• Últimas Notícias

    quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

    3ª Caprifeira e Festa do Caju movimentam Jaçanã neste fim de semana

    A 3ª Caprifeira e 15ª Festa do Caju irão movimentar o município de Jaçanã neste fim de semana. O evento, que tem o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sape), começa nesta quinta-feira (10) e segue até domingo (13) no centro da cidade, com uma extensa programação que inclui palestras, exposição de animais e máquinas agrícolas, artesanato, apresentações culturais, parque de diversões, desfile da Rainha do Caju e festa popular.   

    A expectativa da Prefeitura de Jaçanã é que 20 mil pessoas passem pela Caprifeira nos quatro dias de festa. Em torno de mil animais são esperados, entre ovinos e caprinos, bovinos e aves. Serão 200 currais para caprinos e ovinos, seis para bovinos e outros seis para as aves, em uma estrutura montada ao ar livre, bem no centro do município. 

    A estrutura ainda conta com uma arena de shows que receberá vários artistas durante o fim de semana.   A festa de Jaçanã fecha o Circuito Estadual de Exposições Agropecuárias 2015, realizado pela Sape em parceria com as prefeituras e associações de criadores ao redor do Estado. 

    RN é o estado com maior número de mortes por microcefalia no país

    Número de óbitos chega a nove no estado (Foto Astaffolani Wikimedia Common-Arquivo)
     (Foto Astaffolani Wikimedia Common-Arquivo)
    Com um total de sete mortes, o RN é o estado com maior número de óbitos confirmados por microcefalia no país. Em número de casos notificados da doença, o estado é o quarto colocado com um total de 101 registros em recém-nascidos e quatro confirmados ainda na gestação, totalizando 105 casos suspeitos, relacionados ao zika vírus.
    De acordo com a subcoordenadora de vigilância epidemiológica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), Kristiane Fialho, as mortes foram registradas em seis municípios de diferentes regiões do estado. A cidade de Nova Cruz teve registro de duas mortes por microcefalia, enquanto Natal, Assu, Ceará-Mirim, Maxaranguape e Parelhas com uma cada.
    Para o subcoordenador de ações de saúde da Sesap, João Bosco, o aumento vertiginoso no número de casos notificados de microcefalia no RN e em outros estados do país mostra o quanto a realidade da doença é dinâmica. Portal NoAr

    Com a chegada da PF, maços de dinheiro são arremessados de prédio no Recife

    Torres Gêmeas, no Centro do Recife / Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

    Torres Gêmeas, no Centro do Recife

    Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

    Uma situação, no mínimo, inusitada, ocorreu na manhã desta quarta-feira (9), durante operação da Polícia Federal para desbaratar quadrilha acusada de fraudes na Hemobras. Na chegada dos agentes da PF a um dos endereços investigados, os prédios conhecidos como "Torres Gêmeas, no Cais de Santa Rita, no Centro do Recife, maços de dinheiro foram arremessados pelas janelas. 

    A PF ainda não confirmou a quantia e se o dinheiro tem relação com a operação, que prevê  o cumprimento de 28 mandados de busca e apreensão e 29 oitivas mediante intimações nos Estados de Pernambuco, Piauí, Paraíba, Minas Gerais e São Paulo. 

    Caso Petrobras concorre a 'prêmio' de maior escândalo de corrupção do mundo

    O esquema de corrupção na Petrobras revelado pela Operação Lava Jato no ano passado concorre ao um prêmio internacional: a do maior escândalo de corrupção do mundo. A partir desta quarta-feira, 9, a entidade Transparência Internacional - que serve de referência ao combate à corrupção no mundo - abre uma votação para escolher o caso mais simbólico.
    A votação vai até o dia 9 de fevereiro. Mas a concorrência é forte. Na corrida está o caso do Banco Espírito Santo, de Portugal, Zine Al Abidine Ben Ali, o ex-presidente da Tunísia, a Fifa, o ex-presidente do Panamá Ricardo Martinelli, o ex-líder do Egito Hosni Mubarak, o comércio de pedras preciosas em Myanmar, a situação de Teodoro Obiang ou o ucraniano Viktor Yanukovych.
    Alguns dos demais casos também contam com a ampla participação de brasileiros. Na Fifa, diversos brasileiros foram indiciados ou estão sendo investigados pela Justiça dos EUA: Ricardo Teixeira, José Maria Marin, Marco Polo Del Nero e João Havelange.

    Servidores do ITEP decidem entrar em greve por tempo indeterminado na segunda-feira (14)

    Em assembleia geral realizada na noite desta terça-feira (8), os servidores do Instituto Técnico-Científico de Polícia decidiram deflagrar uma greve por tempo indeterminado. O movimento terá início na manhã da próxima segunda-feira, dia 14 de dezembro.

    “A greve terá início às 8h com a suspensão da maioria das atividades, como atendimento nas centrais do cidadão. Somente os 30% exigidos por lei serão mantidos, como nos casos de atendimento de flagrantes”, explica Paulo César de Macedo, presidente do SINPOL-RN.


    De acordo com ele, a decisão da greve foi tomada pelos servidores devido ao não cumprimento do Governo do Estado em atender aos anseios da categoria, no que diz respeito ao enquadramento dos servidores e envio do Estatuto do ITEP para a Assembleia Legislativa.

    Impeachment: Ministro indicado por Dilma derruba manobra de Cunha na Câmara contra a presidente

    O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (8) à noite suspender a tramitação do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff até a próxima quarta-feira (16), quando o plenário da Corte deverá julgar pedido liminar do PCdoB sobre a constitucionalidade da Lei 1.079/50, que regulamentou as normas de processo e julgamento do impeachment.

    A decisão impede a Câmara dos Deputados de instalar a comissão especial do impeachment até a decisão do Supremo sobre a validade da lei. A pedido do partido, Fachin decidiu paralisar a tramitação para evitar que atos futuros possam ser anulados pela Corte.

    Uma das questões levantadas pelo ministro, por exemplo, e que serão analisadas pelo plenário, foi a votação secreta realizada hoje na Câmara dos Deputados para eleger os membros da comissão. No despacho, Fachin ressalta que a Constituição e o Regimento Interno da Câmara não prevêem votação fechada.

    A assessoria do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), informou, após a decisão do ministro Luiz Edson Fachin, que Cunha só vai se pronunciar após receber a comunicação oficial do Supremo a respeito do ato.

    Ceasa/RN: TRT julga ação que cobra implementação de dissídio dos trabalhadores da empresa

    A justiça do Trabalho vai julgar nesta quinta-feira (10) a ação impetrada pelo Sindicato dos Servidores Públicos da Administração Indireta do RN (Sinai/RN) que pede a implementação do dissídio 2014/2015 dos trabalhadores da estatal Centrais de Abastecimento do RN (Ceasa/RN).

    Segundo a informação, citada no portal virtual da entidade sindical, a ação cobra o pagamento do índice de 7,21%, relativo ao período que compreende entre maio/2014 a abril/2015. 

    O julgamento acontece a partir das 8h, no Tribunal Regional do Trabalho do RN (TRT/RN), na capital do estado.