segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Na mesma: Ministros de Temer descumprem lei em viagens por aviões da FAB

José Serra e Michel Temer. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
José Serra e Michel Temer. Foto: Wilson Dias/Agência Brasil
Os ministros do presidente Michel Temer já realizaram 781 viagens em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) durante os cinco meses de governo, segundo dados levantados pelo “Estadão”. Do total, 238 tiveram origem ou destino a cidade de residência do ministro sem justificativa adequada em suas agendas oficiais divulgadas.

As viagens para o domicílio vão contra o Decreto 8.432, assinado em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff, que proibia ministros de utilizarem os aviões da FAB para irem às suas cidades. Além disso, os ministros devem divulgar sua agenda de compromissos oficiais todos os dias pelo site do ministério, segundo uma lei de 2013.

Segundo levantamento do “Estadão”, os ministros que mais utilizaram aviões da FAB para irem ao seu domicílio foram o da Justiça, Alexandre de Moraes; das Relações Exteriores, José Serra; da Ciência e Tecnologia, Gilberto Kassab; da Fazenda, Henrique Meireles; da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima; da Saúde, Ricardo Barros; da Casa Civil, Eliseu Padilha; das Cidades, Bruno Araújo; do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra; da Indústria, Marcos Pereira; de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho.

Uma prática utilizada, de acordo com a publicação, é o cumprimento de agenda nos domicílios nas sextas e segundas-feiras, podendo dar justificativa. Há ainda ministros que dizem que utilizam os aviões da FAB por questões de segurança, o que é permitido.

Procurado pela reportagem, o presidente da Comissão de Ética da Presidência da República, Mauro Menezes, disse que “se de fato a autoridade estiver utilizando como prática agendas para passar o fim de semana em casa, isso pode, sim, ser avaliado como um desvio, já que está vetado o uso do avião da FAB para esses deslocamentos”.

Por SRZD

Do Paralelo:  “Esta tudo como dantes no quartel d’Abrantes”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.