Ultimas Noticias

domingo, 21 de fevereiro de 2016

Para evitar a transmissão do zika a OMS recomenda abstinência sexual se não houver preservativo

Resultado de imagem para zica e o sexoA Organização Mundial de Saúde (OMS) recomendou  o uso de preservativo em todas as formas de relação sexual às pessoas que vivem em áreas onde há transmissão do zika. Se não quiserem colocar a camisinha para fazer sexo seguro, a OMS sugere que se abstenham do sexo para evitar o risco de infecção pelo vírus. Em seu comunicado, a entidade explica que suas recomendações são publicadas em caráter transitório e que podem ser alteradas à medida que novas informações surgirem.
 
A medida faz parte de um conjunto de indicações para orientar sobre a prevenção de uma potencial transmissão sexual do vírus zika. Ainda que a principal via de transmissão do vírus zika seja através da picada do mosquito Aedes, há pelo menos dois casos em estudo onde as pessoas teriam se infectado durante a relação sexual. Além disso, cientistas americanos encontraram no sêmen amostras do vírus em sua forma ativa – capaz de infectar outra pessoa.
 
Aos parceiros sexuais de mulheres grávidas, a recomendação é a mesma – sexo seguro, com uso correto e consistente de preservativos ou abstinência sexual durante o período da gravidez.
Aos que voltam de áreas de transmissão do zika, o conselho é abster-se do sexo por pelo menos quatro semanas após o regresso ou adotar as práticas seguras.
 
São consideradas práticas sexuais seguras o uso correto e consistente do preservativo em todas as relações sexuais, sejam elas vaginais, anais ou orais. Pessoas alérgicas ao latex podem usar preservativos de poliuretano. Em seu comunicado, a OMS indica também ainda como práticas seguras a redução do número de parceiros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.