• Últimas Notícias

    sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

    Alistamento militar pode ser feito pela internet em nove estados

    O prazo para alistamento militar obrigatório de jovens do sexo masculino que completam 18 anos em 2016 começa no dia 2 de janeiro e vai até o dia 30 de junho. Para fazer o alistamento, os jovens devem se apresentar às Juntas de Serviço Militar (JSM) de suas cidades, munidos de certidão de nascimento ou documento equivalente, como carteiras de identidade, de motorista, e uma foto 3x4 recente. O serviço também estará disponível pela internet em nove estados. Neste caso, o prazo de inscrição começa no dia 1º de janeiro.

    Após a inscrição, o jovem será informado sobre a data de comparecimento à instalação da força militar escolhida (Exército, Marinha ou Aeronáutica) para participar da seleção geral ou ser dispensado. Quem não fizer o alistamento, deverá pagar multa, de acordo com a quantidade de dias que deixou de comparecer, e ficará impedido de tirar passaporte, tomar posse em cargo público e fazer matrícula em universidades públicas.
    Internet
    Jovens de oito estados poderão, a partir de 1º de janeiro, fazer o alistamento pela internet. O serviço estará disponível no Amapá, na Bahia, no Maranhão, em Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul, no Pará, no Paraná, em Santa Catarina e em Sergipe. Neste caso, o prazo para a inscrição também termina no dia 30 de junho. 

    Estação Sísmica no RN registra forte tremor de terra no interior do Ceará

    Figura 1, Registro do evento na estação PFBR
    Hoje, 25/12, recebemos várias informações de Irauçuba-CE sobre um tremor que havia sido sentido na região. Uma análise dos dados concluiu que o evento ocorreu às 11:53 UTC (08:53, hora local) e teve magnitude preliminar estimada em 3.8.

    O soldado Frota, da Defesa Civil municipal, estava na localidade de Cuité, distrito de Irauçuba. A descrição dele é que o tremor foi muito forte, com uma duração estimada de 10 s. Segundo ele ainda o tremor foi sentido em outros distritos de Irauçuba, como Juá e Boa Vista e também na cidade de Canindé. Ainda segundo ele há relatos de fissuras nas casas e nos pisos das mesmas.

    Segundo a Sra. Vera Lúcia, da localidade de Passarinho, esse tremor foi um dos mais fortes sentidos este ano. Todos sentiram na localidade. As portas e janelas vibraram, as cadeiras chegaram a sair do local e os alumínios bateram na cozinha.


    O registro do evento na estação de Pau dos Ferros (PFBR) pode ser visto na Figura 1.

    Fonte: LabSis/UFRN; RSISNE; INCT-ET

    Número de jovens no PT cai 21,7% nos últimos 4 anos

    O percentual de jovens que integram o PT vem diminuindo nos últimos quatro anos, de acordo com levantamento feito pelo jornal Folha de São Paulo junto a Justiça Eleitoral. A proporção de jovens (16 a 34 anos) no partido caiu de 25,7% do total de militantes para 19,2% desde 2011. Foi a segunda maior queda entre as cinco legendas com maior número de filiados (além do PT: PMDB, PP, PSDB e PDT), apesar disso, em comparação com os outros quatro partidos o PT continua liderando no quesito participação da juventude.
    O cenário se repete em todos os demais partidos, com diferentes índices, revelando o fenômeno do envelhecimento da política brasileira. No mesmo período, a proporção de jovens em relação ao total de filiados caiu em 27 das 34 siglas, e em 23 partidos houve redução do número absoluto de filiados nessa faixa etária.
    No PT, que tem sua trajetória marcada pela forte presença em movimentos estudantis, a diminuição do engajamento dos jovens é acentuada. Em outubro de 2011 o partido somava 390 mil militantes entre 16 e 34 anos, em outubro deste ano os jovens petistas representam 305 mil filiados. A redução de 21,7% ficou acima da média entre os cinco maiores partidos (15,4%), atrás apenas do PP, que teve uma queda de 24,2% de jovens entre os filiados.
    Para alguns, o que vem desmotivando a filiação de jovens ao partido governista é o afastamento da legenda de suas bases nos movimentos sociais, em detrimento de interesses por cargos públicos. O Psol, fundado em 2005 por dissidentes petistas é a sigla que, proporcionalmente, tem o maior número de jovens: 40,3%.

