• Últimas Notícias

    quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016

    Cabos baratos do novo USB podem fritar computador ou celular

    Benson Leung, engenheiro na equipe de hardware do Google, está fazendo um trabalho digno de elogios. Ele arriscou o próprio Chromebook Pixel 2 - que é carregado por USB-C - para testar cada um dos adaptadores USB-C para USB-A disponíveis nas grandes lojas. Um cabo ruim e já era, o computador de US$ 1.500 estaria frito. 

    De fato, na segunda-feira passada, um cabo baratinho comprado na Amazon destruiu todo o equipamento de teste dele, incluindo o computador. 

    De acordo com a página do engenheiro no Google+, o “SurjTech 3M USB 3.1 Type C to Standard Type A” era inacreditavelmente mal feito, com alguns fios necessários soldados incorretamente e outros faltando. (Felizmente, o cabo defeituoso não está mais à venda no site.)

    O cabo da SurjTech foi o mais destrutivo entre os testados por Leung, mas não era o único capaz de danificar seus aparelhos. 

    Se você usar um cabo tipo C para tipo C (com dois conectores iguais aos da imagem acima), você provavelmente estará seguro. As duas pontas usam quantidades específicas de energia, exatamente o que elas devem fazer. Os danos a eletrônicos ocorrem quando os cabos estão fornecendo muita energia ou, ao contrário, energia insuficiente. 

    Os problemas começam a aparecer quando uma ponta do cabo tem o novo conector do tipo C e a outra é do tipo A -- aquela que você conhece como sendo uma USB "normal". Leung descobriu que cabos tipo C para tipo A falham em regular apropriadamente o consumo de energia. 

    O tipo A nunca foi projetado para lidar com os 3 amperes (3A) de corrente que um dispositivo USB-C precisa para ser carregado. O tipo antigo também não foi projetado para regular o consumo, tal como o tipo C. Os dois tipos se comunicam de maneira efetiva e segura apenas se o cabo foi construído de uma maneira muito específica. Infelizmente, isso só pode ser determinado por meio de muitos testes, ou então dissecando o cabo. 

    Os cabos bons, rápidos e seguros não são visualmente diferentes dos ruins, que estão inundando a Amazon e outras grandes lojas. 

    Cabos grossos dão uma impressão de qualidade, mas este em específico parece ser fabricado por uma única empresa e revendido com muitas outras marcas. O engenheiro diz que, quando examinou as diversas variantes, nenhuma delas estava corretamente configurada. 

    Se você está pensando em comprar um cabo para o seu OnePlus 2 ou Nexus 6P, então é melhor ficar de olho nos nomes acima. E se você está curioso sobre como outros cabos se saíram nos testes, o Reddit criou uma planilha com todos os resultados obtidos por Leung.


    Tecnologia Info.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    ATENÇÃO LEITOR: O Blog não se responsabiliza pelas opiniões e comentários. Em geral, o nosso Blog não analisa nem endossa o conteúdo dos comentários. Não permitimos o uso de linguagem ofensiva, spam, fraude, discurso de violência, comportamento violento ou negativo, conteúdo sexualmente explícito ou que invada a privacidade de alguém.

    IMPORTANTE: Este Blog aceita comentários anônimos mas repudia a falsidade ideológica. Recomendamos aos leitores utilizarem o seu nome, sobrenome e e-mail (caso tenha algum), dos quais sejam legítimos para identificação.