• Últimas Notícias

    domingo, 18 de outubro de 2015

    Europa e Rússia planejam missão conjunta para preparar colônia na Lua

    151016213642_missao_lua_5_624x351_esa_nocredit
    Agência europeia detalhou seus planos para a criação de uma base lunar. imagem copyrightESA
    As agências espaciais da Rússia e da Europa enviarão um módulo espacial para o polo sul da Lua. Será a primeira de uma série de missões para preparar a volta de humanos à superfície lunar e da criação de uma colônia permanente no satélite.

    A espaçonave avaliará se existe água, além de materiais brutos para produzir combustível e oxigênio. A BBC News obteve detalhes exclusivos da missão, chamada Luna 27, que tem previsão de ser lançada daqui a cinco anos e fará parte de uma série de missões lideradas pela agência russa, a Roscosmos, para retornar à Lua.

    Elas retomarão o programa de exploração lunar que foi interrompido pela antiga União Soviética (URSS) em meados dos anos 1970, segundo Igor Mitrofanov, do Instituto de Pesquisa Espacial, em Moscou, e um dos cientistas-chefes da iniciativa.

    “Precisamos voltar à Lua. O século 21 será o século em que criaremos um posto avançado da civilização humana, e nosso país tem de participar deste processo”, diz ele à BBC News.

    As missões iniciais serão feitas com robôs. A Luna 27 pousará na beirada da bacia Aitken, no polo sul do satélite. Essa região tem áreas que nunca são iluminadas pelo Sol e são alguns dos locais mais frios do Sistema Solar. Portanto, poderiam abrigar água em forma de gelo e outros químicos que ficam protegidos do calor dos raios solares.

    * Por BBC Brasil

    IFRN: Divulgado gabarito preliminar da prova de múltipla escolha

    A Pró-Reitoria de Ensino acaba de divulgar o gabarito preliminar das 40 questões  das provas de português e matemática do Exame de Seleção  2016 do IFRN. De acordo com a Coordenação de Acesso Discente, 23.063 candidatos se inscreveram no processo seletivo, que disponibiliza 3.008 vagas nos 28 cursos técnicos integrados que serão oferecidos pela Instituição no ano que vem. 

    Os candidatos terão apenas o dia de amanhã (19), até as 23h59, para entrarem com recurso contra as questões de múltipla escolha através do link específico no portal do candidatoO gabarito definitivo será divulgado a partir do próximo dia 27, mas os candidatos só saberão se passaram nas provas objetivas a partir do dia 12 de novembro, quando também sairá a lista dos candidatos que terão a redação corrigida.

    A partir do dia 27 de novembro a Proen  o resultado da prova de redação estará disponível. O resultado final do processo seletivo será divulgado a partir do dia 18 de dezembro.
    Baixe o gabarito neste LINK

    Terminam nesta segunda-feira (19) as inscrições para o processo seletivo 2016 da Escola Agrícola de Jundiaí


    As inscrições para o exame de seleção dos cursos técnicos integrados e subsequentes da Escola Agrícola de Jundiaí, Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) terminam na próxima segunda-feira (19). São ofertadas 240 vagas para os cursos Técnicos em Agroindústria, Agropecuária, Aquicultura e Informática. 

    Para se inscrever, os candidatos devem acessar o site da COMPERVE (www.comperve.ufrn.br), preencher o formulário de inscrição de acordo com as instruções constantes no site, imprimir a Guia de Recolhimento da União (GRU) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição até o dia 20 de outubro, no local indicado na GRU. Cada candidato terá direito apenas a uma inscrição.

    Os cursos técnicos subsequentes (Agropecuária, Agroindústria e Aquicultura) terão duração de um ano e meio a dois anos, e os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (Agropecuária, Agroindústria, Aquicultura e Informática) terão duração de três anos. 

    As provas serão aplicadas no dia 15 de novembro. A taxa de inscrição custa R$ 30,00 (trinta reais).

