-Mirim e 73 (42,9%) nos demais municípios do estado. Entre os casos notificados, 12 (7,1%) foram a óbito.

    A fim de ter um maior controle e agilidade sobre o problema, a Sesap está recomendando aos municípios que notifiquem imediatamente os casos suspeitos ou confirmados, conforme o protocolo Nacional e Estadual. As notificações são realizadas por meio do formulário de Registro de Eventos de Saúde Pública. *Com informações do G1RN