Ultimas Noticias

terça-feira, 12 de abril de 2016

Sesap reúne 54 hospitais do RN para discutir prevenção e notificação de doenças

Acontece nesta terça e quarta, dias 12 e 13, a Oficina de Atualização Técnica da Rede de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. O evento acontece no auditório do edifício sede da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e tem como objetivo atualizar os profissionais dos Núcleos de Vigilância Epidemiológica no âmbito hospitalar. Foram convidados representantes de 54 hospitais do estado, entre públicos (municipais e estaduais) e privados.

“Faremos uma atualização quanto a prevenção e notificação de doenças e agravos, como dengue, chikungunya, influenza, meningite, entre outras, para subsidiar as equipes nas suas condutas internas de segurança para profissionais e pacientes”, explicou a responsável técnica pela vigilância epidemiológica hospitalar no Estado, Suely Correia.


Na manhã desta terça, 12, a médica infectologista Rosângela Morais proferiu palestra sobre a Influenza, formas de transmissão e prevenção e normas de conduta tanto para profissionais de saúde como para a população em geral. “A sobrevida do vírus da influenza é de duas até 48 horas, a depender da superfície; quanto mais firme, mais tempo, por isso devemos ter muito cuidado com corrimãos, trincos, portas, enfim, evitar colocar a mão em superfícies, principalmente nesses tempos de surto”.

Entre as outras formas de prevenção recomendadas estão: higiene das mãos, evitar aglomerados, usar lenços descartáveis e evitar tocar superfícies e mucosas (boca, nariz e olhos).

O período de transmissibilidade do vírus da influenza em adultos se inicia 24 horas antes do início dos sintomas e dura até 5 a 10 dias após o surgimento dos mesmos. Em crianças esse período dura em média 10 dias e em pacientes imunossuprimidos, por mais tempo.


O evento é coordenado pela Subcoordenadoria de Vigilância Epidemiológica da Sesap, através do Grupo Técnico da Vigilância Epidemiológica Hospitalar e segue até as 15 horas da quarta-feira, dia 13.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.