    Semana será de calor e seca no nordeste. O extremo oeste do RN é uma das áreas consideradas de perigo potencial, alerta Inmet

    Resultado de imagem para clima quente
    O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta na manhã deste domingo (18) sobre os riscos de seca e ondas de calor até a próxima terça-feira (20). O extremo oeste da Bahia, o centro e o sul do Maranhão, a metade sul do Tocantis, a metade leste de Mato Grosso e o oeste e o noroeste de Minas Gerais fazem parte da região mais seca do paós nos próximos dias e há risco para a saúde. 

    A umidade relativa do ar pode chegar a 10% em todo o estado de Goiás e no Distrito Federal, além de todo Piauí, exceto o litoral. O centro-sul do Ceará e o extremo oeste do Rio Grande do Norte, da Paraíba e de Pernambuco são áreas consideradas de perigo potencial, com umidade do ar chegando a 25%. 

    De acordo com o Climatempo, o principal causador da onda de calor é o El Niño, que provoca um grande aquecimento no Oceano Pacífico Equatorial e muda a circulação dos ventos sobre a América do Sul. O fenômeno meteorológico dificulta a entrada de massas de ar polar no Brasil. *Climatempo

    Paraíba: PSB cogita pedir expulsão do vereador ostentação de Cuité, que exibiu maços de dinheiro em vídeo

    Marcos Vinícius Silva (PSB) passou a ser conhecido vereador ostentação, uma referência a prefeita Liciane Leite, de Bom Jardim-PI; depois de exibir-se com maços de dinheiro e diálogos que seriam gastos com "quengas". Ele compõe o colegiado da Câmara Municipal de Cuité, distante a 225 km de João Pessoa e poderá sofrer uma punição "máxima" do partido: a expulsão, que resultaria na cassação do seu mandato.

    A Comissão Provisória do partido no município tornou-se candidato protagonista de um processo de expulsão. "Mas precisa ser provocado", disse o presidente do PSB de João Pessoa, Ronaldo Barbosa, que disse: "Eu estou dando uma opinião que uma praxe em nosso partido, não concordar com atitude antiéticas", enfatizou. O Diretório estadual poderá fazer de forma direta diante da gravidade da atitude do vereador.

    Balão de Dilma furado e militantes detidos em Recife

    Katherine Coutinho - Do G1 PE
    Uma confusão envolvendo uma boneca-balão feita em alusão à presidente Dilma Rousseff terminou com três pessoas detidas pela Polícia Militar (PM) neste domingo (18), em Boa Viagem, Zona Sul do Recife. Foram levadas à delegacia do bairro duas mulheres suspeitas de furar o balão e também um homem suspeito de agredi-las, segundo a PM.
    O coordenador de logística Laércio Rodrigues foi um dos responsáveis por trazer a boneca, apelidada de Bandilma, para o Recife. "Nós montamos a boneca e um local para colhermos assinaturas em apoio às dez medidas contra a corrupção do Ministério Público Federal, quando um rapaz chegou provocando", relata Rodrigues.
    Enquanto os manifestantes contra o governo discutiam com o rapaz, as duas mulheres teriam aproveitado para furar o balão. "Eles estavam tentando distrair a gente. Quando olhei no meio da confusão para trás, vi as duas rasgando o pé da boneca com um estilete", explica o blogueiro Igor Teixeira. G1PE

    FHC agora alivia com Dilma e diz que ela é honesta

    O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) amenizou o tom das críticas à presidente Dilma Rousseff, depois da ofensiva golpista patrocina pelo seu partido, e liderada pelo presidente nacional da legenda, o senador Aécio Neves. 

    Em entrevista ao jornal argentino Clarín, admitiu novamente que as acusações contra Dilma não têm consistência para retirá-la do cargo. "Não acho que (Dilma) tenha cometido abuso de poder em benefício próprio", afirmou. Segundo o ex-presidente, o "sistema" em que a presidente está foi organizado "a partir desses jogos de manipulação que são corruptos".
    No mesmo dia em que, da Suécia, Dilma deu demonstração de prestígio ao ministro da Fazenda, Joaquim Levy, afirmando que ele permanece no governo, mesmo com as críticas do PT, FHC afirmou que Dilma "entregou a economia a quem pensa o oposto dela". "E a condução da política a um partido que não é o seu. Não acho que vá renunciar", contou. 

