quarta-feira, 9 de novembro de 2016

PIS/PASEP: Quase um terço dos trabalhadores que não sacaram o abono é de SP; RN tem 5,4 mil

O prazo final para sacar o Abono Salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor (PASEP) ano-base 2014 é 30 de dezembro, mas até agora 948.288 trabalhadores ainda não procuraram uma agência bancária para retirar o benefício. 

A maioria é das regiões Sudeste e Sul, sendo que quase um terço das pessoas que não sacaram (357.036) é do estado de SP, revela informação da assessoria de imprensa do Ministério do Trabalho, em Brasília.

Os demais estados com maior número de trabalhadores que ainda não sacaram o abono são, nesta ordem: RJ (85.262); RS (71.928); SC (63.834); e MG (61.999). 

No estado do RN pouco mais de 5.400 beneficiários ainda não sacaram os recursos –veja o quadro ao lado produzido pela assessoria de imprensa do Ministério (clique sobre a ilustração para ampliar).

Têm direito ao Abono Salarial ano-base 2014 quem está inscrito no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos; tenha trabalhado com carteira assinada pelo menos 30 dias em 2014 com remuneração mensal média de até dois salários mínimos; e, tenha seus dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS). 

O valor do abono ainda segue a regra antiga, portanto, é de um salário mínimo (R$ 880,00).
Para saber se tem direito – os trabalhadores podem consultar se tem direito ao benefício pelo portal www.trabalho.gov.br/abono-salarial, inserindo CPF ou número do PIS/Pasep e data de nascimento.

A Central de Atendimento Alô Trabalho do Ministério do Trabalho, que atende pelo número 158, também tem informações sobre o PIS/PASEP.

Por Pauta Aberta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.