Ultimas Noticias

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Currais Novos sai do colapso nos próximos dias e outros sistemas melhoram

As últimas chuvas registradas em diversas regiões do Estado, mesmo sem trazer mudanças imediatas no abastecimento de água da maioria das cidades em colapso ou rodízio, podem beneficiar algumas localidades, ainda neste mês de abril. É o caso de Jardim do Seridó e Currais Novos, na região Seridó, que estão com o fornecimento de água suspenso desde o ano passado e nos próximos 20 dias podem voltar a operar. A Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte está monitorando a água bruta dos açudes Zangarelhas e Dourado e espera nos próximos 20 dias, após a decantação das partículas (turbidez) carreadas pela chuva, iniciar o tratamento e distribuição do produto. 

Paralelo a isso a empresa vem adotando providências para adequar equipamentos eletromecânicos que estavam parados e agora precisam de revisão e limpeza.

A seca e a consequente escassez de água nos mananciais paralisaram abastecimento em 17 cidades, sendo 14 no Alto Oeste e três no Seridó. Com o funcionamento dos sistemas Jardim do Seridó e Currais Novos, permanecem 15 paralisados. A partir de junho, quando a Adutora Alto Oeste estiver funcionando, mais quatro cidades saem do colapso: Antônio Martins, Frutuoso Gomes, João Dias e Martins. Restarão onze que podem sair do colapso se as chuvas abastecerem os mananciais. De acordo com o engenheiro da Caern, Anderson Araújo de Sousa, a nova adutora vai transportar água de barragem Santa Cruz, em Apodi para atender também as cidades de Itaú, Rodolfo Fernandes, Taboleiro Grande, Riacho da Cruz, Umarizal, Olho D’Água e Lucrécia.

RODÍZIO

Já as 74 cidades que estão sendo abastecidas através de rodízio, também serão reduzidas para 72. O açude Mamão, em Equador, transbordou e o sistema já está operando normalmente. O açude de Parelhas subiu o nível em três metros e 20 centímetros, suficiente para atender a população urbana sem precisar rodízio. Permanecem ainda em rodízio 19 no Alto Oeste, 17 no Seridó, 13 no Oeste, 12 na região Central e 11 no Agreste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.