    Padre prefeito anda mais de 400 km para pagar promessa e 'espantar crise'

    Padre é prefeito de Iati (PE) e faz peregrinação até Juazeiro do Norte (CE) (Foto: José Inaldo/ Arquivo Pessoal)
    O padre e prefeito de Iati, cidade do Agreste de Pernambuco, está pecorrendo mais de 400 km para pagar uma promessa e "espantar a crise financeira". O Padre Jorge (PTB) saiu do município na manhã do dia 9 de outubro com destino a Juazeiro do Norte (CE), mais conhecida como "Terra do Padre Cícero", e prevê terminar a caminhada neste domingo (18) ou na segunda-feira (19).

    O padre conta que a promessa surgiu durante as eleições municipais de 2012. "Fiz a promessa para ganhar a votação, mas decidi pagar agora por conta da realidade financeira do município. Seis anos de estiagem, poucos recursos, cortes [de gastos], demissões. É uma forma de ser solidário com famílias e prefeitos do Agreste Meridional. Vamos rezar para Deus, Padre Cícero e Nossa Senhora das Dores pela situação da crise", disse.

    Um grupo de 19 pessoas acompanha a caminhada. Eles pegam a estrada das 2h30 às 10h e das 16h às 22h. No intervalo, um enfermeiro que está entre os integrantes dá suporte à equipe fazendo massagens e compressas. Os peregrinos irão voltar em um caminhão "pau-de-arara". *Por Afogados OnLine

    Que os brasileiros se explodam: Dilma vai liberar R$ 700 mi em emendas aos parlamentares se acalmarem

    O governo sinalizou ao Congresso que vai liberar 700 milhões de reais em emendas parlamentares. O objetivo é reaglutinar apoios e tentar sair da chamada agenda negativa do impeachment, que paralisa Brasília nos últimos meses. Além de abrir o cofre, o Palácio do Planalto deu aos partidos aliados a garantia de fazer indicações em "porteira fechada" nos ministérios - ou seja, preenchimento de cargos em todos os escalões.

    As medidas negociadas têm sido conduzidas pelo ministro Ricardo Berzoini, da Secretaria-Geral da Presidência, e pelo secretário especial da Presidência da República, Giles Azevedo. O empenho de integrantes do governo para entregar o que foi prometido aos aliados tem mudado o discurso dos mais descontentes, principalmente na Câmara, comandada pelo deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), rompido com o governo desde julho deste ano.

    As negociações em torno da liberação das emendas ganharam celeridade logo após o Palácio do Planalto ter sido derrotado ao não conseguir colocar maioria na sessão do Congresso Nacional realizada no início do mês. A votação foi o primeiro teste da nova equipe de articulação política também integrada pelo ministro Jaques Wagner (Casa Civil).

    Logo após o revés no plenário, Berzoini chamou para uma conversa no Palácio do Planalto os líderes do maior bloco da Câmara, composto pelo PP, PTB, PSC e PHS, responsáveis por conduzir o esvaziamento da sessão. O objetivo da reunião foi o de "entender" o motivo da revolta, ocorrida apenas quatro dias depois de concretizada a reforma ministerial. Dias depois das conversas, líderes ouviram de Berzoini que o "governo estava fazendo um esforço" para atender aos parlamentares. (Veja)

    Mais de 23 mil alunos fazem prova neste domingo (18) em todo RN

    Mais de 23 mil alunos fazem prova neste domingo (18) em todo RNNeste domingo, 18 de outubro, 23.041 estudantes fazem a prova do processo seletivo para os cursos técnicos integrados do IFRN. O Exame de Seleção, como é tradicionalmente chamado, oferta neste ano 3.008 vagas para 28 cursos diferentes, em 20 campi do Instituto espalhados por todas as regiões do Rio Grande do Norte. 
    A avaliação será aplicada das 13h às 17h, horário local. É recomendável que os estudantes inscritos cheguem com uma hora de antecedência, pois os portões de acesso aos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 12h45.