• Últimas Notícias

    terça-feira, 10 de maio de 2016

    Em operação especial esta semana, Ipem-RN fiscaliza produtos para casa e jardim

    O Instituto de Pesos e Medidas do Rio Grande do Norte (Ipem-RN), autarquia vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec), está realizando esta semana, de 9 a 13 de maio, a Operação Especial Casa e Jardim. A ação faz parte do calendário de operações do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e acontece em todo o país, por meio dos fiscais dos órgãos delegados.

    Os agentes estão percorrendo o comércio potiguar para verificar produtos como escadas metálicas domésticas, churrasqueiras elétricas para uso externo, lavadoras elétricas de alta pressão, eletrificadores de cercas, roçadeiras/aparadores elétricos de grama, pistolas elétricas de solda, aparelhos elétricos de aquecimento de sauna, assopradores elétricos para limpeza de jardins e tesouras elétricas para corte de grama. Estes itens de certificação compulsória devem atender a requisitos mínimos de segurança, o que reduz a chance de ocorrerem acidentes domésticos.


    As lojas em que forem encontrados itens irregulares serão autuadas e respondem a processo administrativo, contando com prazo de dez dias para a apresentação de nota fiscal do produto, e podem vir a sofrer advertência ou multa pela infração. Já o consumidor deve ficar atento no momento da compra desses produtos, uma vez que o selo do Inmetro é obrigatório e garante que seu uso é seguro.


    Em caso de dúvidas ou denúncias, a Ouvidoria do Ipem-RN pode ser acionada por meio do telefone 0800-281-4054 ou ainda pelo e-mail ouvidoria-ipem@rn.gov.br. Já acidentes devem ser relatados no Sistema Inmetro de Monitoramento de Acidentes de Consumo (Sinmac), no endereço: www.inmetro.gov.br/sinmac.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

    IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.