• Últimas Notícias

    terça-feira, 1 de setembro de 2015

    Invenção de alunos do IFRN será destaque em programa da TV Globo

    O projeto Crab (caranguejo, em Inglês), desenvolvido no Campus Natal-Zona Norte, será apresentado no quadro Jovens Inventores do programa Caldeirão do Huck, da Rede Globo. O Crab consiste em um robô motorizado para facilitar a mobilidade de cadeirantes na areia da praia.

    A invenção é de alunos do curso técnico integrado em Eletrônica Iago Souza e Maraysa Araújo, com orientação dos professores João Teixeira e Arthur Salgado. Dois professores e dois alunos estiveram no último final de semana no Projac, estúdio de gravação da Rede Globo, para apresentar o projeto.

    A participação deverá ser veiculada no dia 26 de setembro. O programa vai ao ar às 15h30.

    UFRN passa a ter os mais modernos Laboratórios de Anatomia Humana do NE

    A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) a disciplina de Anatomia, oferecida no Centro de Biociências (CB), recebe aproximadamente 800 alunos por semestre em diversos cursos como Ciências Biológicas, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Fisioterapia, Farmácia, Odontologia, Medicina, Educação Física, Engenharia Biomédica e Dança.
    A disciplina é um dos principais pilares para a formação dos profissionais da área da saúde e biológicas, tendo como principal objetivo garantir ao estudante o conhecimento necessário para permitir intervenções seguras no corpo humano em todos os seus seguimentos.
      
    Nos próximos meses a disciplina receberá um dos mais modernos laboratórios para a prática de suas atividades em cadáveres humanos conservados em formol, o maior do Nordeste e um dos maiores do Brasil. Para o vice-diretor do Centro de Biociências, Professor Jeferson Cavalcanti, as disciplinas da área de anatomia constituem como as mais importantes do ensino biomédico, sendo a base para diversas outras áreas.
    Os novos laboratórios contarão com um eficiente sistema de climatização e exaustão, garantindo conforto e segurança aos usuários, impactando de forma positiva na qualidade do ensino de graduação. 

    Governo do RN trabalha para implantar terceiro geoparque da América do Sul

    O Governo do RN está trabalhando para implantar na região do Seridó o segundo geoparque do Brasil e o terceiro da América do Sul. O conceito de geoparque, no entanto, já está espalhado em 32 países e desencadeia interesse crescente em muitos outros. Isso porque trabalha o desenvolvimento econômico sustentável. Funciona como um parque delimitado pela riqueza geológica. E nessa área a comunidade se envolve em atividades inerentes à região, particularmente de caráter turístico e cultural.
     
    “A criação do geoparque do Seridó será um passo importante para a interiorização do turismo, e dar a devida valorização às riquezas geológicas e arqueológicas que temos no Rio Grande do Norte. Nosso governo está seguindo todas os orientações técnicas para viabilizar este parque. Com ele, teremos um novo momento no que se refere ao desenvolvimento sustentável dos municípios incluídos, além de mais uma atração turística aos que visitam o nosso estado”, afirma o governador Robinson Faria, que determinou à Secretaria Estadual de Turismo que trabalhe na viabilização do projeto.

    MPRN divulga gabarito do concurso público para estagiários

    O Ministério Público do RN publicou no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (1º), por meio do Edital nº 078/2015- PGJ, o gabarito oficial do IX Concurso para Credenciamento de Estagiários - Área Administrativa.

    O processo seletivo foi realizado a fim de criar cadastro reserva para provimento de futuras vagas em Natal e Mossoró, segundo informação publicada no portal virtual da instituição.

    De acordo com o Edital, os eventuais recursos contra as questões da prova escrita deverão ser feitos através de formulário disponibilizado nosite do MPRN (www.mprn.mp.br) no link concursos, opção estagiários, e entregues em até dois dias úteis, a contar da publicação do gabarito oficial da prova escrita, das 8 às 12h e das 14 às 17h de segunda-feira a quinta-feira e de 8h às 14h na sexta-feira, no polo onde o candidato realizou as inscrições.

    Ex-ministro e mafioso José Dirceu é indiciado por quatro crimes

    Resultado de imagem para jose dirceu por tras das gradesA Polícia Federal (PF) concluiu nesta terça-feira (1º) dois inquéritos da Operação Lava Jato e indiciou 14 pessoas, entre elas, o ex-ministro José Dirceu (PT), que está preso na carceragem da corporação, em Curitiba, há quase um mês.

    O ex-ministro foi indiciado pelos crimes de formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.


    Na conclusão dos inquéritos, o delegado da PF Márcio Anselmo afirmou que há "fartos indícios de que Jose Dirceu de Oliveira e Silva e outras pessoas a ele relacionadas  foram beneficiários diretos de valores objeto de desvios no âmbito da Petrobras, apurados na Operação Lava Jato".

    Papa Francisco permite perdão do aborto durante Ano Santo

    O Papa Francisco autorizou todos os padres a perdoarem formalmente as mulheres que fizeram aborto e buscam o perdão. A medida vai valer durante o ano santo da Igreja Católica, que vai de dezembro de 2015 a novembro de 2016. Segundo o Papa, será o ano do perdão.

    Em uma carta publicada, nesta terça-feira (1), pelo  vaticano, o pontífice descreve o calvário existencial e moral enfrentado por mulheres que interrompem a gravidez. Francisco diz ainda que já conheceu muitas mulheres que carregam as cicatrizes dessa decisão tão dolorosa.

    Essa é a mais recente revisão da doutrina católica feita pelo Papa Francisco, que tem tentado promover, desde o início do seu pontificado, uma Igreja bem mais aberta e inclusiva. No mês passado, o Papa argentino pediu que divorciados não sejam tratados como excomungados. O aborto, assim como o divórcio, é motivo de excomunhão automática.

    Vacinação contra pólio atinge mais de 74% no RN

    A Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações informou que o encerramento da Campanha de Vacinação Contra Poliomielite Oral e de Multivacinação ocorreu nesta segunda-feira (31). Até o momento, o Rio Grande do Norte atingiu 74,11% de cobertura.

    Apesar disso, os dados da campanha poderão ser inseridos no sistema até o próximo dia 10, quando o site será bloqueado para a inserção de informações. Nessa perspectiva, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) espera alcançar a meta mínima de 95% até o fechamento do site.

    Incompetência e falta de respeito nos dias de hoje deixa o blog O Paralelo fora do ar na internet

    Nota do Blog O Paralelo.

    Nos dias de hoje o que mais importa é o compromisso com os serviços prestados na internet.

    Infelizmente o Blog O Paralelo ficou sem postar noticias por mais de 24 horas devido a um problema de "IP". Essa foi a desculpa divulgada pela M4NET aos seus usuários, dos quais eu Jackson Felix e o Blog O Paralelo somos assinantes, e infelizmente ficamos à deriva. 

    Pedimos desculpas aos nossos assíduos Web leitores pelos transtornos referentes à não atualização do blog nas ultimas horas.