Ultimas Noticias

terça-feira, 13 de setembro de 2016

Quantos pontos você consegue ver neste quadro? Ilusão de ótica viraliza na internet

Ilusão da Extinção de Ninio
O professor de Psicologia japonês Akiyoshi Kitaoka publicou a imagem no Facebook no domingo pela manhã e, em 24 horas, ela tinha sido compartilhada 7 mil vezes.

No domingo à noite, o desenvolvedor de videogames americano Will Kerslake tuitou a mesma imagem com a legenda: "Há 12 pontos pretos nas interseções desta imagem. Seu cérebro não o deixará ver todos de uma só vez".

Na segunda-feira pela manhã, mais de 27 mil pessoas tinham interagido com o tuíte.

Conhecida como Ilusão da Extinção de Ninio, por causa do cientista francês Jacques Ninio, a imagem mostra uma grade de linhas horizontais, verticais e diagonais com 12 pontos pretos em diversas interseções.

A maioria das pessoas não consegue ver todos os 12 pontos ao mesmo tempo.

Mas por que isso acontece?
Quando o olho vê um padrão organizado de uma maneira específica, o cérebro pode não conseguir processar corretamente a imagem.

Em um artigo, o próprio Ninio explicou: "Quando os discos brancos em uma grade cintilante são diminuídos e destacados em preto, eles tendem a desaparecer. A pessoa só consegue ver alguns deles ao mesmo tempo, em grupos que se movem erraticamente na página".

"Nas partes onde não se vê os pontos, as linhas cinza parecem ser contínuas, gerando cruzamentos cinzas que não estamos realmente presentes."

"Alguns brilhos negros podem ser vistos nos cruzamentos onde não é possível ver os discos. A ilusão também funciona com o contraste inverso (de cores)."

Para o cientista, a confusão se relaciona com o fato de que o cérebro pode coletar informações usando diferentes limiares de contraste em partes diferentes do campo visual.

Por BBC Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.