• Últimas Notícias

    sábado, 31 de outubro de 2015

    Avião Airbus-321 russo cai no Egito com 224 passageiros a bordo.

    Um avião russo caiu na península do Sinai, no Egito, neste sábado (31), logo após a decolagem, com 224 passageiros.


    O avião, um Airbus-321 da companhia KogalimAvia, perdeu contato com os radares próximo ao Chipre quando sobrevoava a cidade de Larnakia, 23 minutos depois de decolar de uma cidade do litoral do Egito no início da manhã. O avião, que realizava o voo 9268, decolou às 3h51 GMT (1h51 de Brasília) da cidade turística egípcia de Sharm el-Sheikh, o destino favorito dos turistas russos. Segundo o porta-voz da Rosaviatsia, o avião tinha como destino o aeroporto Pulkovo da cidade de São Petersburgo, onde deveria aterrissar pouco depois do meio-dia local (7h de Brasília). [Notícias UOL]

    'Asteroide do Halloween' do tamanho de 4 campos de futebol passa neste sábado próximo da Terra

    asteroide_nasaUm grande asteroide, do tamanho de quatro campos de futebol, vai aproximar-se neste sábado (31) da Terra, quando cientistas de todo o mundo preparam-se para presenciar um fenômeno raro que só acontece a cada 10 anos.

    “Parece um ponto de luz. O olho humano não o consegue ver e o melhor é utilizar um pequeno telescópio para ver aquele corpo celeste tão brilhante”, explicou Paul Chodas, diretor do Centro de Objetos Próximo da Terra da Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa), em Pasadena, Califórnia.

    Às 15h de sábado (no horário de Brasília), o asteroide vai passar a 490 mil quilômetros da Terra, ou seja, a uma distância pouco maior daquela que separa a Lua da Terra, segundo dados da Nasa. Com um diâmetro de 400 metros, o Asteroide 2015 TB145 vai passar pela órbita terrestre a uma velocidade de 126 mil quilômetros/hora, sem representar uma ameaça para o planeta.

    “É um evento raro. Os asteroides deste tamanho, tão grandes, não passam tão próximo da Terra assim tantas vezes. Diria que ocorre mais ou menos uma vez em cada dez anos”, disse o astrônomo.

    O corpo celeste foi descoberto em 10 de outubro por um telescópio no Havai (Estados Unidos) e desde então os cientistas têm feito cálculos para precisar a sua órbita. Os cientistas da Nasa informam que a influência gravitacional do asteroide não terá nenhum efeito na Terra.

    Por: Agência Lusa

    Petroleiros deflagrarão paralisação grevista a partir de 15h do próximo domingo

    Após ignorar por mais de cem dias a Pauta pelo Brasil e insistir em uma proposta de Acordo Coletivo que reduz direitos, a Petrobras, em mais uma atitude arrogante, não compareceu à audiência com o Ministério Público do Trabalho (MPT), realizada quinta-feira (29) no RJ com a participação da Federação Única dos Petroleiros (FUP) e de seus sindicatos.

    "A ausência da empresa reflete o desinteresse em buscar uma solução negociada no que diz respeito às questões levantadas pela Federação e principalmente sobre o regramento da greve", ressaltou o MPT na ata da audiência, segundo informação veiculada pelo site do Sindicato dos Petroleiros do RN (Sindipetro/RN).

    Diante do impasse estabelecido pelo silêncio da Petrobrás em relação à Pauta pelo Brasil, a FUP e seus sindicatos comunicaram ao Ministério Público que a categoria petroleira entrará em greve nacional, a partir do dia primeiro de novembro.

    A greve, com parada e controle de produção, será por tempo indeterminado e com avaliações diárias. O movimento terá início a partir das 15h de domingo (1º) em cumprimento ao prazo legal de 72 horas de antecedência que é estabelecido para comunicação da greve. *Pauta Aberta

    'Invisível', microcelular de 6 centímetros invade prisões de SP

    O sistema penitenciário paulista está em alerta devido à invasão, detectada em diferentes unidades do Estado, de um inimigo quase "invisível": os microcelulares.
    São aparelhos com cerca de seis centímetros de altura, semelhantes a um controle remoto de portão automático de prédio residencial, leves como uma caneta. Como comparação, a altura de um iPhone 6 varia entre 13,8 cm e 15,8 cm, dependendo do modelo.

    A estrutura de plástico dos microcelulares dá a eles imunidade aos detectores de metais existentes nas prisões –um dos principais instrumentos de combate à entrada de material ilícito, incluindo armas e celulares.
    O governo decidiu alertar as penitenciárias para buscar estratégias contra a invasão desses aparelhos após a apreensão de dezenas de unidades nos últimos dois meses.
    Os modelos, contrabandeados da China, não têm inscrição de fabricante nem são achados em lojas comuns.
    FACÇÕES

    Prorrogado para 30 de novembro prazo para renovação de contratos do Fies

    O Ministério da Educação prorrogou para o dia 30 de novembro o prazo para renovação dos contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do 1° e 2° semestres de 2015. A medida consta de portaria publicada na edição de hoje (30) do Diário Oficial da União. Com o Fies, os estudantes financiam cursos superiores em instituições privadas.
     
    A portaria prorroga para a mesma data o prazo para transferência integral de curso ou de instituição de ensino e para solicitação de dilatação do prazo de utilização do financiamento referentes ao 1º e 2º semestres de 2015. Também fica liberado até 30 de novembro o aditamento de suspensão temporária e encerramento antecipado do prazo de utilização do financiamento, referente ao 2º semestre de 2013, 1º e 2º semestres de 2014 e ao 1º semestre de 2015.

    Inusitado: ladrão fuge ao anunciar o assalto e a vítima arremessar uma galinha contra ele

    O fato inusitado aconteceu na cidade de Mossoró. Um ladrão fugiu ao anunciar o assalto e a vítima arremessar uma galinha contra ele.
    O caso foi registrado por câmeras de segurança pouco antes das 11 horas, na rua Nilo Peçanha, no Centro da cidade. Uma mulher estava acabando de chegar em casa com compras de um supermercado.
    No momento, ela foi abordada por um homem de moto que teria anunciado o roubo. A vítima reagiu arremessando um frango congelado contra o suspeito que fugiu do local com destino ignorado.
    A Polícia Militar foi acionada e realizou diligências, mas, ninguém foi encontrado.