    Congresso em foco 

    Dois homens são mortos após discussão no Potengi, zona Norte de Natal

    Dois homens ainda não identificados foram mortos a tiros, na manhã desta sexta-feira (25), em um posto de combustíveis, na Avenida João Medeiros Filho, no bairro Potengi, zona Norte de Natal. De acordo com a polícia, três suspeitos em um carro atiraram após uma discussão com as vítimas que estavam de motocicleta.
    Segundo informações repassados pelo Centro Integrado de Operações de Segurança Pública, a discussão entre os autores do duplo assassinato e as vítimas foi motivada por questões de trânsito, porém os detalhes não foram testemunhados.
    Após os disparos os suspeitos fugiram em um veículo tipo Pálio sem deixar pista. A polícia foi acionada, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, mas os dois homens já se encontravam sem vida. O caso será investigado pela equipe da Dehom. (Portal BO)

    PB: População se revolta e ataca vereadores com garrafadas após aprovação de nova taxa de iluminação pública

    Assim terminou a sessão da noite da quarta-feira (23) na Câmara Municipal de Sousa, no Sertão paraibano, a 433 km de João Pessoa, após a aprovação, por 7×5, da cobrança da taxa de iluminação pública nas contas de energia dos moradores de Sousa. 

    Na confusão, a população atirou garrafas nos vereadores, mas não houve feridos. A revolta da população começou ainda durante a discussão da matéria, já que a maioria dos vereadores estava se posicionando a favor da nova cobrança. Mas, foi após a decisão final que o clima esquentou e iniciou-se uma série de xingamentos contra os vereadores que votaram a favor da taxa. 

    Além dos xingamentos, a população cercou a entrada da Câmara para aguardar a saída dos vereadores. Nesse momento, policiais militares foram ao local para garantirem a segurança e a saída dos vereadores, segundo o comandante do 14º Batalhão da PM, que fica em Sousa, major Jurandy Pereira. (Portal Correio)

    Nota do Enem 2015 será divulgada no dia 8 de janeiro, diz MEC

    As notas do Enem 2015 vão sair no dia 8 de janeiro, segundo comunicado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (24).
    Em um post bem humorado publicado no perfil oficial do ministério no Facebook, o MEC confirmou pela primeira vez a data exata de divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até então, a única informação confirmada era a de que as notas sairiam “no início de janeiro”.
    Na mensagem, o MEC respondeu a diversos questionamentos dos estudantes, que usavam as redes sociais para perguntar sobre a tão esperada data. “Nós entendemos a ansiedade de vocês e não poderíamos passar o Natal sem divulgar a data do resultado do ‪#‎Enem2015‬!”, afirma o “post presente” do ministério. “Aproveitem as festas, dia 8 de janeiro está logo ali.

    Família de ciganos morrem em choque entre 2 veículos na BR 226 entre Tangará e Serra Caiada

    Um acidente fatal entre dois veículos nessa manhã desta sexta-feira 25, resultou na morte de 6 pessoas na BR 226, conhecido trecho da morte, entre Tangará e Serra Caiada. Segundo informações, o causador do acidente teria sido o motorista de um Gol geração 5 de placas NNM 2121, de cor preto, o mesmo teria saído de uma festa e chocou seu veículo contra um carro de lotação de Tangará. 

    No Siena estavam além do motorista, uma família de ciganos que residem em Tangará.

    Dentro de instantes mais informações

    Veja fotos Abaixo dessa tragédia que vitimou quatro adultos e duas crianças