Ultimas Noticias

quinta-feira, 3 de março de 2016

Campestre: O Blog Publica uma reflexão Política enviada por Web-leitor Carlos Bilica

Esse editor recebeu na tarde desta quinta-feira (03) um texto enviado pelo nosso web-leitor, o engenheiro agrônomo, Dr. Carlos Bilica. Residindo em São José do Campestre, Bilica  propõe algumas reflexões, motivadas pelos acontecimentos dos últimos dias (talvez, últimas semanas, ou anos a fio). 

Além de propor essas reflexões, o texto também possui um caráter objetivo: o que deve ser remédio pela carência Politico-administrativo. Pensar, interpretar e formular ideias sobre a sociedade e a política em qualquer pequena cidade brasileira, nelas incluindo Campestre não é tarefa fácil. Então, leia o texto abaixo e reflita!

Caro Jackson Félix,
Li em seu Blog, dia 26/02/2016, o lançamento da pré-candidatura do Dr. Fernandes Braga à prefeitura de São José do Campestre-RN. Acho que chegou o momento deo povo refletir sobre o futuro do município. Não se é mais aceitável continuar com essa politicagem de quase 30 anos sem perspectivas e esperanças. Campestre chega a uma situação que não desejávamos. 

A população vem emigrando para outros municípios em busca de sobrevivência, com isso o coeficiente do FPM baixou de 1,0 para 0,8 e poderá chegar a 0,6, o menor de todos, já que é calculado pelo número de habitantes. 

Atualmente Tangará já superou Campestre em população com 15.529 habitantes,enquanto este tem 12.933. Dispõe de três indústrias gerando emprego para a população, especialmente para a juventude. Recentemente trouxe o Crédito Amigo do BNB, que está revolucionando a população de baixa renda daquele município. Portanto, a seca não é a única vilã do nosso município, mas também a falta de gestão competente. 

Passa e Fica já tem coeficiente do FPM igual ao de Campestre 0,8 e sua população também quase igual 12.655 habitantes,porém sua taxa de crescimento populacional foi de 14%de 2010 a 20015 e a de Campestre de apenas 4,7%.Serra Caiada com o coeficiente de 0.6, mas seu crescimento populacional foi no mesmo período de 11,93%, portanto, facilmente chegará a 1.0. Acredito que a reforma administrativa (pacto federativo) que tramita no congresso nacional irá aumentar os recursos do FPM devido à nova redistribuição da arrecadação total do país. Estes dados populacionais são da previsão do IBGE (2010) para 2015.

Portanto, amigo Jackson, você é exemplo da emigração que me referi, indo de Campestre para Santa Cruz. Agora, se o povo quiser mudar este quadro indesejável, tem que se unir em torno das oposições. Porque a divisão leva ao princípio de “força dividida é força enfraquecida” e tem que começar logo, pois em política quem quer vencer começa cedo. O grande Maquiavel disse que “o poder não é eterno, se autodestrói”. E, este poder situacionista que já domina há mais de 20 anos também obedece a este ditame. O povo já se revolta de tanta inoperosidade administrativa no decorrer desse período.


Com a desistência do amigo José Antônio Pinto, perdemos um pré-candidato de primeira linha, pelas qualidades morais, de trabalho e competência. Mas, outro igual, o Dr. Fernandes Braga, assumi o bastão detendo às mesmas possibilidades de mudança. Ele já combateu a violência em Campestre, até chamavam-no de “cabo cão”, porque não dava chance à marginal, mas, agora, como advogado competente, o saber lhe dotou do poder de saber distinguir o direito da força da força do direito. 

Está envolvido e apoiado por políticos locais e estaduais, além de sua garra e coragem para enfrentar as adversidades e malandragens da política local. Portanto, JK, agradeço em publicar no seu Blog essa mensagem. 

Um forte abraço do amigo Bilica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.